Cada município será responsável por definir o cronograma de vacinação contra a covid-19 dos grupos prioritários previstos no Plano Nacional de Imunização (PNI) e de pessoas com 59 anos, liberados pelo governo de Pernambuco nesta quinta-feira (27/5). Caberá aos prefeitos decidir se irão vacinar todas as categorias de uma vez ou dividí-las em fases e subgrupos.
A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, por exemplo, vai fazer a imunização de todos juntos. Já anunciou a abertura do cadastramento da vacinação dos trabalhadores do transporte público, professores e demais categorias incluídas como prioritárias a partir desta sexta-feira (28/5). O cadastramento deve ser feito por meio do aplicativo De Olho na Consulta ou pelo site deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br. As pessoas com idade a partir dos 59 anos também poderão fazer o agendamento.
- Sem vacinas para rodoviários, seremos todos reféns no Grande Recife
- Crise no transporte público faz governador Paulo Câmara trocar comando da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Pernambuco
- Mobilização de empresários e sociedade pela vacinação de motoristas e cobradores do Grande Recife
- Confira a carta conjunta que pede vacinação imediata dos rodoviários e metroviários do Grande Recife
- Por que outros Estados vacinam profissionais do transporte público e Pernambuco não consegue alterar o cronograma?
- Motoristas de ônibus, cobradores e metroviários do Grande Recife serão vacinados contra a covid-19. Confira como será
Assim como os profissionais da área de segurança, servidores das forças armadas, pessoas em situação de rua e com doenças neurológicas graves. A vacinação no Jaboatão dos Guararapes é realizada de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, em nove pontos que funcionam no formato drive-thru, com faixa rápida para aplicação de doses em pedestres. Funcionam como pontos de vacinação no Jaboatão dos Guararapes a Casa da Cultura, em Jaboatão Centro; a Praça Murilo Braga, em Cavaleiro; as escolas municipais Iraci Teixeira, no Curado, e Benjamin Constant, no Socorro; o Centro Cultural Miguel Arraes, em Prazeres; a Faculdade Metropolitana, o Shopping Guararapes, o Sesc e a UniFG, no bairro de Piedade.
As outras prefeituras ainda não anunciaram seus cronogramas e se a imunização será feita para os grupos de uma vez.