O Fórum Nacional da Enfermagem (FNE) promove, nesta quarta-feira (21), uma paralisação nacional de enfermeiros e técnicos de enfermagem em defesa do piso salarial da enfermagem.
A mobilização foi acatada pelos representantes de Pernambuco e por outros membros do FNE, como CNTS, CNTSS, FNE, Cofen, ABEn, ANATEN e ENEENF.
O Conselho Regional de Pernambuco (Coren-PE) emitiu uma nota manifestando seu apoio às mobilizações deflagradas pelos sindicatos profissionais do estado pelo piso salarial da enfermagem.
"Os atos de paralisação que acontecem hoje, dia 21 de setembro, em todo o país são movimentos democráticos em defesa do piso salarial da enfermagem", declarou o Coren em nota.
"O Coren-PE manifesta o seu apoio às mobilizações deflagradas e lideradas pelos sindicatos profissionais em todo estado e reforça que está ao lado da categoria nos seus interesses coletivos", escreveu.
"É lamentável que mesmo com tanta evidência do papel essencial da Enfermagem [...] a classe empregadora resista de tal forma em conceder a tão merecida valorização real aos profissionais", refletiu.
"A luta por esses direitos é de todos nós e estamos todos envolvidos nesse processo de valorização e reconhecimento", finalizou a Conselho de Pernambuco.
Enfermeiros e técnicos de enfermagem fecharam a Avenida Agamenon Magalhães, na altura do Derby, área central do Recife, no início da tarde desta quarta (21).
O trânsito foi liberado por volta das 14h, após o fim da manifestação, e alguns serviços de saúde não funcionaram durante todo o dia.
Profissionais de enfermagem entram em paralisação em defesa do piso salarial da enfermagem:
MOTIVO DA PARALISAÇÃO DO PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM
O objetivo dessa mobilização de 24 horas é pressionar a implantação do piso salarial da enfermagem, que teve lei suspensa por 60 dias no Supremo Tribunal Federal (STF).
A suspensão foi decretada pelo ministro Roberto Barroso e teve apoio da maioria dos líderes do STF após julgamento finalizado na última sexta-feira (16).
>>> Confira o voto de cada um dos ministros do STF sobre o piso salarial da enfermagem
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: Barroso suspende lei do piso da enfermagem
Novas propostas sobre o financiamento do piso salarial da enfermagem estão sendo apresentadas no Senado para que o reajuste seja viabilizado. >>> Veja as novas propostas e decisões do Senado sobre o pagamento do piso salarial enfermagem Como as instituições privadas irião pagar o piso salarial de enfermagem?
Novas propostas do financiamento do piso salarial da enfermagem estão sendo apresentadas no Senado para que o reajuste seja viabilizado.
>>> Confira as novas propostas e decisões do Senado sobre o pagamento do piso salarial enfermagem
Os serviços que serão afetados em Pernambuco, segundo o Sindicado dos Enfermeiros no Estado de Pernambuco, são:
- USF, UBS e ambulatório - 100% do efetivo parado;
- Unidades de média e alta complexidade - 50% do efetivo parado
- Urgência, emergência, BLOCO CIRÚRGICO, SAMU, UTI e CME - 30% do efetivo parado
- Vacinação covid - funcionamento normal
As Unidades de Saúde de Saúde de Paulista tiveram os serviços afetados pela greve do piso salarial da enfermagem com paralisação de 24h, mas os postos de vacinação contra a Covid-19 continuarão funcionando normalmente.