Em 21 de fevereiro de 2020, milhares de pessoas lotavam as ruas do Bairro do Recife para acompanhar atrações como Maestro Forró, Bloco das Flores e Antonio Nóbrega abrindo a folia carnavalesca na capital pernambucana. Nesta sexta-feira (12), o cenário é totalmente diferente. Com o Carnaval cancelado e bares e restaurantes impedidos de funcionar no local, neste período, em decorrência da pandemia da covid-19, o Marco Zero e demais áreas do Recife Antigo estão quase vazios, sem o colorido das fantasias e a alegria dos foliões.
>> Confira a abertura do Carnaval 2020 do Recife
Por volta das 19h, poucas pessoas estavam no Marco Zero e nas ruas do entorno, como a do Bom Jesus. Estabelecimentos e comércio ambulante se preparavam para encerrar as atividades e era grande a presença de fiscais e de policiais militares.
Bares, restaurantes e ambulantes proibidos no Bairro do Recife e Sítio Histórico de Olinda
O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, anunciou, nesta quarta-feira (10), que o funcionamento de bares, restaurantes e comércio ambulante no Bairro do Recife, Centro da capital e no Sítio Histórico de Olinda, na Região Metropolitana, está proibido entre a noite desta sexta-feira (12) e a manhã da segunda (15). Objetivo é impedir aglomerações nessas duas principais áreas de concentração de foliões.
"Para evitar aglomerações em duas áreas onde tradicionalmente concentram os maiores focos de Carnaval da Região Metropolitana, estamos proibindo o funcionamento de bares, restaurantes e comércio ambulante das 20h desta sexta-feira até as 6h da segunda-feira no Bairro do Recife e Sítio Histórico de Olinda", declarou Paulo Câmara em um vídeo.
- Sem feriado no Carnaval, lojistas do Recife prometem promoções
- Governo de Pernambuco cria auxílio emergencial para artistas do ciclo carnavalesco
- Abrasel critica fechamento de bares e restaurantes do Bairro do Recife e do Sítio Histórico de Olinda no Carnaval
- Escolas estaduais de Pernambuco também vão fechar no Carnaval
- Rodovias de Pernambuco terão fiscalização reforçada no período de Carnaval
Segundo o governador, os órgãos de fiscalização do Estado, em conjunto com as prefeituras das duas cidades, "irão observar o cumprimento do decreto e prevenir a concentração de pessoas nos dois locais".