DECRETO

Em mais um final de semana de restrições severas por causa da covid-19, Pernambuco reforça fiscalização nas praias

Apenas atividades físicas individuais estão permitidas durante o sábado e domingo nas praias do Estado

Cadastrado por

Rute Arruda

Publicado em 11/03/2021 às 18:53 | Atualizado em 11/03/2021 às 19:51
Banho de mar não está autorizado - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

Pernambuco terá mais um final de semana de medidas de restrição severas, em razão da aceleração do número de casos do novo coronavírus. Desde o dia 3 de março até o dia 17, serviços não essenciais estão proibidos entre 20h e 5h e não têm autorização para abrir no sábado e domingo. Em toda a faixa litorânea do Estado, apenas atividades físicas individuais podem ser realizadas fora do horário restrito. Para tentar coibir o desrespeito às determinações, o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antônio de Pádua, afirmou, nesta quinta-feira (11), durante coletiva de imprensa online, que haverá reforço nos dias 13 e 14 nas fiscalizações com as guardas municipais. 

>> Fiscalização intensa tenta coibir desrespeito à restrição anticovid mais dura em Pernambuco

>> Restaurante e casa de eventos são interditados em fiscalização do Procon no Grande Recife

>> Restrições impostas pelo governo estadual não impedem movimentação na praia de Boa Viagem

"Desde o final de semana passado nós nos reunimos com as prefeituras das cidades litorâneas para alinhar o plano de fiscalização nas praias, tendo em vista que cada praia tem uma realidade distinta da outra, então, nós tivemos a participação efetiva nas guardas municipais, e dos órgãos de Controle Urbano (...) A gente pode afirmar que essas fiscalizações nos finais de semana vão se intensificar ainda mais", disse. As fiscalizações contarão também com equipes das polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros. 

O secretário frisou que "a proibição do decreto sobre a utilização das praias é muito claro". Nos horários mais restritivos, o banho de mar e o uso de barracas estão proibidos. Em relação à utilização de som na faixa de areia, o governo proíbe em qualquer horário. 

>> Impedidos de trabalhar nas praias nos finais de semana, barraqueiros do Recife cobram apoio do governo

>> Apesar de restrições, praia de Porto de Galinhas amanhece movimentada neste sábado (6)

De acordo com Antônio de Pádua, desde a intensificação das fiscalizações, em 26 de fevereiro, mais de 36 mil intervenções (orientações, conscientizações, fechamento de estabelecimentos comerciais, multa) foram realizadas, e 67 pessoas foram conduzidas às delegacias por descumprimento do decreto nos últimos 14 dias. 

Segundo o Governo de Pernambuco, quem descumprir as determinações pode responder por crime de infração de medida sanitária, que prevê detenção de um mês a um ano, além de multa.

Jornal do Commercio

Serviços essenciais autorizados a funcionar em Pernambuco

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS