Trânsito, transportes e mobilidade urbana, com Roberta Soares

Mobilidade

Por Roberta Soares e equipe
TRANSPORTE PÚBLICO

Após pressão contra superlotação, Governo de Pernambuco amplia frota de ônibus no Grande Recife

Anúncio acontece após o MPPE, a OAB-PE e o TCE questionarem a proposta de aumento de 8% nas passagens e a superlotação dos coletivos

Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 26/01/2021 às 7:24 | Atualizado em 26/01/2021 às 12:50
Aglomeração e superlotação em ônibus em Pernambuco - YACY RIBEIRO/JC IMAGEM

O Governo do Estado, por meio do Consórcio Grande Recife, responsável pelo gerenciamento do transporte por ônibus na Região Metropolitana do Recife, anunciou, nessa segunda-feira (25), a ampliação da frota de ônibus na região. O movimento acontece após o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), a Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) questionarem a proposta de aumento de 8% nas passagens e a superlotação dos coletivos em plena pandemia da covid-19. Nesta terça-feira (26), às 8h, haverá uma reunião com representantes do Estado e o TCE para discutir o serviço.

Segundo o governo, entram em circulação, nas próximas duas semanas, 100 novos veículos nas linhas de maior demanda. Por nota, é garantido que, "posteriormente", sem prazo informado, será viabilizada uma ampliação dessa oferta em mais 155 veículos, totalizando 255 novos ônibus à disposição dos usuários do sistema. De acordo com a gestão, a medida resulta do acompanhamento que os técnicos fazem da operação e custará R$ 10 milhões dos cofres estaduais. Em 2020, foi feito o investimento de R$ 300 milhões, entre isenções, subsídios e investimentos em estações e terminais.

O reforço teve início nessa segunda-feira (25), com ampliação de 50 veículos. A frota de 33 linhas da Região Metropolitana do Recife passou a contar com mais ônibus. Fazem parte dessa ampliação, linhas como 050 - PE-15/ Boa Viagem, 202 - Barro/ Macaxeira (Várzea), 861 - TI Xambá/ TI Joana Bezerra e 520 - Macaxeira/ Parnamirim (confira relação completa no final). Algumas dessas 33 linhas passarão a circular com 100% da frota. Os outros 50 veículos entram em operação na semana que vem.

"No último ano, entre outras ações, o governo sancionou lei que acabou com o prazo de validade dos créditos do VEM, ampliou a integração temporal, que já alcança 50% dos terminais integrados, criou o benefício do VEM Idoso, incentivou municípios a ampliar a malha de faixas azuis/exclusivas e ampliou o convênio com a SDS do Programa de Jornada Extra de Segurança (PJES), que garantirá o lançamento de mais de 2.500 policiais militares nos 10 principais terminais integrados do Grande Recife e na proteção das 44 estações de BRT. Mais recentemente, foram iniciadas as obras de requalificação que alcançarão, em sua primeira fase, 20 estações de BRT e seis terminais integrados", afirmou a gestão, por nota.

Para o primeiro semestre de 2021, o governo diz que pretende lançar a licitação de concessão da gestão dos terminais à iniciativa privada. A futura parceria teria como objeto a contratação de um parceiro privado para administração, manutenção, conservação, exploração comercial e requalificação dos 26 Terminais Integrados e das 44 Estações de BRT, com possibilidade de implantação de empreendimentos associados. Além disso, a gestão afirma que já está em licitação a concessão que requalificará 1 mil abrigos e 2 mil totens na RMR e finalizado o chamamento público para a revisão da rede de transportes e sua nova licitação.

As linhas que terão sua frota ampliada nesta semana são:

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS