Com informações do repórter Michael Carvalho, da TV Jornal
A movimentação está intensa em frente à Igrejinha de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, Grande Recife, neste feriado de 7 de setembro. Apesar disso, o público respeita a determinação que proíbe banho de mar em um trecho de 2,2 km da praia, após dois banhistas terem sido atacados por tubarões em julho - e um deles vindo a falecer.
Este foi o primeiro feriadão desde a determinação tomada pela Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, e, para o gerente de operações da Secretaria de Ordem Pública e Mobilidade da cidade, Neemias Rodrigues, o balanço positivo é fruto do "trabalho de conscientização e fiscalização que vem sendo realizado seguindo as diretrizes da gestão municipal".
- Vítima de novo ataque de tubarão na Igrejinha de Piedade também estava no raso, afirmam bombeiros. Veja estado de saúde atualizado
- Banhista atacado por tubarão na Igrejinha de Piedade foi alertado para não entrar no mar; veja o que dizem testemunhas
- Vídeos: veja como foi o resgate da vítima de ataque de tubarão na Igrejinha de Piedade
- Com interdição do mar após ataques de tubarão, comerciantes da praia na Igrejinha de Piedade pedem atenção do poder público
- Veja punição para quem insistir em entrar no mar na Igrejinha de Piedade, interditada após ataques de tubarão
- Uma semana após novo ataque de tubarão, movimento é tranquilo na Igrejinha de Piedade
- Morte de banhista por ataque de tubarão na Igrejinha de Piedade completa 1 mês; veja o que mudou depois do incidente
"Hoje, o banhista que vem para essa área vem consciente que não vem tomar banho, mas para ficar em sua barraca com sua família. Tudo isso visa, exclusivamente, a incidência de novos acidentes com animais marinhos", afirmou.
Desde 27 de julho, o banho de mar em um trecho de 2,2 km da praia de Piedade está proibido. A interdição ocorrerá por tempo indeterminado e compreende a área localizada entre a Igrejinha de Piedade e o Barramares Hotel.
Para implementar a medida dura e inédita no litoral pernambucano, fiscais da prefeitura Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar participam de ações. Caso banhistas se recusem a sair do mar, serão conduzidos por policiais até a delegacia mais próxima e poderão responder por desacato policial - medida autorizada desde 2014 por decreto estadual. A caminhada pela areia e o comércio de praia estão liberados, mas o banho de mar é proibido.
Comerciantes do ponto, entretanto, ainda consideram o movimento inferior ao que estavam acostumados. "Para ser no 7 de setembro, está fraquíssimo. Tem muita gente, mas o feriado, em uma hora dessa, era para ter muito mais. Pelo banho estar proibido, o movimento está razoável, não está como estamos acostumados a ter no 7 de setembro", disse Ivan Santos.
Antes da proibição, os comerciantes já vinham sentindo os efeitos da pandemia da covid-19, que manteve o público longe das praias durante longos meses, pelo medo da infecção.
Nesta terça-feira (7), foram confirmados mais 240 casos do novo coronavírus em Pernambuco. Desses, 16 (7%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 224 (93%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 610.980 casos confirmados da doença, sendo 53.520 graves e 557.460 leves. Também foram confirmados sete óbitos, ocorridos entre 11 de abril de 2021 e 2 de setembro de 2021. Com isso, o Estado totaliza 19.476 mortes pela Covid-19.