Um ciclista foi atropelado duas vezes num intervalo inferior a dois minutos em um cruzamento na cidade de Pontes e Lacerda, no interior do Mato Grosso (MT), no Centro-Oeste brasileiro. O caso aconteceu nesta segunda-feira (9/8), por volta de 18h30, no bairro Bela Vista. A vítima foi identificada como José Luiz Machado Moraes, de 44 anos, e, por muita sorte, não morreu. Episódio mostra a importância da redução de velocidade nas vias urbanas do País e, principalmente, a limitação em 50 km/h na maioria das avenidas.
Não é mais acidente de trânsito. Agora, a definição é outra nas ruas, avenidas e estradas do Brasil
Confira a série de reportagens Por um novo transitar
Trânsito brasileiro mata demais, mutila e custa muito caro
- Colisão na Avenida Boa Viagem: precisamos discutir a velocidade nas ruas e avenidas
- Duplicação da Ponte do Janga, no Grande Recife, expõe pedestres, ciclistas e o descontrole da velocidade
- Por ruas mais calmas e humanas: limite de velocidade de 30 km/h já
- Espanha reduz velocidade das vias urbanas em todo o país; veja vídeo
- Cantora Amanda Wanessa dirigia a 130 km/h, quando a velocidade máxima da PE-60, em Pernambuco, é de 80 km/h. Mesmo assim, caso foi arquivado
- Você sabia que carros novos terão limitador de velocidade? Veja como vai funcionar
- Por que reduzir a velocidade limite das ruas e avenidas é fundamental? Entenda
As cenas gravadas pela câmera de um bar impressionam. O ciclista atravessa a Avenida Marechal Rondon, quando é atingido por uma caminhonete. As pessoas que presenciaram o atropelamento correm para ajudá-lo e chegam a cercá-lo numa proteção humana. Mas, enquanto ele está sendo socorrido pelo grupo, outro veículo, um Gol, se aproxima em velocidade e atropela o homem novamente. Dessa vez com mais violência, ao ponto de a vítima ser arrastada sob o carro por alguns metros.
VEJA O VÍDEO:
Nas imagens também é possível ver um homem desesperado tentando avisar ao condutor do segundo veículo para reduzir a velocidade devido ao atropelamento à frente, mas não consegue. Assustadas, as pessoas que socorriam o ciclistas se afastam e, por pouco, não são atropeladas também. Segundo a imprensa local, o ciclista seguia internado num hospital da cidade, localizada a 450 quilômetros da capital Cuiabá e reconhecida pela grande produção de soja. A princípio, não teria sofrido ferimentos graves. Ao ser atendido pelos bombeiros, estaria consciente e reclamava de dores abdominais. A Polícia Civil estaria apurando o caso.