O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) virou piada nos Estados Unidos após ter confundido, durante sua passagem por Anguillara Veneta, na Itália, o enviado especial americano para questões climáticas, John Kerry, com o ator e humorista Jim Carrey. A confusão aconteceu na segunda-feira (1º).
A gafe tornou o mandatário brasileiro tema de uma esquete de humor no programa “The Late Show”, da emissora estadunidense CBS e apresentado por Stephen Colbert, que usou títulos de filmes de Carrey para criticar a política ambiental dos países na COP26.
- Jair Bolsonaro é recebido com protestos na cidade onde será homenageado
- É falso que Bolsonaro está distribuindo aos estados máquinas que Dilma doaria a países africanos
- Bolsonaro conclui visita à Itália, marcada por protestos e apoio de líder da extrema-direita do país
- Bolsonaro diz que pisou no pé de Angela Merkel, chanceler da Alemanha
- Mais um partido entra na disputa pela filiação de Jair Bolsonaro
- Bolsonaro já gastou R$ 630 bilhões com covid-19 e tudo que conseguiu foi consolidar a imagem de negacionista
- Bolsonaro perde para todos os candidatos no segundo turno, diz pesquisa do Ipespe
Ao comentar a confusão de Bolsonaro, Colbert sugeriu que não foi uma confusão, mas que o presidente de fato quis se referir ao humorista. “Muita gente acha que ele quis dizer o enviado dos Estados Unidos para o Clima, Jonh Kerry, mas eu acho que ele quis dizer Jim Carrey. Afinal, muitos países prometeram reduzir emissões, mas eu digo: mentiroso!”, afirmou, usando o filme “O Mentiroso”, do humorista norte-americano, para iniciar seu jogo de palavras.
O apresentador seguiu usando títulos de filmes de Carrey para fazer trocadilhos e criticar a postura de países que integram a COP26, com promessas para a redução das emissões de gases poluentes.
“Para acreditar neles, você precisar ser ‘Debi & Loide’”, continuou Colbert, antes de dizer que nem o “Todo Poderoso” vai proteger a Terra dos efeitos do “Brilho Eterno”.