A história de Chico Science, que fundou e liderou a Nação Zumbi nos anos 1990, deve virar filme em breve. De acordo com a colunista Patrícia Kogut, do jornal O Globo, existem negociações avançadas para um longa-metragem em uma plataforma de streaming.
Ainda segundo a jornalista, a direção irá ficar com Pedro Von Kruger. Ele também assina o roteiro ao lado de Felipe Nepomuceno. Essa dupla trabalhou junta no curta-metragem documental "A Incrível Volta ao Mundo do Tricolor Suburbano" (2013).
Von Kruger é baiano e já dirigiu documentários como Estrada de Sonhos (2015), Memória em Verde e Rosa (2016), além de atuar como produtor e roteiristas para diversas outras obras.
Em 2 de fevereiro de 2022, a morte de Chico Science completou 25 anos. Saiba como o seu legado do gênio está presente nas novas gerações.
A informação do filme também chega em meio aos 30 anos do manguebeat, comemorado a partir do lançamento do manifesto "Caranguejos com Cérebro", marco inicial do movimento, em 1992. No Recife, será realizada a exposição "Manguebeat 30", com curadoria de Paulo André Moraes, no Cais do Sertão.
Recentemente, o Teatro Guararapes, em Olinda, mudou de nome para Teatro Guararapes - Chico Science, em homenagem ao músico. Apesar das efemérides, a Nação Zumbi anunciou uma pausa por tempo indeterminado. O último show foi realizado no camarote Parador, no Recife, em 16 de abril.
Chico Science começou a carreira no bloco afro Lamento Negro, misturando maracatu com reggae, funk, rap, rock e pop. Após rodar o mundo o Nação Zumbi, ele morreu em 1997, aos 31, em um trágico acidente de carro.