retomada

Tudo que você precisa saber sobre a flexibilização das medidas restritivas em Pernambuco

Após Pernambuco passar 14 dias sob quarentena rígida, as restrições adotadas no período começam a ser flexibilizadas a partir desta quinta(1º)

Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 01/04/2021 às 7:33 | Atualizado em 01/04/2021 às 9:17
Novo plano de convivência, válido até o dia 25 de abril, foi publicado nesta quinta no Diário Oficial do Estado e contém um esquema com as regras para cada atividade - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

Após Pernambuco passar 14 dias sob quarentena rígida para tentar conter o avanço da covid-19, as restrições adotadas no período começam a ser flexibilizadas a partir desta quinta-feira (1º), com a implementação do novo Plano de Convivência, permitindo o retorno das atividades sociais e econômicas. O documento, que é válido até o dia 25 de abril, foi publicado nesta quinta no Diário Oficial do Estado e contém um esquema com as regras para cada setor (confira abaixo).

Entre as principais restrições estão a redução do horário de funcionamento dos estabelecimentos e a limitação de públicos nesses espaços. Além disso, será feito um escalonamento de horário das atividades, baseado na importância socioeconômica de cada delas, bem como na avaliação de risco de aglomeração e  contaminação que tais lugares podem oferecer.

O escalonamento leva em consideração ainda a particularidade de cada região do Estado. Assim, os setores de comércio e serviço funcionarão nos dias úteis, das 10h às 20h, e nos finais de semana e feriados das 9h às 17h, na Região Metropolitana do Recife (RMR). No interior de Pernambuco, as regras são diferentes. Segundo o novo Plano de Convivência com a covid-19, as cidades fora da RMR poderão iniciar suas atividades de segunda a sexta-feira às 5h terminando às 20h, com limite máximo de 10h de atividade. No final de semana e feriados começando às 6h terminando às 17h, com um limite máximo de 8h de funcionamento.

Entenda como será o funcionamento das atividades 

Lanchonetes, restaurantes e bares de todo Estado, por sua vez, poderão abrir as portas das 5h às 20h durante a semana e das 9h às 17h nos finais de semana. A capacidade de clientes em atendimento no estabelecimento é de 50% do total, enquanto delivery, drive thru e pontos de coleta podem funcionar mesmo após as 20h durante a semana e após as 17h nos finais de semana.

As igrejas, que não puderam funcionar com cultos presenciais durante os últimos 14 dias, estão autorizadas a receber os fiéis das 5h às 20h durante a semana e das 5h às 17h nos fins de semana e feriados.

Academias e similares também poderão reabrir das 5h às 20h durante a semana e das 5h às 17h nos fins de semana e feriados, com 30% da capacidade total. Já os que quiserem praticar atividades físicas individuais nas praias poderão retomar o hábito a partir da segunda-feira (5).

Escolas privadas de Pernambuco iniciam a retomada das aulas em 5 de abril. Já a rede estadual começam a voltar no dia 19 de abril; as da rede municipal, a partir de 26 de abril.

Entre as atividades que retornarão a partir de 1º de abril em Pernambuco estará a liberação das praias para atividades físicas individuais e banho de mar. No entanto, o retorno será gradual e neste primeiro momento não será permitido o uso de guarda-sol, barraca ou a comercialização de bebidas e comidas no local. Calçadões, parques, praças e ciclofaixas voltam a ficar abertos ao público.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Jornal do Commercio PE (@jc_pe)

Confira outras flexiblizações:

Confira a íntegra do novo Plano de Convivência

 

Jornal do Commercio

Atividades proibidas

Sem previsão de retorno no novo plano, seguem proibidas as seguintes atividades:

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS