As urnas foram fechadas às 17h em todo o Estado de Pernambuco nas eleições 2020. Apesar da expectativa de que o resultado saísse até as 22h, já eram quase 23h do domingo (15) quando foram divulgados os votos totalizados. Na capital, Recife, disputarão o segundo turno João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT).
Em Jabotão dos Guararapes, segundo maior colégio eleitoral do Estado, o prefeito Anderson Ferreira (PL) foi eleito em primeiro turno para exercer o segundo mandato. Outras três cidades pernambucanas que poderiam ter segundo turno tiveram seus prefeitos atuais reeleitos sem precisar de novo pleito: Olinda, onde venceu o professor Lupércio (SD); Caruaru, com Raquel Lyra (PSDB) e Petrolina, com Miguel Coelho (MDB). Além do Recife, a única cidade onde haverá segundo turno é em Paulista, onde disputarão Yves Ribeiro (MDB) e Francisco Padilha (PSB).
A expectativa era de que a apuração ocorresse de forma rápida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco. Segundo o tribunal local, os resultados das urnas dos 184 municípios pernambucanos foram enviados ao Tribunal Superior Eleitoral, mas problemas de processamento atrasaram a totalização. O TRE-PE chegou a exibir na sua sede o resultado dos principais colégios eleitorais antes da divulgação no site do TSE, por volta das 22h50.
Confira painel com a apuração em todo o Brasil
Desde as primeiras horas da manhã as eleições transcorreram sem maiores problemas. Entre as 7h e as 10h, horário reservado prioritariamente para a votação dos idosos, foi o período de maior aglomeração nas seções eleitorais por todo o Estado. Em alguns locais, como na Associação do Fornecedores de Cana, na Zona Sul do Recife, teve gente que desistiu de votar por conta das filas e da desorganização.
Em vários locais de votação, como no Centro de Convenções em Olinda e no Colégio Dom, na Zona Sul do Recife, diversos santinhos foram encontrados espalhados pelo chão, deixando rastro de sujeira.
João Campos
O candidato João Campos (PSB), na disputa pela Prefeitura do Recife, se dirigiu a sua zona eleitoral, no colégio Professor Cândido Duarte, no bairro de Apipucos, no começo da tarde deste domingo. Pouco antes, o candidato recebeu lideranças políticas em sua residência, no bairro de Casa Forte, como o governador Paulo Câmara, o prefeito Geraldo Júlio, Isabela de Roldão (PDT), candidata a vice em sua chapa, além de familiares. Na ocasião, ele conversou com a imprensa e falou sobre expectativas de um eventual segundo turno.
"Essa eleição é uma eleição de dois turnos. Fizemos uma campanha crescente, crescia cada dia e gerava engajamento. A gente chega aqui hoje com uma sensação de dever cumprido, de ter andado pelos quatro cantos da cidade, respeitado todo mundo e apresentando sempre caminhos para o futuro", declarou João Campos.
Marília Arraes
Marília Arraes (PT), candidata à Prefeitura do Recife, votou no ínicio da tarde deste domingo. Ele chegou em sua zona eleitoral, o Clube Alemão do Recife, bairro do Parnamirim, por volta das 13h20. Arraes esteve acompanhada da filha Maria Isabel e da enteada Maria Rita, além de João Arnaldo (Psol), candidato a vice e outras lideranças políticas, como a codeputada estadual Jo Cavalcanti (Psol) e a deputada estadual Teresa Leitão (PT).
Na ocasião, a candidata falou em estar presenciando uma atmosfera de confiança neste momento, já mirando um segundo turno. "Esse é o clima que o Recife está transmitindo hoje. O clima da virada, o clima de quem está cansado de tantos anos de abandono. Nossa campanha foi toda construída para devolver o Recife aos recifenses e é esse sentimento que estamos recebendo das pessoas. Vamos para o segundo turno e vamos vencer as eleições", declarou.
Mendonça Filho
Mendonça Filho (DEM), candidato à Prefeitura do Recife, votou no começo da tarde deste domingo, no Colégio Anchieta, em Boa Viagem, Zona Sul. O candidato chegou em sua movimentada zona eleitoral por volta das 12h, acompanhado de Priscila Krause, candidata a vice. Por lá, Mendonça conversou com a imprensa e falou sobre sua candidatura ter ganhado força nos últimos dias.
"Eu estou confiante, a mensagem que sinto nas ruas, com o contato direto com a população é de que a campanha cresceu na hora certa. Vamos para o segundo turno e vamos ganhar as eleições", declarou. O candidato também aproveitou a oportunidade para ressaltar o caráter de mudança que acredita haver em sua campanha.
Delegada Patrícia
"Espero que seja um dia de vitória para nossa cidade. Hoje tenho muita fé que vamos libertar o Recife dessas dinastias. Foi uma campanha limpa e formada por pessoas que acreditam no nosso projeto", disse a delegada para os repórteres que acompanharam seu voto.