Com informações da repórter Cinthia Ferreira, da TV Jornal.
Ao invés de abordarem motoristas, os agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) se transformaram em condutores de esperança nesta sexta-feira (5). Isso porque veículos oficiais do órgão foram cedidos para levar doses da vacina contra a covid-19 para 20 idosos acamados no município de Paulista, no Grande Recife.
Os carros, com imunizantes e agentes de saúde, seguiram para alguns pontos do município, como, por exemplo, a comunidade do Tututu, no bairro do Janga, onde dona Maria do Carmo Conceição, de 85 anos, pôde, enfim, ser vacinada. Sem poder se locomover até os locais de vacinação, a idosa recebeu a dose do imunizante no sofá de casa. Toda a família celebrou junto.
"Ela tem os cuidados dela, não recebe visita, não sai. Mas agora é melhor ainda, está vacinada!", contou Cristiane Conceição, sobrinha de dona Maria.
De acordo com Anderson Moraes, chefe do setor de fiscalização do Detran-PE, a participação do órgão em ações de imunização também aconteceu no ano passado. "Desde abril, no pico da pandemia, nós já havíamos realizando uma operação drive-thru para vacinação contra a gripe. O Detran cedeu tanto agentes, como estruturas, veículos, caminhão itinerante", explicou.
- Profissionais da atenção básica à saúde do Recife começam a ser vacinados contra covid-19 nesta segunda-feira (1°)
- TCE-PE lança canal para receber denúncias sobre irregularidades na vacinação contra a covid-19
- Médico será investigado por suspeita de tomar vacina contra covid-19 de forma irregular no Agreste
- Justiça afasta secretária de saúde que furou fila de vacinação contra covid-19 em Jupi, Agreste de Pernambuco
Ainda segundo ele, a Prefeitura de Paulista havia relatado um déficit de pessoal para realizar a vacinação dos acamados na cidade. Desta forma, após a gestão municipal esquematizar a logística e a lista de idosos a serem imunizados, o Detran entrou com a disponibilização de carros para fazer o transporte.
"A gente entende que é uma ajuda importante, e não é só para Paulista, mas se outra cidade precisar desse serviço, ela faz essa solicitação com nossa diretoria de trânsito e a gente vai tentar, sem atrapalhar nossas operações de trânsito, que também são importantes, ajudar o máximo para levar essa esperança", completou Anderson.
Idosa com menos de 85 anos vacinada
Durante a imunização dos acamados, uma idosa de 81 anos foi vacinada pelos agentes de saúde da Prefeitura de Paulista. A reportagem recebeu a informação de que a imunização fora da faixa etária adotada atualmente no Estado - de 85 anos - teria sido feita sob a alegação de que as vacinas estariam sobrando.
Através de nota, a Prefeitura de Paulista informou que não procede a informação de que há doses sobrando no município. Segundo a gestão, as vacinas do lote precisavam ser utilizadas o mais rápido possível porque estavam próximas de perder a validade.
A Secretaria Estadual de Saúde informou que a logística de vacinação dos idosos acima de 85 anos cabe ao município e deve ser feita de forma a evitar desperdícios, já que cada frasco contém 10 doses e, depois de aberto, a validade dele é de 6h. Em situações excepcionais, o comitê técnico estadual recomenda imunizar o restante da dose em pessoas que fazem parte de algum dos grupos prioritários, como os idosos acamados.