O vídeo publicado pela Secretaria Especial da Cultura do governo Jair Bolsonaro, na madrugada desta sexta-feira (17), trouxe de volta ao noticiário Joseph Goebbels, chefe do Ministério da Informação e Propaganda na Alemanha nazista. Isto porque nele, o secretário Roberto Alvim celebrou a divulgação do Prêmio Nacional das Artes parafraseando trechos de um discurso de Goebbels. O vídeo foi apagado dos perfis da Secretaria nas redes sociais.
É possível notar a semelhança nas falas de Alvim e Goebbels em diversos momentos do vídeo, que tinha duração de aproximadamente um minuto. Além disso, o vídeo também tinha como música de fundo uma ópera de Wilhelm Richard Wagner (1813/1883), compositor preferido de Adolf Hitler. O portal UOL exemplificou as semelhanças, selecionando e comparando os seguintes trechos:
"A arte brasileira da próxima década será heroica e será nacional. Será dotada de grande capacidade de envolvimento emocional e será igualmente imperativa, posto que profundamente vinculada às aspirações urgentes de nosso povo, ou então não será nada", afirmou Alvim no vídeo postados nas redes sociais.
O Filme de Petra Costa é propaganda? Podcast O Fato É discute o tema:
Listen to A vertigem de Petra é Brasil no Oscar byRádio Jornal on hearthis.at
"A arte alemã da próxima década será heroica, será ferreamente romântica, será objetiva e livre de sentimentalismo, será nacional com grande páthos e igualmente imperativa e vinculante, ou então não será nada", disse o ministro de cultura e comunicação de Hitler em um pronunciamento para diretores de teatro, segundo o livro "Goebbels: a Biography", de Peter Longerich. ,
A frase mais famosa de Goebbles resume sua trajetória no governo nazista: "Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade".
Paul Joseph Goebbles foi um político alemão e Ministro da Propaganda na Alemanha Nazista, entre 1977 e 1945. Nascido em uma família católica da pequena burguesia, Goebbles estudou filosofia alemã, depois que fez doutorado e tentou a carreira como escritor, aderiu ao NSDAP (Partido Nacional-Socialista do Trabalhador Alemão), o Partido Nazista, em 1925.