Muita gente já deve estar sentido - provavelmente há algum tempo - as constatações desta reportagem: as retenções e os congestionamentos no trânsito voltaram a ser semelhantes ao período pré-pandemia de covid-19. Circular pelas ruas e avenidas do Recife e de boa parte da Região Metropolitana está cada dia mais difícil. O volume de veículos cresceu bastante. Em algumas cidades, chegou a duplicar. Ou seja, a regra agora é: vacina no braço, flexibilização dos serviços e trânsito pesado nas ruas. Acostume-se.
- Trânsito brasileiro mata mais do que as armas de fogo
- A indústria é da infração, não das multas de trânsito
- Motos seguem sendo as vilãs do trânsito
- Histórias de dor e impunidade - As vítimas do trânsito brasileiro
- Sem DPVAT, vítimas do trânsito têm futuro incerto e SUS perde recursos
- Como a mudança no Código de Trânsito Brasileiro vai beneficiar quem é bom motorista
- O mau exemplo de Bolsonaro no trânsito. De novo e de novo
- Acidente de trânsito agora é sinistro de trânsito. Entenda a mudança
- Recife adere ao "Laço Amarelo" e responsabilidade para reduzir mortes no trânsito aumenta
- Posso ensinar meu filho sem CNH a dirigir? Veja o que diz o Código de Trânsito Brasileiro
E a constatação é feita com dados dos órgãos de trânsito municipais e também do Detran-PE, que registra aumento no emplacamento de novos veículos e emissão de primeiras CNHs. No Recife, por exemplo, o volume de circulação de veículos ainda não é igual ao período anterior à pandemia, mas já se recuperou em quase 100%. Segundo a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), segue menos de 10% menor do que era em alguns dos corredores que são monitorados e alimentam a base de dados do órgão. Durante a quarentena rígida, a diminuição de carros circulando alcançou 67% em relação ao tráfego anterior à crise sanitária. Mas no fim de agosto, o volume de veículos é apenas 14% menor.
Veja a situação de alguns corredores viários da capital
-A Avenida Mascarenhas de Moraes, na Zona Sul do Recife, registrava uma média de 53 mil veículos antes da pandemia no ponto próximo ao Aeroporto Internacional do Recife, no sentido Centro-subúrbio. Com a quarentena rígida, houve uma diminuição de 63% no número de veículos. Atualmente, a via ainda registra uma diminuição de 8,7% em relação ao período anterior à crise sanitária.
-Já a Avenida Boa Viagem, também na Zona Sul, registrava uma média de 29 mil veículos diariamente antes da pandemia, nas proximidades do 3º Jardim. Com a quarentena, houve a diminuição de 70% no volume de veículos. Atualmente, a via ainda tem um número 5,2% inferior ao período pré-pandemia.
-A Avenida Agamenon Magalhães, na área central da cidade, registrava 52 mil veículos antes da pandemia, no ponto próximo à Reitoria da UPE, em Santo Amaro, sentido Olinda. Com a quarentena rígida, houve uma diminuição de 63% na quantidade de veículos no local. Atualmente, o tráfego ainda é 17% menor ao período anterior à crise sanitária.
JABOATÃO DOS GUARARAPES
Em Jaboatão dos Guararapes, no limite Sul do Recife, o retorno do trânsito foi ainda maior. Mais que duplicou no primeiro semestre de 2021. Segundo dados da prefeitura, a média de veículos circulando na cidade em janeiro foi de 300 mil. Em agosto, subiu para a média de 620 mil. As informações são de contagens e monitoramentos feitos pela Secretaria Executiva de Ordem Pública e Mobilidade de Jaboatão.
Há possibilidade, inclusive, desse crescimento ser ainda maior porque a contagem é realizada predominantemente nas vias que cortam os bairros de Piedade, Candeias e Barra de Jangada. Principalmente o binário formado pelas Avenidas Barreto de Menezes e Arão Lins de Andrade, em Piedade. A área de Jaboatão Centro, por exemplo, fica de fora. “Isso porque a maioria do sistema viário de Jaboatão Centro é formado por rodovias estaduais (PEs), geridas pelo governo do Estado. Então não temos como saber. Mas sem dúvida o aumento do tráfego tem sido grande na cidade”, explica Adriana Marinho, superintendente da Secretaria Executiva de Ordem Pública e Mobilidade de Jaboatão.
ÔNIBUS
Outra mudança que tem impactado o volume de veículos circulando é a ampliação da frota de ônibus devido ao retorno das atividades econômicas e, principalmente, das aulas nas escolas públicas e privadas. O Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM) reativou metade das 66 linhas suspensas devido às restrições determinadas pelo governo de Pernambuco. Atualmente, 33 seguem sem operar. A suspensão aconteceu nos meses de abril, maio e junho, retornando a partir de julho.
Mas segundo o diretor de Operações do CTM, André Melibeu, das 33 linhas que seguem suspensas, em 9 delas não há qualquer perda para o passageiro porque elas têm linhas com o mesmo trajeto, ou seja, superpostas. “Ou seja, na prática estamos com 24 linhas suspensas, que também estão sendo analisadas pela consultoria contratada para rever a rede de transporte. Temos hoje 173 linhas com 100% da frota ou mais em relação a antes de março de 2020. Estamos com 90% da frota em operação, para uma demanda pagante de 70%”, explica Melibeu. Essa revisão da rede, inclusive, irá subsidiar a futura licitação das linhas que não foram licitadas dez anos atrás. Os estudos estão sendo feitos pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), referência nacional em transporte coletivo.
DETRAN-PE
Os números do Detran-PE também refletem esse retorno ao automóvel pelo pernambucano. Há registro de crescimento da frota de veículos, do emplacamento de novos veículos e até mesmo da emissão da primeira habilitação - algo que vinha apresentando queda antes da pandemia de covid-19. Confira os números:
Crescimento da frota de veículos em PE
MESES PE % RMR % RECIFE %
Janeiro 3.216.702 0,42 1.444.926 0,31 714.111 0,25
Fevereiro 3.224.330 0,24 1.446.843 0,13 714.421 0,04
Março 3.228.554 0,13 1.447.228 0,03 714.084 -0,05
Abril 3.237.477 0,28 1.450.132 0,20 715.281 0,17
Maio 3.248.763 0,35 1.452.257 0,15 715.309 0,00
Junho 3.256.326 0,23 1.454.538 0,16 716.016 0,10
Julho 3.264.561 0,25 1.456.700 0,15 716.497 0,07
Agosto 3.273.304 0,27 1.458.012 0,09 716.295-0,03
Veículos novos registrados por mês em Pernambuco
ANO TOTAL MÉDIA JAN FEV MAR ABRIL MAI JUN JUL AGO SET
2020 110.616 9.218 11.463 8.341 8.547 1.134 1.860 4.605 11.596 12.418 12.579
OUT NOV DEZ
11.423 13.155 13.495
ANO TOTAL MÉDIA JAN FEV MAR ABRIL MAI JUN JUL AGO
2021 86.348 7.1961 1.890 9.352 6.540 13.581 11.550 11.483 11.464 10.488
Emissão de CNHs (Primeira Habilitação) em Pernambuco
ANO TOTAL JAN FEV MAR ABRIL MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ
2020 31.841 4.779 3.757 2.806 2 1 28 1.110 3.359 3.692 4.045 3.856 4.406
ANO TOTAL JAN FEV MAR ABRIL MAI JUN JUL
2021 30.342 4.217 4.044 3.882 3.701 4.991 4.782 4.725