Informações e dicas para cuidados do seu bicho de estimação, seja ele um gato, cachorro, pássaro ou peixe de aquário, além de dicas de alimentação, adestramento, saúde e outros serviços

Meu Pet

ALERTA

Morte de cachorro em canil de Aldeia chama atenção para cuidados com os animais em hotéis para pets

Os relatos do tutor e do dono do estabelecimento dão conta de que o animal foi asfixiado pela própria coleira durante uma tentativa de fuga

Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 16/06/2021 às 9:00 | Atualizado em 16/06/2021 às 9:17
O cachorro tinha 11 meses e era da raça border collie - PIXABAY

Um cachorro da raça border collie morreu na madrugada do último sábado (12) durante estadia em um canil localizado em Aldeia, Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife. Os relatos do tutor e do dono do estabelecimento dão conta de que o animal foi asfixiado pela própria coleira durante uma tentativa de fuga. O polêmico caso circulou por grupos de WhatsApp, chamando atenção para a necessidade de cuidados com os animais em hotéis para pets.

Segundo o tutor, que preferiu não se identificar, o cão “sempre foi muito ansioso”. “Sempre que eu saía com ele, ele tentava fugir para voltar para casa. Uma vez, ele chegou a sair da coleira quando ainda estávamos no estacionamento do prédio e ficou esperando no elevador”, disse, abalado.

O canil indenizou o dono do animal, e o advogado do estabelecimento entrará com representação jurídica contra calúnia e difamação por supostas "informações falsas" que estão sendo compartilhadas nas redes sociais, como a de que o cuidador teria praticado maus tratos contra o pet. Ele defende que a “fatalidade”, como chama, aconteceu enquanto ele dormia.

“Durante o dia, ele pulou o muro. O dono disse para eu tomar cuidado, porque ele pulava muito. Mas, de sexta para sábado, isso aconteceu. Quando acordei o vi enforcado”, disse. Ele ainda diz que não só trabalha com cachorro, como sua “vida é dedicada a cachorros”. “O canil é dentro da minha casa. Eu vivo para isso. Foi uma fatalidade, um acidente".

A repercussão do caso na internet rendeu críticas ao canil. Em uma publicação no Instagram, uma internauta questionou “quantos mais terão que partir até que as pessoas entendam [que] a culpa não é do cão?”. Outra, disse: “o canil tem culpa sim! Mostra claramente que o cão estava preso com um enforcador sem nenhuma supervisão! Não é possível que ninguém ouviu nada? Animais têm sentimentos! Imagino o quanto esse anjo sofreu sem nenhum socorro”.

O psicólogo canino Nahum Anselmo afirmou que os abrigos ou hospedagens devem ter especialistas capacitados a lidar com cães com todos os tipos de comportamento, principalmente com os mais ansiosos e apegados aos tutores.

“O chamado ‘cão de companhia’ quer estar perto do dono, da matilha dele, que é como ele nos interpreta. Então, é normal que quando ele se afasta do ambiente dele, da família dele, ele querer achar um meio para voltar àquele local. É importante que quem está hospedando esses cães tenha ciência disso para redobrar a atenção. Tem que ter um especialista atento, porque se não o animal vai ficar preso no canil e vai aumentar ainda mais o estado de estresse dele”, disse.

O especialista também explicou à reportagem que é comum casos de ansiedade em cachorros, principalmente mais novos, e que exercícios para aliviar a tensão devem ser rotina na vida desses animais.

“Ele tem que socializar, tem que passear mais com o dono, ter contato com outros cães para que ele tenha um equilíbrio emocional. Isso também depende muito da idade do cachorro. Tem fase que a ansiedade é muito alta, e gradativamente isso vai diminuindo. Se o dono tem um cachorro assim, tem que dar mais atenção ainda, e não só com carinho.”

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS