A Região Metropolitana do Recife (RMR) deve contar com uma orla interligada, indo do bairro de Barra de Jangada, em Jaboatão dos Guararapes, ao Pina, na Zona Sul da capital pernambucana. O projeto será apresentado na manhã desta quinta-feira (1º) pela Prefeitura de Jaboatão. A medida prevê a requalificação da orla da cidade e a construção de um calçadão, que terá dois quilômetros de extensão, em Piedade.
- Paradisíaca Praia de Barra de Jangada, em Jaboatão dos Guararapes, sofre com invasões e construções irregulares
- Tartaruga ameaçada de extinção põe mais de 100 ovos na Praia de Piedade, no Grande Recife
- Deputado do Ceará alega imunidade parlamentar, descumpre decreto estadual em praia de Pernambuco e é levado para delegacia. Veja vídeo
- Emlurb esclarece que água escura na Praia de Boa Viagem não é esgoto. Entenda
- Com tempo nublado, 1º domingo com comércio liberado na Praia de Boa Viagem, no Recife, tem movimento moderado
Ao todo, serão três etapas. A primeira fase vai ser iniciada na Capela de Nossa Senhora da Piedade, próximo ao "Posto 10" de observação do Corpo de Bombeiros, e finalizada ainda em 2021. Obra deve ser finalizada na junção com o calçadão de Boa Viagem, na Zona Sul da capital pernambucana.
Problemas na orla da cidade
A orla de Jaboatão enfrenta problemas de degradação e falta de manutenção. Em 5 de junho a reportagem do JC visitou a praia de Barra de Jangada e constatou invasões e construções irregulares no local. Ao percorrer a beira-mar, não é difícil encontrar pontos murados que bloqueiam a visão da faixa de areia.
Em janeiro de 2020, uma pista em um trecho próximo à ilha começou a ser aberta na praia. Ela cortaria uma área de desova de tartarugas marinhas, fator que por si só deveria proibir a construção. A obra era realizada pela Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, que, à época, explicou que se tratava de um prolongamento da Avenida Bernardo Vieira de Melo. Após a polêmica, o Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE) deferiu uma medida cautelar que determinou a suspensão da construção.