Em meio à pandemia global de coronavírus, o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro, publicou uma mensagem motivacional, neste sábado (21), em sua conta no Twitter, com referências aos Estados Unidos e à China.
O discurso a que Moro se refere foi proferido pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Franklin Roosevelt, que governou o país no começo do século passado, na esteira da crise econômica.
Já a citação explícita à China ocorre após uma indisposição, ao longo da semana, quando o deputado federal e filho do presidente Jair Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro, fez declarações que foram mal recebidas pelo embaixador chinês no Brasil.
>> Governadores do Nordeste pedem ajuda à China para combater coronavírus
>> Sobe para 904 o número de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil
>> Coronavírus: Assine a nova newsletter do JC e receba diariamente as principais notícias
>> Coronavírus: banho de mar não está proibido em Pernambuco, mas especialistas fazem alerta
>> Novos passageiros são retirados de navio retido no Porto do Recife por causa do coronavírus
>> Coronavírus: Bombeiros suspendem buscas por vítimas de barragem de Brumadinho
>> Criança com sintomas de covid-19 morre com síndrome respiratória no Recife
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse na última quarta-feira (11) que a epidemia de Covid-19, que infectou mais de 110.000 pessoas em todo mundo desde o final de dezembro, pode ser considerada uma "pandemia", mas que pode ser "controlada".
"Estamos profundamente preocupados com os níveis alarmantes de propagação e de gravidade, bem como com os níveis alarmantes de inação" no mundo, declarou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva em Genebra.
"Consideramos, então, que a Covid-19 pode ser caracterizada como uma pandemia", afirmou.