Atualizada em 16.02.21, às 11h41
Foi aprovado pela Câmara Municipal do Recife (CMR) nesta terça-feira (16), um requerimento da vereadora Andreza Romero (PP) no qual solicita ao prefeito da capital pernambucana, João Campos (PSB), que todo dinheiro que seria usado para promover o Carnaval 2021 na cidade, cancelado por causa da pandemia de covid-19, seja revertido para a construção de unidades de saúde e ações para o combate ao novo coronavírus.
Na justificativa do requerimento, que havia sido protocolado em 21 de janeiro, mas estava parado por causa de um pedido de vista da vereadora Liana Cirne (PT) e de seu colega Ivan Moraes (PSOL), Andreza afirma que, diante do atual estado da pandemia, é importante que a rede de saúde pública do Recife esteja preparada para atender adequadamente a população.
- Retorno das aulas presenciais no Recife será tema de Audiência Pública na Câmara
- Comissão de Direitos Humanos da Câmara do Recife terá nova disputa entre Michele Collins e Ivan Moraes
- Câmara do Recife firma parceria com Emprel para implantar assinatura digital
- Mendonça Filho cobra posição de Geraldo Julio sobre indiciamento de ex-secretário de Saúde do Recife
- Michele Collins segue presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara do Recife
- Vereador quer proibir uso de patente militar na Câmara do Recife
- TCE-PE apura regularidade de compra de R$ 16 milhões da Secretaria de Educação do Recife
"Em todo o país, as cidades onde ocorrem as principais festas cancelaram ou suspenderam os eventos para não causar aglomerações e evitar a disseminação do novo coronavírus, razão pela qual é importante que a rede de saúde pública do Município do Recife esteja preparada para prestar a devida assistência à população", explica a parlamentar.
No último dia 9 de fevereiro, a vereadora de primeiro mandato chegou a criticar a manobra dos colegas de oposição para atrasar a análise do requerimento.
“O ato em si não é errado, o pedido de vistas é regimental. No entanto, o requerimento teve tempo para ser analisado e, agora, cabia sua discussão e votação. Se obtivesse a maioria, a indicação seria encaminhada. Foram oito dias sob análise e, com o novo prazo, chegaremos a duas semanas. Se continuarmos agindo assim, semana após semana, quais projetos conseguiremos votar?”, questionou.
Ordem do dia
O requerimento da progressista deve ir à apreciação dos vereadores por volta das 10h desta terça-feira, quando os parlamentares também devem debater sobre outras iniciativas, como requerimentos para pavimentação de ruas, limpezas de canais, obrigatoriedade de vacina em todos os profissionais da Rede de Ensino Municipal do Recife para a volta às aulas. Além da inserção de novos grupos entre os prioritários para a vacinação e a criação do Auxílio Municipal Emergencial (Ame).