Presidente

Bolsonaro assina indulto de Natal com benefício a policiais e militares

O indulto natalino é um perdão de pena e costuma ser concedido todos os anos em período próximo ao Natal

Cadastrado por

Cássio Oliveira

Publicado em 24/12/2021 às 17:48 | Atualizado em 24/12/2021 às 17:49
Presidente Bolsonaro se manifestou nesta quinta (24) sobre o conflito na Ucrânia - ISAC NÓBREGA/PR

O presidente Jair Bolsonaro (PL) assinou nesta sexta-feira (24) o indulto de Natal. O ato de ofício é editado pelo chefe do Executivo federal todos os anos.

Bolsonaro já havia confirmado durante a tradicional live de quinta-feira (23) que iria assinar o decreto de indulto semelhante ao dos últimos dois anos.

Em 2020, o indulto humanitário foi concedido a pessoas, nacionais ou estrangeiras, que já não oferecem mais perigo ao retorno à vida em sociedade; a agentes do sistema nacional de segurança pública que tenham cometido crimes culposos, ou seja, sem intenção; e a militares das Forças Armadas que tenham cometidos crimes não intencionais em operações de Garantia da Lei e da Ordem.

Neste ano, novamente, entre os contemplados estão policiais, militares das Forças Armadas e agentes de segurança que cometeram crimes culposos, mesmo fora de serviço.

O indulto natalino consiste em perdão de penas aplicadas por instâncias judiciais e abrange o período até 25 de dezembro de 2021. O ato assinado por Bolsonaro foi publicado na tarde desta sexta em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

"(...) serão beneficiários os agentes públicos que compõem o sistema nacional de segurança pública, que, até 25 de dezembro de 2021, no exercício da sua função ou em decorrência dela, tenham sido condenados: (i) por crime, na hipótese de excesso culposo prevista no parágrafo único do art. 23 do Código Penal; e (ii) por crimes culposos, desde que tenham cumprido pelo menos um sexto da pena", diz trecho do texto.

Se beneficiado com o indulto, o preso tem a pena extinta e pode deixar a prisão. Pela Constituição, o indulto pode ser estendido a brasileiros e estrangeiros que não tenham cometido crimes com grave ameaça ou violência. Condenados por crimes hediondos também não podem ser alvo da clemência presidencial.

Indulto

O indulto não tem efeito automático. É preciso que os advogados e defensores públicos de cada detento com direito ao indulto acionem a Justiça para pedir a expedição do alvará de soltura.

O ato publicado neste ano segue os moldes dos indultos concedidos nos dois primeiros anos de governo, quando Bolsonaro concedeu perdão de pena a agentes de segurança.

O indulto também é concedido por outros motivos. Conforme o decreto, terão direito ao perdão da pena brasileiros e estrangeiros condenados que, até 25 de dezembro de 2021, tenham sido acometidos:

Conforme o decreto, o indulto natalino não será concedido a integrantes de facções criminosas e a condenados pelos seguintes crimes (entre outros):

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS