Trânsito, transportes e mobilidade urbana, com Roberta Soares

Mobilidade

Por Roberta Soares e equipe
COLUNA MOBILIDADE

Conheça a nova circulação de Setúbal, na Zona Sul do Recife

Ruas passarão a ter sentido único, o que facilita o tráfego de veículos, mas, principalmente, a travessia de pedestres

Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 04/11/2021 às 12:00 | Atualizado em 04/11/2021 às 12:00
Vendas de automóveis cresce, enquanto a mobilidade urbana piora nas cidades brasileiras. Mas o que você tem a ver com isso? - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

Setúbal, região criada a partir da subdivisão informal do bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, vai ganhar uma nova circulação viária a partir deste sábado (6/11). Na prática, terá um semi-binário para facilitar a entrada e saída e cinco vias transformadas em sentido único na região - localizada no limite de Boa Viagem com o município de Jaboatão dos Guararapes. Além disso, um upgrade na sinalização viária, principalmente a horizontal (aplicada nas ruas) com a requalificação e implantação de 80 faixas de pedestres.

Com a nova circulação, a Rua Mário Souto Maior (que conecta a Avenida Visconde de Jequitinhonha à Rua Sá e Souza - dois eixos paralelos e fundamentais da região) terá sentido único de circulação em direção à Rua Sá de Souza - entrando na área. E para sair da região, o eixo será a Rua General Salgado, também com sentido único de circulação em direção à Avenida Boa Viagem.

ENTENDA AS MUDANÇAS NA CIRCULAÇÃO:

Mudança de circulação em Setúbal (Boa Viagem) - DIVULGAÇÃO

Com a mudança, os motoristas que saíam da Avenida Visconde de Jequitinhonha para chegar na Avenida Mascarenhas de Moraes poderão utilizar a Rua João Cardoso Aires. A Rua Almirante Batista Leão também seguirá em sentido único em direção ao bairro de Boa Viagem a partir da Rua João Cardoso Aires. Já a Rua Major Armando de Souza Mello, que terá o sentido único de circulação para o mesmo sentido implantado a partir da Rua Baltazar Passos. Outra mudança será a implantação de sentido único na Rua José Hipólito Cardoso, dessa vez em direção a Jaboatão dos Guararapes.

A intervenção está sendo executada pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU). Segundo o órgão, além de melhorar a circulação dos veículos, a adoção de sentido único nas vias oferece mais segurança aos pedestres. A travessia fica mais fácil e segura para eles. “Estamos focados em implantar projetos que priorizem a segurança viária das pessoas, por isso, a intervenção trará mais segurança para os que andam a pé com as faixas de pedestres e a implantação das vias com sentido único é um diferencial porque dá mais conforto ao pedestre na travessia, já que os veículos vêm de apenas uma direção”, explica Taciana Ferreira, presidente da CTTU.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS