Periférica - II Mostra de Cinema de Camaragibe tem início nesta sexta

Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro será centro de extensa programação de filmes brasileiros no fim de semana
João Rêgo
Publicado em 04/10/2019 às 10:54
Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro será centro de extensa programação de filmes brasileiros no fim de semana Foto: Divulgação


Camaragibe será centro de uma extensa programação de filmes brasileiros durante o fim de semana. A Periférica – II Mostra de Cinema de Camaragibe propõe descentralizar o circuito cinematográfico em Pernambuco, levando uma série de exibições e oficinas gratuitas para o município.

De hoje até o domingo, o Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro – equipamento recentemente reinaugurado –, recebe uma programação com mais de 40 filmes, na sua maioria curtas-metragens. As obras foram divididas nas categorias ficção, animação, documentário e experimental, produzidas por vários estados brasileiros. A programação completa pode ser conferida no site bit.ly/Periferica_Programacao.

Os pernambucanos compõem a Mostra Camará, que inclui, por exemplo, produções de cineastas de Camaragibe como o filme Noturnas, de J. Braves. Na Mostra Aquarela serão exibidos os curtas dos outros estados, enquanto a Mostra Origens reserva espaço para curtas de realizadores indígenas e afro-brasileiros. A Mostra Josenita Duda é dedicada à homenageada desta edição do evento: a militante social camaragibense que desde o final dos anos 70 atua em movimentos feministas e causas sociais no Brasil. Na sessão serão exibidos apenas curtas realizados por mulheres.

A programação contará também com a sessão Camará Mirim – voltada para o público infanto-juvenil, além de sessões especiais que abordarão desde temáticas de terror a LGBTQI+. Outro grande destaque da Periférica é a exibição de três longas-metragens lançados neste ano. São eles os pernambucanos Divino Amor, de Gabriel Mascaro, Estou me Guardando para Quando o Carnaval Chegar, de Marcelo Gomes e Espero tua (Re)volta, de Eliza Capai.

“Foi um trabalho pensado para Camaragibe, de filmes que dialoguem com essa periferia. Dentro disso, a gente não quis criar um espelho – fazer com que o público só se veja ali, é importante também propor novos horizontes, olhares e dar espaço às vozes silenciadas”, explica curador e cineasta Carlos Kamara.

Além da programação cinematográfica, a Periférica traz mesas de debates com realizadores e pesquisadores antes das exibições. Uma feira de economia criativa também funcionará das 16 às 21h na Praça do Guarany, localizada em frente ao cine teatro. A primeira etapa da mostra foi realizada em agosto com oficinas e exibições de filmes em quatro escolas públicas de Camaragibe.

REABERTURA

Equipamento que recebe a Mostra Periférica, o Cine Teatro Bianor foi reaberto ontem após sete anos fechado. O espaço que conta com 402 lugares passou por uma requalificação e se prepara para receber eventos de várias expressões artísticas.

TAGS
periferia cineteatro camaragibe Cinema
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory