O deputado estadual Marco Aurélio Medeiros (PRTB) marcou uma data para explicar sobre a oficialização da sua pré-candidatura à Prefeitura do Recife. Uma coletiva de imprensa online será realizada nesta quinta-feira (6), às 14h, mas oficialização propriamente dita será na próxima segunda-feira (10) em São Paulo, na sede do PRTB, com a presença do presidente nacional da sigla, Levy Fidelix e do presidente em Pernambuco, Edinázio Silva. Outros dois pré-candidatos fizeram eventos de anúncio: Túlio Gadêlha (PDT) e Patrícia Domingos (Podemos).
>> Túlio Gadêlha anuncia pré-candidatura à Prefeitura do Recife
>> Com discurso contra corrupção, Patrícia Domingos anuncia pré-candidatura à Prefeitura do Recife
Edinázio Silva e o presidente municipal, Marco Aurélio Filho, estarão presentes no ato desta quinta. Recentemente, o vice-presidente da República, General Hamilton Mourão, seu correligionário, declarou apoio à candidatura de Marco Aurélio.
"Marco Aurélio é um quadro expressivo do PRTB, eu sou um homem do partido então estou omprometido com o nosso presidente do partido, Levy Fidelix, em apoiar as nossas candidaturas importantes como a de Marco Aurélio, em uma cidade da expressão do Recife", disse o vice-presidente ao Diário de Pernambuco TV nessa quarta-feira (5).
Enquanto a oposição ainda não chegou em um denominador comum sobre qual estratégia irá adotar, pré-candidatos de oposição fora da antiga frente Pernambuco Vai Mudar, que disputou as eleições de 2018 contra Paulo Câmara, vão seguindo com as suas articulações na pré-campanha. Há outros nomes no espectro da direita e centro-direita correndo por fora, como o deputado estadual Alberto Feitosa (PSC) e o procurador Charbel Maroun (Novo).
Esse bloco de oposição aponta a construção de uma candidatura única como melhor alternativa, tendo o deputado federal Daniel Coelho (Cidadania) ou o ex-ministro da Educação Mendonça Filho (DEM) como os nomes mais inclinados a liderar a chapa majoritária. No entanto, ninguém até o momento sinalizou que poderia abrir mão da disputa.
O lançamento da pré-candidatura da delegada Patrícia Domingos é um indicativo dessa falta de consenso, uma vez que o seu partido, Podemos, integra o bloco. Durante live de oficialização da sua pré-candidatura, Patrícia Domingos admitiu que o diálogo com a oposição não avançou, mas que permanece aberta para discutir apoios.
"Passamos quatro meses em tratativa com a oposição. E esses diálogos não avançaram. Não podemos esperar já que está faltando alguns meses para a eleição. Aceitamos todo o apoio, será bem vindo, mas Patrícia Domingos na cabeça da chapa já está definido", disse a pré-candidata.
Já no campo da esquerda, há João Campos (PSB), Marília Arraes (PSB) e Túlio Gadêlha (PDT) e mais recentemente Isabella de Roldão (PDT) como pré-candidatos na disputa pela sucessão do prefeito Geraldo Julio (PSB).