Buscas

Secretário de Segurança Pública de Goiás espera que Lázaro Barbosa seja capturado até este sábado (19)

"Serial killer do DF" é procurado há 11 dias, suspeito de matar quatro pessoas da mesma família em Ceilândia, além de outros crimes

Cadastrado por

Amanda Azevedo, Douglas Hacknen, Ana Maria Miranda

Publicado em 19/06/2021 às 8:45 | Atualizado em 19/06/2021 às 8:47
Uma força-tarefa com cerca de 200 policiais foi montada e tem usado o distrito de Girassol, área rural de Cocalzinho, como base - GABRIELA BILó/ESTADÃO CONTEÚDO

O secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, espera que Lázaro Barbosa, conhecido como "serial killer do DF", seja capturado até a manhã deste sábado (19). O homem de 32 anos é um dos mais procurados do Brasil atualmente; ele está foragido há 11 dias e é suspeito de matar quatro pessoas da mesma família em Ceilândia, além de outros crimes. "Cada dia a gente conhece mais ele. Cada dia a gente conhece mais o terreno. Cada dia a nossa tropa está mais preparada", disse o secretário.

Apesar disto, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), declarou no mesmo dia que as buscas podem durar até um mês. "Eu pedi o máximo de cautela. Temos tempo. Não precisa atropelar [...] Ele está cercado, dentro da circunscrição e não vai escapar de ser capturado. Pode ter 10, 20, 30 dias", disse o governador.

Durante a semana, o Ministério da Justiça chegou a anunciar o envio de um efetivo de pouco mais de 20 policiais da Força Nacional para auxiliar nas buscas. Segundo o gestor goiano, até esta sexta-feira (18), eles não haviam chegado.

Para o governador, "qualquer coisa que aconteça, vindo do sujeito, é muito explicável. Ele é assassino. Tudo depende de como é que ele vai se comportar, se vai reagir, ter processo de ansiedade, enfrentar ou continuar. Ele tem a característica do habitat. Ele sabe onde está pisando".

Força-tarefa

A força-tarefa, que atualmente procura por Lázaro em Cocalzinho de Goiás (GO), reúne mais de 200 agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal. Os policiais usam helicópteros, cavalaria e cães farejadores. Um desses cachorros encontrou, na quinta-feira (17), um pano com sangue após uma troca de tiros entre policiais e Lázaro, indicando que o suspeito se feriu.

O secretário Rodney Miranda acredita que viu Lázaro em um vale durante as buscas, na sexta (18). "Tenho quase certeza de que eu cheguei a vê-lo a um quilômetro de distância, do outro lado de um vale. A movimentação dele foi de uma pessoa que estiva ferida nas pernas, mas não deu para ver o resto", contou.

 

Os crimes

Lázaro é acusado de matar, a tiros e facadas, três pessoas na zona rural de Ceilândia no último dia 9 de junho. Os mortos eram Cláudio Vidal de Oliveira, de 48 anos, e os filhos Gustavo Marques Vidas, de 21 anos, e Carlos Eduardo Marques Vidal, de 15 anos.

O foragido também é apontado como responsável pelo sequestro da mulher de Cláudio, Cleonice Marques de Andrade. O corpo dela foi encontrado no dia 12 à beira de um córrego, próximo da casa onde a família morava. Na terça-feira (15), ele fez uma família refém em uma chácara e atirou em um policial, que foi atingido de raspão.

Lázaro também é investigado pela morte de um caseiro em Girassol, no dia 5 de junho, quatro dias antes do assassinato da família.

Nascido na cidade baiana de Barra do Mendes, a 530 quilômetros de Salvador, Lázaro já respondeu, na cidade natal, a um processo por homicídio quando tinha 20 anos. Em 2011, já em Ceilândia, ele foi condenado por estupro e roubo com emprego de arma. Ele chegou a ser preso em 2018, em Águas Lindas de Goiás, mas fugiu do encarceramento poucos meses depois.

Linha do tempo 

Preso em Barra Mendes, na Bahia, pelo crime de duplo homicídio, mas fugiu da prisão depois de 10 dias, sendo considerado foragido.

Preso no DF pelos crimes de roubo, estupro e porte de arma.

Laudo aponta características de personalidade como "agressividade, ausência de mecanismos de controle, dependência emocional, impulsividade".

Passa para o regime semiaberto e é beneficiado com trabalho externo.

Foge da unidade prisional do regime semiaberto.

Lázaro é recapturado.

Foge do Presídio de Águas Lindas de Goiás (GO).

Justiça expediu novo mandado de prisão.

26 de abril: Lázaro teria invadido uma casa no Sol Nascente.

17 de maio: fez uma família refém na mesma região.

9 de junho: teria cometido um triplo homicídio em uma chácara, no Incra 9, em Ceilândia (DF).

10 de junho: rendeu o proprietário de uma fazenda, a filha dele e o caseiro.

12 de junho: polícia encontra corpo de vítima no Córrego da Cascalheira, localizado no meio da mata entre a BR-070 e a DF-180.

13 de junho: furtou um carro e o abandonou na BR-070, depois, ele continuou a fuga, pela mata.

14 de junho: polícias do DF e de Goiás fizeram um cerco em 34 propriedades rurais da região e continuaram as buscas.

15 de junho: fez mais uma família refém e baleou um policial.

16 de junho: polícia divulga possíveis disfarces de Lázaro.

17 de junho: trocou tiros com policiais.

18 de julho: foi visto por policiais.

 

 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS