A previsão da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) indica a probabilidade de chuvas com intensidade moderada a forte, com potencial de ultrapassar os 50 milímetros, em todas as regiões de Pernambuco. De acordo com a Apac, o alerta de chuva é focalizado nas regiões do Agreste, Mata Sul e Sertão do Pajeú, podendo se estender também para as regiões da Mata Norte, Região Metropolitana do Recife e Sertão do Moxotó, estendo-se até esta quinta-feira (15).
- ''Tivemos um fenômeno anormal, além do projetado para suportar'', diz João Campos sobre chuvas no Recife
- Deslizamentos de barreiras, quedas de árvores e 270 pessoas desalojadas; veja balanço da chuva em Pernambuco
- Mesmo com trégua das chuvas, pontos de alagamento seguem causando transtornos no bairro do Jordão, na Zona Sul do Recife
- Confira saldo das últimas chuvas no Grande Recife e o que as prefeituras prometem fazer para amenizar efeitos
- "Foi um milagre de Deus". O relato da adolescente resgatada pelo pai ao ser soterrada por barreira durante chuva no Recife
- Confira ações que a Prefeitura de Olinda promete fazer após destruição causada pelas chuvas
- Confira ações que a Prefeitura de Camaragibe promete fazer após deslizamentos de barreiras por fortes chuvas
- Confira ações que a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho promete fazer após fortes chuvas atingirem a cidade
- À beira do precipício. A fragilidade de uma vida segurada por lona em morro do Recife durante chuvas
Segundo a previsão, o período em que as chuvas deverão ocorrer será entre a noite de hoje (Quarta - 14) e ao longo do dia desta quinta-feira (15). A quantidade de chuvas tem origem no sistema na Zona de Convergência Intertropical - ZCIT, comum de acontecer durante essa época do ano, conforme a agência.
A Apac orienta que a população deve seguir as orientações da Defesa Civil do seu município.
Chuvas no Estado
Desde a última sexta-feira, sobretudo a Região Metropolitana do Recife, tem sido atingida por fortes chuvas. As maiores precipitações acumuladas no sábado e no domingo foram registradas nos municípios de Olinda (327mm), o equivalente a 102% do esperado para o mês de abril, Recife (292 mm), 89% do esperado para o mês, Cabo de Santo Agostinho (274mm) 119% do esperado, Jaboatão dos Guararapes (274 mm) 97% do esperado, Camaragibe (268mm) 96% do esperado, São Lourenço da Mata (260mm) 106% do esperado para o mês de abril, de acordo com a Apac.