Frente Popular do Recife oficializa candidatura de João Campos nesta terça-feira (15)

Apesar do racha interno dentro do PDT, o nome de Isabella de Roldão também deve ser referendado como candidata a vice-prefeita durante convenção partidária
Mirella Araújo
Publicado em 14/09/2020 às 20:12
PSB João Campos tem o apoio de 12 partidos e o maior tempo de rádio e TV Foto: FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM


JC - Eleições 2020

Com apoio de 12 partidos compondo a Frente Popular do Recife, o deputado federal João Campos terá sua candidatura a prefeito oficializada nesta terça-feira (15), durante realização da convenção partidária do PSB, transmitida virtualmente pelo Youtube do partido. Segundo a organização do evento, que ocorrerá de 10h às 15h serão obedecidos todos os protocolos sanitários de prevenção à covid-19 e as orientações do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).


>> PDT bate o martelo e indica a ex-vereadora Isabella de Roldão para compor a vice de João Campos no Recife

Na ocasião, também será oficializada a chapa completa da Frente Popular, com os candidatos à Câmara Municipal e a candidata a vice-prefeita, cujo o nome indicado pelo PDT Nacional é o da ex-secretária de Habitação e ex-vereadora, Isabella de Roldão. “O presidente Carlos Lupi entendeu que que era tempo de recuar e construir algo mais coletivo junto ao PSB, que nacionalmente está conosco na mesma sintonia. Diante do quadro, me sinto lisonjeada pela confiança do PDT e do meu nome ter sido bem recebido pelos partidos aliados”, declarou Isabella.

>> Após contrariar PDT, Túlio Gadêlha é destituído do comando do partido no Recife

>>Solidariedade permanece na Frente Popular do Recife e apoiará pré-candidatura de João Campos

Ao ser lançado como pré-candidato para a sucessão do prefeito Geraldo Julio (PSB), o parlamentar socialista teve que ir em busca pela formação do bloco partidário, que tradicionalmente une o maior número de partidos para a disputa majoritária. Alguns partidos como o MDB, PSD e PP, chegaram a ensaiar internamente uma possível saída do palanque de Campos, mas acabaram oficializando a permanência na frente.

Com o maior tempo de propaganda eleitoral no Rádio e na TV, João Campos também conta com o apoio do PCdoB, PV, Republicanos e Solidariedade. Nesta segunda-feira (14), o Avante e o PROS realizaram suas convenções partidárias para homologação de seus candidatos a Câmara Municipal do Recife e o apoio em prol da candidatura do socialista.

No mesmo dia, João esteve com os representantes da Rede Sustentabilidade, que havia anunciado neste domingo (13) adesão a Frente Popular. “A nossa caminhada com a Rede teve início lá atrás, quando Eduardo Campos ajudou na criação do partido, selando, inclusive, uma aliança programática com vistas à apresentação de um novo projeto para o Brasil. Marina, inclusive, chegou a substituir meu pai na chapa majoritária, levando adiante as propostas e ideias defendidas por aquele conjunto político. Tenho certeza que a Rede vai contribuir muito na nossa caminhada”, declarou.

Sobre a consolidação dos apoios firmados nas últimas semanas, Campos ressaltou que o diálogo foi determinante para a composição de uma frente ampla. “Acredito que, assim, é possível construir uma gestão plural, capaz de atender às expectativas da população recifense, nas mais diversas áreas”, ressaltou .

Nesse período de pré-campanha, João Campos tem percorrido vários bairros do Recife ao lado dos vereadores da base de governo do PSB. Ao avaliar o saldo dessas movimentações, o socialista reconhece a necessidade de fazer correções e ajustes que não foram feitos ao logos dos oito anos de gestão do seu partido. “Na pré-campanha, enfatizei, de forma clara, que o maior desafio é combater a desigualdade social, que é uma dura realidade em todo o país”, declarou.

Construção da vice

Coube ao PDT, indicar um quadro para compor a vice na chapa encabeçada pelo deputado federal João Campos. No entanto, a decisão pelo nome de Isabella de Roldão partiu de uma intervenção do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi. Na última sexta-feira (11), o então pré-candidato a prefeito Túlio Gadêlha anunciou a desistência da corrida majoritária e apresentou o nome do enfermeiro Rodrigo Patriota, crítico ferrenho das gestões do PSB.

>> Túlio Gadêlha volta atrás e mantém pré-candidatura à Prefeitura do Recife, após declarar apoio ao PSB

A indicação do deputado federal foi lida pelos socialistas e aliados como uma clara tentativa de inviabilizar o apoio entre os partidos e, no mesmo dia, foi rejeitado pela Executiva Nacional do PDT. Neste domingo (13), Carlos Lupi oficializou por meio de nota o nome de Isabella de Roldão, que prontamente foi aceito por João Campos. 

Para a ex-secretária de Habitação do Recife, existia uma construção interna sendo feita entre o PDT e o PSB, não só no Recife, mas em diversos municípios no Brasil, mas que as discussões dentro da comissão provisória municipal acabaram não sendo ampliadas a nível estadual e nacional. “Nós podemos fazer a escolha de construir ou tomar decisões individuais. Conversei com Túlio, estou falando com todos os pré-candidatos a vereadores, porque precisamos construir no coletivo”, destacou a pedetista.

Para Isabella, seu nome também vem como forma propositiva de pensar sobre os espaços que as mulheres ocupam atualmente na política. “É a possibilidade de termos mais mulheres nesse espaço de poder. Assumi minha vocação política e sei que abro caminho para muitas mulheres também assumirem esse espaço. Acho fantástico o presidente Carlos Lupi e o nosso presidente Ciro Gomes, referendar meu nome, ao indicar uma mulher. Já fui de oposição e tenho esse olhar crítico sobre o que precisa ser feito”, declarou a pré-candidata ao JC.

Apesar de nas eleições de 2018, a pedetista ter formado chapa com o ex-deputado federal Maurício Rands e ter feito diversas críticas não só a gestão do governador Paulo Câmara (PSB), mas do prefeito do Recife Geraldo Julio (PSB), para Isabella há do que se constranger em sua vida pública. “Continuo com a mesma essência, sendo a mesma pessoa com visão de crítica de pontuar o que for necessário e com facilidade de fazer isso de forma agrupada. Quando era vereadora, me questionaram se eu era de oposição ou situação, mas não podemos ficar presos em esteriótipo. A essa altura não podemos ficar amiudando a discussão política que já aconteceu, senão a gente não avança”, afirmou.

 

TAGS
João Campos EleiçõesSJCC Eleições 2020 PSB João Campos Prefeitura do Recife
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory