MOBILIDADE

Urbanismo tático e intervenções artísticas são implantadas na ruas do Largo Dom Luiz, Zona Norte do Recife

As intervenções de urbanismo tático contaram com murais dos artistas Veio Art e Alê Lopes, em homenagem a Nossa Senhora da Conceição

Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 06/12/2021 às 14:35 | Atualizado em 06/12/2021 às 16:50
Urbanismo tático chega ao Largo Dom Luiz, na Zona Norte do Recife. - Daniel Tavares/PCR

Pedestres que passam pelas ruas do Largo Dom Luiz, na Zona Norte do Recife, ganharam mais espaço de mobilidade, desde a última sexta-feira (26). Isso porque um projeto de desenho urbano foi entregue pela prefeitura da cidade, em parceria com a empresa Bloomberg de Segurança Viária Global. Além de ordenar o trânsito e levar mais travessias e espaços para as mais de 1.700 pessoas que passam a pé pelo local, as intervenções de urbanismo tático contaram com murais dos artistas Veio Art e Alê Lopes.

>> Recife avança no uso do urbanismo tático

Urbanismo tático chega ao Largo Dom Luiz, na Zona Norte do Recife. - Daniel Tavares/PCR

Segundo a CTTU, antes da intervenção o espaço contava com 20% da área para o pedestre, agora, passa a oferecer 50% da área para as pessoas que andam a pé no local. Além da autarquia, as secretarias de Política Urbana e Licenciamento e a de Executiva de Inovação Urbana participaram da iniciativa. A ação também contou com a ajuda de moradores da localidade, que se envolveram com a pintura da via e murais artísticos.

“Redesenhar o espaço urbano para dar mais espaço às pessoas é imaginar possibilidades diferentes para as nossas ruas. No Largo Dom Luiz, estamos proporcionando mais segurança viária, tanto pelo aumento das travessias, quanto, também, pelo ordenamento de trânsito para diminuir a velocidade dos veículos motorizados”, destaca a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.

Mudanças

Urbanismo tático chega ao Largo Dom Luiz, na Zona Norte do Recife. - Daniel Tavares/PCR

Segundo a CTTU, 10 novas faixas de pedestres foram implementadas no local. Além disso, os refúgios de pedestres foram instalados entre as travessias, tanto para ampliar as áreas de convivência, quanto para reduzir o espaço entre uma travessia e outra, garantindo, assim, mais comodidade para quem precisa seguir de um lado para outro das vias do entorno.

A Rua Joaquim Teixeira, que tinha o sentido duplo de circulação, passou a operar em mão única na direção ao Largo Dom Luiz. A recomendação da autarquia é que os condutores que utilizam o sentido contrário acessem a Avenida Norte como rota alternativa e retornem pela Rua Guaiçara.

“Um desafio da implantação revelado no local foi a adequação do transporte público ao novo desenho viário. Equipes técnicas da CTTU fizeram estudos de geometria das vias no entorno para garantir a mobilidade do transporte público de forma que não prejudicasse a segurança viária do pedestre. Dessa forma, nenhum movimento foi suprimido para ter acesso ao Morro da Conceição”, informou a CTTU em nota.

Intervenção artística

Urbanismo tático chega ao Largo Dom Luiz, na Zona Norte do Recife. - Daniel Tavares/PCR
Urbanismo tático chega ao Largo Dom Luiz, na Zona Norte do Recife. - Daniel Tavares/PCR

As criações artísticas no local foram inspiradas em Nossa Senhora da Conceição - santa católica que movimenta forte devoção de fiéis católicos do Recife -, que representa o Morro da Conceição.
Com baixo custo e muitas cores, o uso de urbanismo tático tem sido um método utilizado para redução de sinistros de trânsito no Recife. A estratégia já foi implantada em mais de 30 áreas da capital pernambucana e, segundo a CTTU, mais de 350 mil pessoas já teriam sido beneficiadas

“Ocorreu uma redução de 41% de sinistros com vítimas após as intervenções. Áreas como o Largo da Paz tiveram sete sinistros com vítimas entre janeiro e fevereiro de 2019 e, no período do ano seguinte, duas ocorrências. Na Avenida Cruz Cabugá, o número também caiu de 23 para 14 no mesmo período. Na Avenida Conde da Boa Vista, a mudança foi de 22 para quatro sinistros com vítimas também neste período”, informou a autarquia.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS