viagens

Depois de iniciar o carnaval na Região Metropolitana, Raquel Lyra prioriza festas no interior

No Recife, governadora só visitou o Galo da Madrugada; agenda de carnaval da tucana prioriza o interior

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 12/02/2024 às 12:30 | Atualizado em 12/02/2024 às 19:11
Notícia
X

A governadora Raquel Lyra (PSDB) está percorrendo diferentes regiões do estado no Carnaval 2024. Depois de abrir os festejos e participar de agendas na Região Metropolitana do Recife nos primeiros dias de festa, ela está preenchendo os dias de momo em festas no Agreste e na Zona da Mata.

Apesar de ter participado do Galo da Madrugada, no Recife, no último sábado (10), a gestora tucana não compareceu, por enquanto, aos festejos da capital pernambucana realizados no Marco Zero e nos entornos do Recife Antigo, liderados por João Campos (PSB). Veja como está sendo o carnaval de Raquel Lyra.

Raquel abre o Carnaval em Olinda

O Carnaval de Raquel teve início na quinta-feira (8), em Olinda, ao lado do prefeito Professor Lupércio (PSD). A governadora e uma comitiva de secretários acompanharam shows e o desfile do Cortejo Brincantes de Pernambuco, na Praça do Carmo, no Sítio Histórico.

No mesmo dia, aconteceu a abertura do Carnaval do Recife, no grande palco montado no Marco Zero, sem a presença da tucana no evento.

“Não tenho dúvida de que será o maior e melhor carnaval que Pernambuco já viu, além do mais seguro. Já fizemos mais de mil contratações voltadas para artistas pernambucanos, respeitando a cena cultural do nosso Estado. Estamos investindo muito mais na segurança nesse ano, garantindo a integração das operativas por meio da tecnologia. Todos nós estamos trabalhando para garantir o maior e melhor carnaval do Brasil”, disse a governadora Raquel Lyra, em Olinda.

Na sexta-feira (9), o compromisso público de Raquel Lyra foi uma visita ao Centro Integrado de Comando e Controle (CIEE), no bairro de São José, na capital, onde participou de uma reunião com representantes das entidades de segurança do estado e pode conferir de perto os trabalhos das equipes para os festejos.

"São 67 mil lançamentos de homens e mulheres para garantir a segurança pública do nosso Estado. O Centro de Comando Operacional da Defesa Social está funcionando na capital, no Agreste e no Sertão com todas as operativas do Estado para garantir que o folião que brinca em Pernambuco possa voltar para casa com tranquilidade”, disse Raquel.

Agenda de Carnaval no Recife

No sábado (10), aconteceu a primeira participação de Raquel Lyra no Galo da Madrugada enquanto governadora. No ano passado, ela estava reclusa com a família, ainda em luto pela perda do marido, Fernando, que faleceu no final de 2022.

Neste ano, Raquel participou do tradicional café da manhã do Galo, no Forte das Cinco Pontas, e cumprimentou diversas autoridades e personalidades no camarote oficial da folia.

Essa foi a única participação dela nos festejos da capital até o momento. Ela e o prefeito João Campos, no entanto, não se encontraram no evento.

"O carnaval de Pernambuco é um dos mais diversos do País. No nosso Estado nós temos caboclinhos, maracatu, caiporas, caretas, papangus. Na capital temos a festa do Recife Antigo, na Região Metropolitana temos Olinda, um monte de coisa bonita do carnaval de rua, do carnaval de clube, dos camarotes, tem folia para todos os gostos e todas as rendas. É o carnaval mais democrático do Brasil e o Galo, sem dúvidas, encanta o coração de todos. Vamos fazer uma festa linda nesse ano", declarou a governadora.

Veja a transmissão do Galo da Madrugada na TV Jornal

Festa no interior

No domingo (11), teve início a excursão de Raquel pelo interior. Ela começou a viagem pelo Agreste, prestigiando a tradicional folia dos Papangus de Bezerros. Ao lado da vice-governadora Priscila Krause e da prefeita Lucielle Laurentino, a líder do Executivo estadual percorreu as ruas da cidade e cumprimentou foliões.

"Estou muito feliz por estar aqui nos papangus de Bezerros, longa tradição que passa de geração em geração, e se transformou em um dos grandes polos do carnaval do nosso Estado. Bezerros mostra o quanto é rica a possibilidade turística que a gente tem de ter uma experiência incrível em Pernambuco, do Litoral ao Sertão”, comemorou Raquel Lyra.

Ainda no domingo, Raquel foi a Vitória de Santo Antão e visitou o Camarote da Acessibilidade da festa de carnaval da cidade, ao lado do prefeito Paulo Roberto e de secretários estaduais. Ela assistiu a um desfile de carros alegóricos.

"A riqueza cultural do nosso povo é extraordinária, e é isso que nos diferencia de qualquer outro lugar do mundo. Ela é revelada, sobretudo, durante o nosso carnaval. Desde setembro do ano passado que o nosso time vem trabalhando junto com as prefeituras para garantir que a festa seja feita com tranquilidade, da melhor forma possível, com segurança para todos os que vêm para cá e também garantindo a economia girando, com emprego e renda para nossa gente”, destacou a tucana.

Nesta segunda-feira (12), a agenda de Raquel Lyra teve dois compromissos na Zona da Mata: o primeiro foi pela manhã, no Encontro de Maracatus em Nazaré da Mata, no Parque dos Lanceiros Mestre Zé Galindo.

Durante a tarde, a governadora participou da festa de carnaval de Paudalho, no Pátio de Eventos Beira Rio. "Tenho a alegria de vivenciar o carnaval de Paudalho, uma festa incrível. E este ano o Governo de Pernambuco investe R$ 20 milhões na cena cultural pernambucana, para incentivar os nossos artistas. Estamos trabalhando para trazer melhores experiências para aqueles que vêm conhecer a nossa cultura, história e tradição", afirmou.

Caravana segue no interior

Na agenda da governadora, até a noite desta segunda-feira, o único compromisso carnavalesco para esta terça-feira que constava era em Aliança, na Mata Norte.

A gestora vai participar da folia na Associação dos Maracatus de Baque Solto.

Tags

Autor