O governo quis dar a devida importância ao novo pacote de restrições anunciado e mostrar que ele é mais duro do que foi o lockdown de 2020. Chamar de "quarentena" foi o sinal mais claro dado pelo Palácio do Campo das Princesas.
Mas, nomenclaturas não resolvem se não houver fiscalização.
- Pernambuco decreta quarentena mais rígida a partir da quinta-feira (18) para tentar frear avanço da covid-19 no Estado
- Governo do Estado suspende competições esportivas em Pernambuco durante quarentena mais rígida
- "Vamos fazer desses 11 dias o nosso momento de virada", diz Paulo Câmara ao decretar quarentena mais rígida em Pernambuco; veja pronunciamento
Só existe uma coisa pior do que o sacrifício: o sacrifício em vão. O prejuízo que o setor produtivo terá nesses 10 dias iniciais de quarentena é difícil de calcular. O prejuízo social, por mais que se esteja contando com Auxílio Emergencial, é imenso.
A repercussão negativa para a economia e para a desigualdade é inimaginável. E tudo isso só será pior se não se alcançar resultado efetivo.
Para que o resultado aconteça, o governo precisa ter fiscalização. A insuficiência de fiscalização já levou o lockdown de 2020 ao fracasso.
- Empresários cobram maior diálogo com o governo sobre a elaboração de medidas anticovid em Pernambuco
- Parlamentares do governo e da oposição reagem à nova quarentena em Pernambuco
- Veja diferenças entre a nova quarentena em Pernambuco e a de 2020 em cidades do Grande Recife
Quando não se usa a força do Estado para garantir que os decretos do governador sejam cumpridos, para além do enfraquecimento de autoridade, temos ainda uma punição injusta aos honestos.
Com 97% de ocupação nas UTIs, não fechar seria apoiar a morte ao invés de evitá-la.
Deveria ter sido feito antes.
- ''O governo não teve a sensibilidade de dialogar com o setor'', diz representante dos shoppings de Pernambuco sobre quarentena
- Bares e restaurantes começam a se preparar para 11 dias de quarentena em Pernambuco
- Quarentena em Pernambuco será diferente, sem rodízio de veículos como em 2020. Não ter eleição ajuda?
Mas, caso se feche tudo e nem tudo se feche por falta de fiscalização, teremos, além das mortes, desmoralização e injustiça com os que cumprem a lei.