Enquanto candidatos à Presidência da República debatiam propostas e se atacavam durante o primeiro debate, realizado nesse domingo (28), o Datafolha colheu as impressões de quem acompanhava tudo do outro lado da tela. O instituto fez pesquisas, medindo quem se saiu melhor ou pior para o eleitorado indeciso.
De acordo com o grupo de eleitores ouvidos pelo Datafolha, Jair Bolsonaro (PL) teve a pior performance do debate. O incumbente, que está em segundo lugar nas pesquisas eleitorais, se descontrolou e atacou a jornalista Vera Magalhães, se tornando alvo preferido dos demais adversários.
Simone Tebet (MDB), por outro lado, se saiu melhor. A senadora do Mato Grosso do Sul tem apenas 4% de intenção de voto, sendo uma das representantes da chamada 'terceira via'. Outro nome desse grupo se saiu bem: Ciro Gomes (PDT), que está em terceiro na corrida eleitoral.
Lula (PT), líder em intenção de voto, ficou empatado com Bolsonaro na avaliação de quem foi o melhor do debate. Veja o ranking da melhor participação, segundo a pesquisa Datafolha:
- Simone Tebet (MDB): 43%
- Ciro Gomes (PDT): 23%
- Lula (PT): 10%
- Jair Bolsonaro (PL): 10%
- Felipe D'Ávila (Novo): 8%
- Soraya Thronicke (UB): 2%
- Não sabe: 3%
Bolsonaro, porém, lidera o ranking dos candidatos com pior performance do Debate na Band. Para 51% dos entrevistados pela pesquisa, o incumbente foi o pior candidato. Lula ficou na segunda posição, com 21% dos indecisos avaliando mal sua participação. Veja o ranking:
- Jair Bolsonaro (PL): 51%
- Lula (PT): 21
- Soraya Thronicke (UB): 14%
- Felipe D'Ávila (Novo): 7%
- Simone Tebet (MDB): 5%
- Ciro Gomes (PDT): 2%
A pesquisa Datafolha foi qualitativa, realizada com 60 pessoas em tempo real. O grupo não foi representativo da população brasileira, mas de eleitores indecisos ou que pretendem votar em branco ou anular o voto nestas eleições.