A Prefeitura de Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife (RMR), realizou um mutirão de vacinação contra a covid-19 no município neste sábado (26) após três dias com a aplicação do imunizante suspensa pela escassez de doses. Todas as vacinas reservadas para o mutirão foram aplicadas.
O município havia recebido na última sexta-feira (25) novas doses da vacina da Pfizer a da Coronavac. Com isso, a faixa etária para a vacinação foi ampliada para pessoas com 40 anos ou mais, e no caso dos grupos prioritários, pessoas a partir de 35 anos.
"Em um só dia vacinamos 1.902 pessoas, usando as 1.626 que chegaram do Governo do Estado e mais 276 remanescentes. Se mais tivéssemos, mais teríamos vacinado. Teve gente, infelizmente, que foi até um dos cinco pontos de vacinação, mas não se vacinou porque tinha acabado", afirmou a secretária de Saúde do Ipojuca, Manúcia Medeiros.
Um total de 27.768 pessoas já receberam a primeira dose da vacina até este sábado (26). Os que receberam a segunda dose totalizam 7.121 pessoas.
Nos postos de vacinação, era feita a aferição da temperatura da população e distribuição de álcool a 70%. Agentes de saúde e a guarda municipal atuavam na organização das filas.
- Brasil se aproxima dos 70 milhões de vacinados com a 1ª dose contra a covid-19
- Recife inicia imunização contra covid-19 com vacinas da Janssen, de dose única. Veja grupos
- Covid-19: Vacinados são menos de 1% das mortes nos EUA em maio
- Brasil recebe mais 942 mil doses da vacina da Janssen contra covid-19 doadas pelos EUA
Doses
A aplicação da primeira dose ficará suspensa temporariamente, até que haja um novo repasse ao município. A partir da próxima segunda-feira (28), só será aplicada a segunda dose, exclusivamente na Creche Professora Jusete Barbosa, no Centro de Ipojuca.