Esta sexta-feira (12) começou nostálgica e cheia de saudade. O motivo? Não fosse a pandemia da covid-19, este seria o primeiro dia do Carnaval 2021. Em outros tempos, as ruas estariam coloridas, a alegria tomando conta dos corações e o folião contando as horas para se encher de glitter e sair abraçando, brincando e curtindo uma das melhores épocas do ano.
No Recife, o Marco Zero já estaria preparado para uma infinidade de shows e apresentações culturais, enquanto o Galo da Madrugada, já montado, estaria esperando as primeiras horas do sábado para abrir a festa. Nesta sexta, porém, ficam apenas as lembranças e o gostinho, lá longe, de folia.
>> Veja o que foi proibido pelo governo de Pernambuco durante o período do Carnaval 2021
>> Frevo vai rolar solto na live de Carnaval da TV Jornal
Mas como o pernambucano tem o dom de fazer piada até do próprio sofrimento, mesmo com a suspensão da festa de momo, a diversão pode chegar por outras vias. Nas redes sociais, diversos internautas estão usando a criatividade e criando memes descontraídos, rindo pra não chorar da situação. Acompanhe alguns tuítes:
Sextou com "S" de Saudade...
Nesta sexta-feira, os foliões relembram os dias dourados, quando suas únicas preocupações eram ir ao trabalho e contar os segundos para correr pra folia no Marco Zero, onde uma programação multicultural estaria os aguardando.
À meia noite em ponto do domingo, o Homem da Meia Noite deixaria sua sede, no Bonsucesso, espalhando o seu charme pelas ladeiras do Sítio Histórico.
>> É ambulante ou artista e vive de Carnaval? Saiba as opções de auxílio emergencial em Pernambuco
No interior, a segunda-feira seria do tradicional encontro dos maracatus rurais. E na Terça-Feira Gorda, a 34ª edição do desfile dos bonecos gigantes, o mais esperado do Carnaval de Olinda, presentearia os foliões, que encerrariam a folia na quarta-feira de Cinzas, já sedentos pela farra no próximo ano.
Necessário
O Carnaval de Pernambuco é um verdadeiro espetáculo, com suas cores, personagens e músicas. E, apesar do coração bater forte de saudade, a suspensão da folia acontece por conta de uma necessidade. Para além da irreverência e da curtição, o Carnaval é também momento de expressar amor, carinho, união e respeito. Por isso, neste ano, não seria coerente se aglomerar nas ruas enquanto ainda enfrentamos um inimigo invisível e tão cruel. Enquanto isso, as risadas, as memórias e a saudade devem trazer a esperança de que dias melhores estão chegando, com Homem da Meia Noite, Galo da Madrugada, frevo e maracatu.
>> Onde você estava brincando o Carnaval ano passado? Envie fotos da folia e saia nas páginas do JC
>> Coletânea 'O Ano Que Não Teve Carnaval': uma nova forma de ouvir frevo
>> A falta que falar mal do Galo faz