Mesmo sem ainda enfrentar os grandes corredores viários - como as Avenidas Caxangá e Agamenon Magalhães e o Viaduto Capitão Temudo -, o Recife segue avançando na ampliação da infraestrutura para bicicletas. A capital contará, até fevereiro de 2022, com mais quatro quilômetros de ciclofaixas conectando a área central à Zona Norte da cidade. Será a Ciclofaixa João de Barros, que conectará a Avenida Conde da Boa Vista, no Centro, às Ruas 48 e da Hora, no Espinheiro, na Zona Norte. A implantação já começou a ser feita pela prefeitura e será em duas etapas.
Um ousado plano para a bicicleta no Recife
- Cadê as bicicletas do Bike PE? Usuários relatam dificuldades para usar o sistema de compartilhamento de bikes no Recife
- Com regulamentação, valor que você paga à Uber e 99 vai financiar o transporte público e a bicicleta. O que você acha disso?
- Bike PE aumenta número de estações, mas quantidade de bicicletas segue a mesma, deixando muita gente sem pedalar
- Recife ganha mais uma ghost bike, a bicicleta branca que simboliza a violência contra os ciclistas no trânsito
A primeira fase, já em obras, começa na Rua Nunes Machado, na Boa Vista, passando pela Avenida João de Barros até a Rua Doutor Leopoldo Lins, na área central. De lá, seguirá até a Rua Doutor Carlos Chagas para se conectar à 2ª etapa da Ciclovia Jornalista Graça Araújo, em Santo Amaro. Já a segunda etapa da Ciclofaixa João de Barros será implantada ao longo da pista local Leste da Avenida Agamenon Magalhães. De lá, fará conexão e seguirá pela Rua Quarenta e Oito, Avenida João de Barros e Rua da Hora, onde se conectará com a Ciclofaixa Amélia.
Segundo a prefeitura, haverá um prolongamento até a Rua Marquês do Paraná, também no Espinheiro, e a conexão com a Ciclofaixa Othon Paraíso. Essas conexões do equipamento - garante a gestão municipal - vai proporcionar acesso aos bairros do Torreão, Campo Grande, Graças, Espinheiro, Santo Amaro, Boa Vista e Bairro do Recife.
- Estacionar em ciclovias e ciclofaixas será infração gravíssima. Onde houver guias rebaixadas também
- Ciclofaixas móveis completam cinco anos - cultura ciclável ou puro modismo?
- Recife ganha novas ciclofaixas no Centro e na Zona Norte da cidade. Veja os traçados
- Confira quais as melhores e piores ciclovias e ciclofaixas do Recife
CONEXÕES
Segundo informações da Prefeitura do Recife, ao todo, serão 77 km de rotas cicláveis interligadas entre a Zona Norte e o Centro da capital. A implantação vai beneficiar mais de 2.100 ciclistas que trafegam diariamente na Avenida João de Barros, um número que tende a aumentar com a nova infraestrutura. Com a nova rota, o Recife passará a ter 163 km de malha cicloviária, o que representa um aumento de 580% desde 2013, quando havia apenas 24 km. Em 2021, foram implantados 19 km de novas estruturas cicloviárias, priorizando, especialmente, a conexão entre as rotas.