Camaragibe será centro de uma extensa programação de filmes brasileiros durante o fim de semana. A Periférica – II Mostra de Cinema de Camaragibe propõe descentralizar o circuito cinematográfico em Pernambuco, levando uma série de exibições e oficinas gratuitas para o município.
De hoje até o domingo, o Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro – equipamento recentemente reinaugurado –, recebe uma programação com mais de 40 filmes, na sua maioria curtas-metragens. As obras foram divididas nas categorias ficção, animação, documentário e experimental, produzidas por vários estados brasileiros. A programação completa pode ser conferida no site bit.ly/Periferica_Programacao.
Os pernambucanos compõem a Mostra Camará, que inclui, por exemplo, produções de cineastas de Camaragibe como o filme Noturnas, de J. Braves. Na Mostra Aquarela serão exibidos os curtas dos outros estados, enquanto a Mostra Origens reserva espaço para curtas de realizadores indígenas e afro-brasileiros. A Mostra Josenita Duda é dedicada à homenageada desta edição do evento: a militante social camaragibense que desde o final dos anos 70 atua em movimentos feministas e causas sociais no Brasil. Na sessão serão exibidos apenas curtas realizados por mulheres.
A programação contará também com a sessão Camará Mirim – voltada para o público infanto-juvenil, além de sessões especiais que abordarão desde temáticas de terror a LGBTQI+. Outro grande destaque da Periférica é a exibição de três longas-metragens lançados neste ano. São eles os pernambucanos Divino Amor, de Gabriel Mascaro, Estou me Guardando para Quando o Carnaval Chegar, de Marcelo Gomes e Espero tua (Re)volta, de Eliza Capai.
“Foi um trabalho pensado para Camaragibe, de filmes que dialoguem com essa periferia. Dentro disso, a gente não quis criar um espelho – fazer com que o público só se veja ali, é importante também propor novos horizontes, olhares e dar espaço às vozes silenciadas”, explica curador e cineasta Carlos Kamara.
Além da programação cinematográfica, a Periférica traz mesas de debates com realizadores e pesquisadores antes das exibições. Uma feira de economia criativa também funcionará das 16 às 21h na Praça do Guarany, localizada em frente ao cine teatro. A primeira etapa da mostra foi realizada em agosto com oficinas e exibições de filmes em quatro escolas públicas de Camaragibe.
Equipamento que recebe a Mostra Periférica, o Cine Teatro Bianor foi reaberto ontem após sete anos fechado. O espaço que conta com 402 lugares passou por uma requalificação e se prepara para receber eventos de várias expressões artísticas.