O Estado de Pernambuco monitora 38 casos suspeitos do novo coronavírus, segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Até agora, 33 casos da doença foram descartados. Pernambuco segue com dois casos confirmados e um é considerado "provável". Até a última quinta-feira (12), quando houve a confirmação do contágio importado da Covid-19, o Estado monitorava 12 casos.
>> Pernambuco é o nono estado brasileiro com caso confirmado de coronavírus
O governador Paulo Câmara (PSB) ordenou, nesta sexta-feira (13), a proibição da atracação de passageiros no Porto do Recife. A decisão vai valer enquanto durar o estado de emergência provocado pela pandemia do novo coronavírus.
>> O que significa uma pandemia e o que muda com a declaração da OMS sobre coronavírus
De acordo com o secretário de Saúde do Estado, André Longo, quatro atracações de navios estavam previstas para acontecer agora em março, o que significa dizer que 4.738 passageiros viriam ao solo pernambucano. Em abril, mais quatro navios viriam ao Estado com 6.295 passageiros. Ao todo, 11.033 pessoas não poderão vir a Pernambuco.
André Longo informou também que haverá uma reunião com o governador Paulo Câmara (PSB) para discutir sobre os impactos que a pandemia do novo coronavírus tem sobre os eventos em Pernambuco. “Amanhã [sábado, 13] vamos nos reunir com o governador para avaliar impactos de eventos em massa em Pernambuco diante das recomendações do Ministério da Saúde no enfrentamento do coronavírus”, explica.
>> Dólar sobe 3,9% na semana e fecha em novo recorde histórico por coronavírus
>> O que escolas podem fazer para prevenir o contágio do coronavírus?
>> Saiba quais são os seus direitos e deveres trabalhistas em tempos de coronavírus
>> Veja eventos e atrações culturais afetados pelo coronavírus em Pernambuco
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
>>Teste para novo coronavírus será coberto por planos de saúde, diz Ministério
>> Saiba quais são seus direitos no caso de cancelamento de viagens devido ao Coronavírus
>> Hospital Oswaldo Cruz terá 120 novas vagas para tratar do coronavírus
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nessa quarta-feira (11) que a epidemia de Covid-19, que infectou mais de 110.000 pessoas em todo mundo desde o final de dezembro, pode ser considerada uma "pandemia", mas que pode ser "controlada".
"Estamos profundamente preocupados com os níveis alarmantes de propagação e de gravidade, bem como com os níveis alarmantes de inação" no mundo, declarou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva em Genebra.
"Consideramos, então, que a Covid-19 pode ser caracterizada como uma pandemia", afirmou.