*Com informações do UOL
Após virem à tona áudios associados ao conselheiro do Sport Flávio Koury, em que ele dispara críticas carregadas de preconceito contra o ex-BBB Gilberto Nogueira, o Gil do Vigor, mais um caso de homofobia ocorreu entre integrantes do conselho deliberativo do Sport. Áudios enviados ao UOL Esporte, na manhã deste sábado (15), pelo também conselheiro Romero Albuquerque, revelam Renan Valeriano defendendo a atitude do colega Flávio Koury.
- Sport publica nota em apoio a Gil do Vigor e garante que providências serão tomadas
- Ex-presidente do Brasil, Lula sai em defesa de Gil do Vigor e afirma que opinião de conselheiro do Sport "não condiz com a tradição" do clube
- Sport: Romero Albuquerque rebate Koury e nega que áudios sobre Gil do Vigor tenham sido tirados de contexto
- OAB-PE diz que vai apurar conduta de conselheiro do Sport em fala homofóbica contra Gil do Vigor
- ''Ainda machuca muito'', desabafa Gil do Vigor após ser alvo de comentários de conselheiro do Sport
- Gil do Vigor diz que seu livro será um "ato de resistência"
"Também sou conselheiro do Sport, compactuo com o que foi falado pelo doutor Flávio e não concordo com a veiculação da nossa marca, da nossa imagem, por esse cidadão, que não tem nenhum serviço prestado ao Sport; pelo contrário, ele empobrece e envergonha a marca Sport Club do Recife. Reitero todas as palavras do doutor Flávio", disse Renan. A reportagem do UOL Esporte informou ter entrado em contato com o conselheiro, mas ele não respondeu até o momento.
"Não poderia permitir que um ato de homofobia ficasse exclusivamente nas quatro paredes desse grupo", disse o deputado Romero Albuquerque. Ele disse que também vai pedir a expulsão de Renan e de Jayme do quadro de conselheiros do Leão, assim como fez ao encaminhar a solicitação à mesa diretora ainda na tarde de ontem.
Nota do Sport
O Sport publicou, na noite da sexta-feira (14), uma nota em apoio a Gil do Vigor. As falas de Koury repercutiram negativamente na internet, e os rubro-negros cobraram um posicionamento do clube e a exclusão do conselheiro. A nota publicada pelo clube, no Twitter, teve tom semelhante à do vice-presidente executivo do clube, enviada por ele à imprensa, na sexta-feira (14).
“O Sport Club do Recife é de todos. Gil do Vigor é e será sempre um legítimo representante das cores do Sport”, escreveu. O clube também garantiu, na publicação, que está tomando todas as providências para que “qualquer ato de preconceito seja devidamente penalizado”.
Gil do Vigor no BBB 21
Quarto colocado na 21ª edição do Big Brother Brasil, Gilberto conquistou o País com seu carisma e colocou em pauta a questão da homoafetividade no reality show. Ele foi responsável pelo primeiro beijo entre dois homens no programa, após se envolver em uma festa com o ator Lucas Penteado.
O pernambucano emocionou o Brasil ao contar sua história de superação através da educação (ele é doutor em Economia e, durante o programa, passou em programas de pós-doutorado nos EUA) e também da sua luta contra o preconceito contra a sua sexualidade. Quando Gilberto ganhou sua primeira prova do líder no reality show, o tema foi "rainbow" (arco-íris), em alusão ao símbolo da comunidade LGBTQIA+.
No programa, Gilberto também falou sobre as várias vezes em que ouviu comentários homofóbicos, inclusive quando foi missionário da Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Ele chegou a dizer, inclusive, que temia a reação de seus ex-colegas devido ao seu processo de libertação e autoaceitação no BBB. Ao sair do confinamento, ele disse ter recebido mensagens de apoio e contou, inclusive, que a igreja começaria a abordar questões ligadas à identidade de gênero.
O economista recebeu manifestações de carinho do público e também de muitos famosos que apontaram a importância de sua participação no programa e como sua história de vida era inspiradora em um país como o Brasil, onde há o maior número de assassinatos contra pessoas LGBTQIA+ no mundo. Nomes como Marcelo Adnet, Pabllo Vittar, Angélica, Clarice Falcão, entre outros, declararam sua admiração por Gilberto.