O Santa Cruz completa 107 anos nesta quarta-feira (3) e começou a comemorar já na noite desta terça-feira (2), ao derrotar o Itabaiana e garantir uma vaga na fase de grupos da Copa do Nordeste. Com transmissão da TV Jornal, o tricolor recebeu a equipe sergipana no Arruda para o segundo jogo da pré-Copa do Nordeste, e venceu por 2x0 - as equipes ficaram no empate por 2x2 no primeiro jogo, realizado na semana passada, em Sergipe, levando a decisão para o segundo jogo. A vitória tricolor foi construída com gols de Chiquinho e Lourenço.
>> Maycon Cleiton confirma que está negociando com o Bragantino
>> Executivo do Santa Cruz fala sobre possíveis saídas de atletas para 2021
Classificado, o Santa Cruz se junta aos times do subgrupo 2: Fortaleza, CSA e CRB para o sorteio que acontece na próxima quinta-feira (4). A participação na próxima etapa da competição vale uma boa cota. Ano passado, o Santa Cruz recebeu R$ 1,7 milhão.
- Pro Santa entra com pedido de impugnação da chapa de situação do Santa Cruz
- Santa Cruz estende contrato de Martelotte e mais seis atletas
- Em debate na Rádio Jornal, candidatos à presidência do Santa Cruz trocam farpas e apresentam suas propostas
- Santa Cruz oficializa saída de quatro jogadores
- Eleição do Santa Cruz aguarda resposta de órgão do governo para seguir com trâmites
O jogo
A partida começou morna. As duas equipes levaram alguns minutos para aquecer os motores e entrar no clima de decisão que o jogo carregava, mas foi o Santa Cruz que acertou o passo primeiro. No entanto, o primeiro lance de perigo aconteceu apenas aos 28 minutos, quando o Tricolor do Arruda teve uma falta perto da meia lua do seu campo de ataque. Chiquinho cobrou, mas mandou a bola no travessão.
Melhor em campo, o Santa voltou a ter uma boa chance aos 38, desta vez com Lourenço chutando de fora da área. O goleiro Remerson caiu para fazer a defesa, dando escanteio para a equipe da casa. Na cobrança, Chiquinho mandou direto para o gol e Remerson defendeu novamente.
O Santa Cruz crescia na partida e já na reta final da primeira etapa conseguiu abrir o placar. Aos 42 minutos, Chiquinho, pelo lado esquerdo e de fora da área, chutou forte, mandando a bola no canto do gol. A partida foi para o intervalo com vitória parcial da equipe coral por 1 a 0.
Para o segundo tempo, jogo mais equilibrado, mas os donos da casa ainda eram superiores em campo. Apesar disso, foi o Itabaiana que assustou logo no início do tempo complementar. Aos 4 minutos, Ila bateu falta com perigo e mandou a bola por cima, mas pertinho do travessão tricolor. O Santa reagiu da melhor maneira. Com 10 minutos do jogo, Lourenço viu um espaço na defesa adversária e chutou de fora da área. Remerson defendeu e Lourenço deu o recado. Aos 14 minutos, Toty arrancou pela direita, mandou para Chiquinho, que aproveitou e cruzou para Victor Rangel. Remerson defendeu, mas Lourenço aproveitou o rebote para marcar o segundo gol coral no jogo.
Mesmo na frente, o Santa Cruz continuou pressionando o Itabaiana. Aos 34 minutos, André, dentro da área, se livrou da marcação, e chutou com perigo, mas mandou a bola para fora, passando pertinho da trave. As emoções do segundo tempo não pararam por aí. Já nos acréscimos, após cobrança de escanteio do Itabaiana, a bola bateu na mão de Pipico e o árbitro marcou pênalti. Thiago Santos bateu muito mal e mandou a bola à esquerda do gol tricolor.
Ficha do jogo:
Santa Cruz: Luiz Fernando; Toty (Augusto Potiguar), William Alves, Célio Santos e Perí (Denilson); André, Paulinho, Chiquinho e Didira (Tinga); Lourenço (Bileu) e Victor Rangel (Pipico). Técnico: Marcelo Martelotte.
Itabaiana: Remerson, Grafite, Diego Bispo, Hugo e Paulinho; Jacobina, Batatinha (Rodrigo), Téssio (Rafael Cruz) e Harrisson (Pedro Henrique); Ila e Thiago Santos. Técnico: Maurílio Silva
Arbitragem: Jose Henrique de Azevedo Junior (MA), Antonio Adriano de Oliveira e Antonio Fernando de Sousa Santos (Ambos de MA).
Cartões amarelos: Paulinho (Itabaiana), Thiago Santos (Itabaiana), Luiz Fernando (Santa Cruz), Diego Bispo (Itabaiana), Chiquinho (Santa Cruz), Rafael Assis (Itabaiana).
Gols: Chiquinho (Santa Cruz), Lourenço (Santa Cruz).