PLANO DE CONVIVÊNCIA

Pernambuco irá esperar fim de semana para decidir sobre avanço para quinta etapa de reabertura no Estado

A quinta fase prevê, por exemplo, a volta de jogos de futebol profissional, mas sem torcida

Amanda Azevedo
Cadastrado por
Amanda Azevedo
Publicado em 26/06/2020 às 20:09 | Atualizado em 27/06/2020 às 0:36
REPRODUÇÃO DE VÍDEO
Para decidir, o governo vai analisar dados da 26ª semana epidemiológica - FOTO: REPRODUÇÃO DE VÍDEO

O governo de Pernambuco ainda não decidiu sobre o avanço da maior parte das cidades do Estado para a quinta etapa do plano de reabertura econômica. O secretário estadual de Saúde, André Longo, informou nesta sexta-feira (26) que o comitê de enfrentamento à covid-19 em Pernambuco vai aguardar a divulgação dos dados da 26ª semana epidemiológica, neste final de semana, para chegar a uma definição na próxima terça-feira (30), provavelmente. A quinta fase prevê, por exemplo, a volta de jogos de futebol profissional, mas sem torcida.

>> Conheça as etapas do plano para reabertura de 100% das atividades econômicas de Pernambuco

>> Protocolo da FPF veta Ilha do Retiro, Aflitos e Arruda

"Devemos ter os primeiros dados da 26ª semana epidemiológica no domingo (28). Não teremos o aumento automático para a quinta fase do plano na segunda-feira (29). Vamos aguardar os dados para tomar a decisão no início da próxima semana, provavelmente na terça-feira (30) devemos fazer um anúncio quanto às atividades previstas na quinta fase. Neste momento, a partir de segunda, fica do jeito que está", explicou o secretário durante coletiva de imprensa.

No plano de retomada da economia em Pernambuco, a quinta fase inclui, além dos jogos de futebol sem torcida, reabertura de feiras e pólos de confecção. Os shoppings e lojas de varejo de rua, que integravam a mesma fase, tiveram a reabertura antecipada.

O protocolo para a retomada do futebol em Pernambuco tem cláusulas que vetam na teoria os estádios de Sport, Náutico e Santa Cruz, além das praças do interior. Praticamente deixando a Arena PE como único campo apto para os jogos restantes do Estadual. Leia na coluna Planeta Bola.

Municípios que não avançaram no plano de reabertura

O governo de Pernambuco decidiu restringir o funcionamento das atividades econômicas em Caruaru e Bezerros, no Agreste, e endurecer a quarentena. Desta sexta-feira (26) até o dia 5 de julho, quem mora nessas cidades só pode sair de casa para ir a supermercados, farmácias, padarias, postos de gasolina e serviços de saúde. Além dos dois municípios, outras 83 cidades no Agreste e Zona da Mata não acompanharam a reabertura dos setores. Veja abaixo quais são:

>> Principal hospital do Agreste, em Caruaru, tem 100% dos leitos de UTI ocupados

II Geres (Palmares) - 22 municípios: Água Preta, Amaraji, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Cortês, Escada, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Lagoa dos Gatos, Maraial, Palmares, Primavera, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Tamandaré, Xexéu

IV Geres (Caruaru) – 32 municípios: Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim , Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Felix, Caruaru, Cupira, Frei Miguelinho, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Jurema, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Uma, São Caetano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertentes.

V Geres (Garanhuns) - 21 municípios: Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçados, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmerina, Paranatama, Saloá, São João, Terezinha.

XII Geres (Goiana) – 10 municípios: Goiana, Aliança, Camutanga, Condado, Ferreiros, Itambé, Itaquitinga, Macaparana, São Vicente Ferrer, Timbaúba.

Comentários

Últimas notícias