Criticada nesse final de semana pelo ator Nelson Freitas, a PE-60, que liga o Litoral Sul de Pernambuco ao estado de Alagoas, é uma das rodovias inclusas no pacote de estudos para concessão em desenvolvimento pelo Governo do Estado. Em visita a Maragogi, o ex-global, conhecido por trabalhos como o Zorra Total, falou das condições da via nas redes sociais.
"A minha surpresa foi que realmente a estrada que liga o Recife a Maragogi é muito maltratada e isso me chamou muita atenção. Ela é uma pista de mão dupla, não tem acostamento, propicia os acidentes e como aquela região vive essencialmente do turismo, era bom que a gente pudesse dar uma atenção", afirmou o ator.
- Veja onde serão as praças de pedágio das rodovias de Pernambuco que poderão ser concedidas à iniciativa privada
- Pedágio em Pernambuco: governo rebate críticas do Crea-PE e volta a defender pacote de concessões rodoviárias
- Anúncio de triplicação da BR-232, no Recife, abre caminho para futura concessão da rodovia. Entenda
- Conheça o projeto de pedágio para três rodovias de Pernambuco. Audiências públicas acontecem esta semana
- Pedágio em rodovias de Pernambuco será cobrado apenas depois de um ano de concessões
- Ex-ator global reclama das condições da PE-60, em Pernambuco: "muito maltratada"
No dia 10 de novembro, foi realizada a primeira de duas audiências públicas previstas para detalhar o projeto, que também se estende às PE-90, que liga Toritama, no Agreste, ao município de Carpina, na Zona da Mata Norte, e a PE-50, que conecta Limoeiro, também no Agreste, à BR-232, em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata. No momento, a iniciativa está na fase de consulta pública.
Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra), o objetivo da concessão é "atrair o investimento da iniciativa privada de maneira a complementar todos os esforços realizados pela administração estadual na recuperação da malha viária com o Programa Caminhos de Pernambuco".
Inicialmente, segundo o que foi apresentado na discussão, os motoristas passarão nas cinco praças de pedágio previstas sem qualquer custo. Os aportes na via preveem "melhorias na sinalização, nas condições do pavimento, construções de dispositivos para aperfeiçoamento do fluxo e da segurança nas via, duplicação de 40 quilômetros da rodovia, além de manutenção constante durante o período de três décadas de vigência do contrato."
Depois, a proposta, elaborada pelo BNDES sob coordenação da Secretaria de Planejamento de Pernambuco (Seplag), prevê a cobrança de pedágio nas três rodovias estaduais.
De acordo com um mapeamento da infraestrutura das estradas do Litoral de Pernambuco feito pela coluna Mobilidade, do JC, a PE-60 tem em maior parte da sua extensão em sentido duplo, tendo apenas seis quilômetros duplicados. A rodovia passa por várias áreas urbanas, onde há diversos conflitos com o tráfego local, a exemplo do trecho que vai de Ipojuca até a divisa de Pernambuco com Alagoas. São cerca de 12 mil carros circulando lá por dia.
Por nota, a Seinfra informou que, enquanto o contrato não é firmado, "as equipes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) realizam periodicamente ações de conservação ao longo da rodovia, como manutenção do pavimento e do sistema de drenagem, além da capinação, limpeza dos acostamentos e sinalização."