Ibope/JC/Rede Globo: Mendonça cai 6 pontos desde a primeira rodada da pesquisa e é ultrapassado numericamente por Marília e Patrícia

Números mostram, contudo, que devido à margem de erro de 3 pontos percentuais do estudo, o democrata está tecnicamente empatado com as candidatas no segundo lugar da disputa
JC
Publicado em 29/10/2020 às 22:37
DEM Candidato caiu cinco pontos em relação à segunda rodada da pesquisa, que foi divulgada no dia 15 de outubro: de 18% para 13% Foto: DIVULGAÇÃO


. - Eleições 2020

Candidato a prefeito pela coligação Recife Acima de Tudo (DEM, PSDB, PTB e PL), Mendonça Filho (DEM) foi lembrado por 13% dos entrevistados na terceira rodada da pesquisa Ibope/JC/Rede Globo, divulgada na noite desta quinta-feira (29). O resultado mostra que o democrata recuou 6 pontos percentuais desde o primeiro levantamento, publicado no dia 2 de outubro, quando aparecia tecnicamente empatado com o primeiro colocado, João Campos (PSB), que agora tem 31% das menções.

Com o desempenho atual, Mendonça está numericamente em quarto lugar na pesquisa, mas levando-se em consideração a margem de erro do levantamento, que é de 3 p.p, ele está empatado no segundo lugar com as candidatas Marília Arraes (PT), que recebeu 18% das citações, e Delegada Patrícia (Pode), mencionada por 16% dos pesquisados. O postulante foi procurado para comentar os resultados do estudo, mas a sua assessoria de imprensa afirmou que ele não falaria sobre o tema.

Artes/JC - Terceira pesquisa para Prefeitura de Recife

 

A terceira rodada da pesquisa, encomendada pelo Jornal do Commercio e Rede Globo, foi realizada entre os dias 27 e 29 de outubro de 2020. Foram entrevistados presencialmente 1001 votantes do Recife e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número PE00353/2020.

>> Ibope/JC/Rede Globo: No Recife, João segue na liderança; 2º lugar tem empate técnico, mantendo tendência de 2º turno

>> Ibope/JC/Rede Globo: João vence todos os candidatos a prefeito do Recife em simulação do segundo turno

>> Ibope/JC/Rede Globo: Marília Arraes foi a única que cresceu acima da margem de erro na terceira rodada

>> Ibope/JC/Rede Globo: Aliados de João já consideram disputa final no segundo turno

>> Ibope/JC/Rede Globo: Na terceira rodada de pesquisa, 7 dos 11 candidatos a prefeito do Recife permanecem com 1% das intenções de voto

>> Ibope/JC/Rede Globo: No Recife, Delegada Patrícia é a que teve maior aumento no índice de rejeição

Ao observarmos os dados do democrata no estudo, chama a atenção o fato de que a piora do seu desempenho aconteceu em todos os estratos analisados, mas principalmente entre os eleitores com renda familiar de mais de cinco salários mínimos (de 26% para 15%), entre os que avaliam negativamente a gestão municipal (de 20% para 11%) e entre os que avaliam positivamente a gestão municipal (de 20% para 12%).

Houve queda também entre os eleitores com 55 anos anos ou mais (de 27% para 17%), homens (de 22% para 13%), entre os entrevistados com ensino fundamental (de 20% para 13%), entre os católicos (de 20% para 13%) e entre aqueles que têm de 35 a 44 anos (de 18% para 11%).

A Delegada Patrícia, com quem Mendonça protagonizou um duro embate nesta semana, por sua vez, cresceu entre os eleitores que ganham cinco salários mínimos ou mais e entre aqueles que avaliam a administração municipal ruim ou péssima.

SEGUNDO TURNO

O Ibope realizou simulações de segundo turno entre os candidatos melhor posicionados no levantamento, mas o candidato do DEM perde em todos os cenários. Quando disputa com João Campos, o socialista tem 46% das intenções de votos contra 32% de Mendonça.

Na simulação com Marília Arraes, a petista somou 43% das menções, contra 34% do democrata. Na disputa com a Delegada Patrícia, a policial fica com 45% das lembranças e Mendonça com 33%.

No quesito rejeição, o democrata verificou um aumento de 2 p.p desde a última rodada da pesquisa, divulgada no dia 15 de outubro. Agora, 30% dos entrevistados afirmaram que não votariam de jeito nenhum no ex-ministro da Educação.

AGENDA

Em encontro com representantes do Sindicato dos Fazendários do Município do Recife nesta quinta-feira (29), o candidato do DEM à prefeitura, Mendonça Filho, apresentou as suas propostas para a redução da carga tributária na capital pernambucana e estímulo à geração de emprego e renda. A candidata a vice-prefeita na sua chapa, Priscila Krause (DEM), também participou da reunião. "O recifense é o cidadão que mais paga impostos no Norte e Nordeste. Tem gente saindo daqui para abrir comércio na Paraíba. Os comerciantes e micro e pequenos empreendedores são tratados como adversários pela prefeitura do PSB, que não ajuda e ainda atrapalha a vida de quem gera emprego e renda", afirmou, na ocasião.

"Vamos criar o Simplifica Recife, uma política de desburocratização para estimular o empreendedorismo e a geração de empregos. Também vamos aderir à lei de Liberdade Econômica, que possibilita que pequenos empreendedores entrem na formalidade sem pagar caro à prefeitura. E, por fim, faremos a revisão da legislação tributária para que o Recifense pague menos impostos, principalmente os recifenses mais pobres. Nossa agenda de compromissos se assemelha à do Sindicato dos Fazendários no sentido de fazer a economia do Recife crescer", cravou Mendonça. Durante a noite, o postulante participou de debate promovido pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Nesta sexta-feira (30), o ex-governador estará, pela manhã, no II Seminário: O que pensam os candidatos a prefeito do recife sobre políticas públicas para pessoas com deficiência. Às 21h, o democrata se reúne com um grupo de artistas no bairro do Pina.

TAGS
EleiçõesSJCC Eleições 2020 Mendonça Filho
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory