Problemas com o serviço de internet no distrito de Fernando de Noronha foram expostos pelo líder da bancada de governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado estadual Isaltino Nascimento (PSB), durante a sessão plenária desta quarta-feira (10), segundo dia após a volta das sessões presenciais.
Ele pediu pela realização de uma audiência pública no âmbito da Comissão de Negócios Municipais para discutir sobre o tema, com a presença de membros da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ministério Público Federal (MPF), Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, do Conselho Distrital de Fernando de Noronha e dos setores econômicos que atuam no arquipélago, como alimentação, hospedagem, transporte e pacotes de viagens.
- Em Noronha, Gilson Machado adota tom de campanha ao lado de Flávio Bolsonaro
- Conselheiro de Fernando de Noronha desmente Gilson Machado e Flávio Bolsonaro
Em seu discurso na tribuna, Isaltino relatou queixas vindas de moradores e comerciantes de Noronha sobre dificuldades com as operadoras de telecomunicações, o que prejudica sobretudo as relações comerciais no local. Noronha é o principal destino turístico de Pernambuco e um dos locais mais procurados no Brasil, além de receber muitos visitantes de outros países.
"Nós estamos no século 21, nós estamos agora na discussão aqui no Brasil da internet 5G e lamentavelmente as pessoas que moram na rua, que comercializam na ilha, estão com uma dificuldade muito grande de terem acesso à rede de computadores", relata Isaltino.
- Alepe aprova prorrogação de calamidade por causa da pandemia em 144 municípios de Pernambuco; entenda o que muda
- Parceria inédita entre Câmara dos Deputados e Alepe visa formação de estudantes
- Com exigência de vacinação, Alepe retoma nesta terça as atividades presenciais
- Na volta ao presencial, deputados andam sem máscara pela Alepe; saiba quais
- Alepe volta às sessões presenciais; deputados são vistos sem máscara no plenário
Governo federal
O convite à Anael, segundo explica Isaltino, se deve porque a gestão das telecomunicações é prerrogativa do governo federal. "A secretaria de Ciência e Tecnologia, não consegue tomar iniciativa porque essa prerrogativa de atuar em relação às empresas que comercializam, todas as principais empresas que colocam seus serviços de telecomunicações a disposição do usuário tem atuação na ilha de Fernando de Noronha, entretanto os serviço é de péssima qualidade, de baixíssima qualidade", reclama o deputado.
Ele lembrou a visita do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, à Noronha, acompanhado do senador Flávio Bolsonaro (Patriota) na semana e fez críticas ao governo Bolsonaro.
"Recentemente esteve lá o ministro do turismo, esteve lá a semana passada um dos filhos do presidente da República fazendo loas, mas não resolvem uma coisa relevante e mesmo simples que é o acesso à rede mundial de computadores na ilha de Fernando de Noronha", disse.