Com informações da repórter Renata Araújo, da TV Jornal Interior
Mesmo com a proibição do funcionamento das atividades não-essenciais nos finais de semana em todo o Estado, em Caruaru, no Agreste pernambucano, foi registrada na manha deste sábado (6) uma aglomeração na Feira do Troca do município, localizada no Parque 18 de Maio.
>> Funcionamento dos parques e praias do Estado está restrito a partir desta quarta-feira (3)
Após denúncias de funcionamento irregular, o local acabou sendo a primeira parada da fiscalização neste sábado (6), para garantir o cumprimento do novo decreto estadual com as novas restrições para conter o avanço da covid-19.
As medidas passaram a valer na última quarta-feira (3) e têm efeito válido até 17 de março. Com isso, bares, restaurantes, shoppings e comércio de rua não essencial terão que fechar às 20h durante a semana e não poderão abrir nos fins de semana. A exceção é para serviço de delivery.
A equipe de fiscalização é formada pelo efetivo da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, ANTTC, Secretaria de Ordem Pública, Guarda Municipal, Vigilância Sanitária e Procon. Os órgãos fazem um trabalho de orientação e fechamento dos locais que não têm permissão para funcionar.
Os fiscais circulam não só pela área central da cidade, mas também nos bairros onde há comércio forte, a exemplo do Salgado. De acordo com a Vigilância Sanitária, as fiscalizações são feitas na parte da noite e também durante a semana.
- Paulo Câmara diz que ''sem restrições'', Pernambuco corria o risco de acelerar um colapso
- Em meio às restrições por causa da covid-19, feriado da Data Magna de Pernambuco é celebrado neste sábado, 6 de março
- Apesar de restrições, praia de Porto de Galinhas amanhece movimentada neste sábado (6)
- Por causa de restrições, centro do Recife fica vazio neste sábado (6); praia e bairros têm irregularidades
Denúncias
Outra denúncia sobre o funcionamento de lojas próximo a Rua Saldanha da Gama, no centro, foi atendida pela equipe, mas ao chegar ao local os fiscais constataram que os estabelecimentos abertos ofereciam serviços essenciais. São considerados essenciais estabelecimentos como padarias, farmácias, postos de gasolina, serviços de segurança e saúde.
Mas em outro local nas proximidades da rua Saldanha da Gama, estava aberto um estúdio de tatuagem. O proprietário do estabelecimento foi orientado pela fiscalização a fechá-lo.
Nas principais ruas do centro, havia pouca movimentação de pessoas e lojas fechadas, um cenário parecido com dias de domingo e feriado.