Bloco 'Enquanto Isso na Sala de Justiça' cancela prévia de Carnaval por causa da covid-19

Para fundador do bloco, 'é impensável qualquer tipo de ação que cause aglomeração'
Thalis Araújo
Publicado em 10/12/2020 às 20:17
Bloco completa 26 anos em 2021 Foto: GUGA MATOS/ACERVO JC IMAGEM


Mais um bloco carnavalesco foi impactado pelo crescimento dos números da pandemia do novo coronavírus em Pernambuco. Desta vez, o tradicional Enquanto Isso na Sala de Justiça cancelou a prévia do Carnaval 2021, que aconteceria em janeiro. A decisão foi tomada pelos três organizadores da atração, que completará 26 anos.

De acordo com Edinho Moraes, fundador e organizador do bloco, "é impossível pensar em algum evento carnavalesco que não tenha aglomeração. Isso está fora de cogitação", disse.

Na última edição, ocorrida neste ano, cerca de 8 mil pessoas compareceram à prévia.

>> Pernambuco chega a dez dias seguidos com média de casos de covid-19 acima de mil; alta nesta quinta é de 62%

>> Governo de Pernambuco garante que está pronto para receber a vacina contra a covid-19

"Acho que não faria sentido. Carnaval sem aglomeração, sem contato físico não existe. Não existe Carnaval com distanciamento social " - Edinho Moraes - Fundador e organizador do bloco

O cancelamento também foi decidido como um homenagem ao jornalista Beto Rezende, que morreu em agosto passado, justamente por ter contraído o novo coronavírus. Ele era um dos fundadores do bloco. "Ele era uma pessoa muito importante para nós, um amigo. Não tem sentido algum a gente provocar algo sem ter uma cura ou uma vacina, em respeito a Beto Rezende e aos quase 180 mil mortos."

>> Covid-19: Bares e restaurantes terão que fechar às 20h nas vésperas de Natal e revéillon em Pernambuco

Ainda segundo Edinho, não há uma decisão concreta da direção a respeito do desfile em outra época do ano. "O que a gente sabe é que não vai rolar festa agora em janeiro, como naturalmente a gente faria, e outras definições a gente vai conversando. Mas eu acho pouco provável, porque não temos nem certeza de uma vacina", completou.

O Enquanto Isso na Sala de Justiça é um bloco que surgiu nos da década de 1990. Naquela época, bingos bancavam as orquestras do bloco. Com o crescimento, surgiram as prévias, que são cada vez mais conhecidas por uma folia que agrega heróis e vilões.

Homem da Meia Noite também não vai desfilar

O tradicional Homem da Meia Noite, conhecido por abrir alas para a festa de momo na madrugada do Sábado de Zé Pereira, também não vai desfilar em 2021, por causa da pandemia da covid-19. Até o presente momento, as festas de Carnaval não foram proibidas pelo Governo de Pernambuco. No entanto, algumas prefeituras já cancelaram as festas.

“Em 2021, infelizmente, não teremos o nosso desfile oficial devido à pandemia e, acima de tudo, em respeito à vida. Preservar vidas é fundamental em um momento como esse. É uma decisão difícil, importante, mas acreditamos que é a melhor que poderíamos tomar”, disse o presidente da agremiação, Luiz Adolpho, em vídeo publicado nas redes sociais.

TAGS
pernambuco Carnaval pandemia coronavírus covid-19 homem da meia noite
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory