Evento que pautou a internet por três dias, a Farofa da Gkay elevou ao máximo a potencialidade dos eventos de influenciadores no Brasil. Gostando ou não, essa categoria de figura pública detém relevância nos dias de hoje e o aniversário da humorista paraibana, realizado num hotel de luxo de Fortaleza, parece ter virado a chave para a consolidação de um tipo de entretenimento que mistura elementos de evento social, festival musical e reality show. A repercussão foi tanta que a anfitriã revelou, emocionada, que a "farofa" vai virar documentário.
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Festas promovidas e amplamente divulgadas por grandes influenciadores já ocorrem há alguns anos. O próprio Carlinhos Maia costuma levar famosos para Alagoas, a exemplo da Festa Azul. Mais recentemente, a pernambucana Deolane Bezerra capturou as atenções das redes e páginas de fofoca com o "aniversário da Dra", em novembro. O evento de chegou ancorada nas expectativas desse último evento, mas ganhou uma amplitude ainda inédita.
A sua "farofa" furou a bolha do público de influencers - que, embora bastante ampla, ainda é uma bolha. No Twitter, uma das perguntas mais feitas era "o que é GKay?". Gessica Kayane começou a produzir conteúdo de humor em 2013, inspirada por Whindersson Nunes, e teve um crescimento meteórico nas redes.
A humorista realiza a "farofa" desde 2017, para celebrar seu aniversário. Com a crescente dos eventos do tipo, decidiu criar uma programação de três dias com shows de Wesley Safadão, Xand Avião, Léo Santana, Alok, É o Tchan, Pedro Sampaio e Zé Felipe, um verdadeiro "festival de música" que custou R$ 2,8 milhões.
O evento foi amplamente coberto pelos portais de notícias ligados à mídia tradicional, indo além das páginas de fofoca do Instagram. Os próprios usuários das redes também publicaram vídeos retirados dos Stories, gerando uma incrível repercussão orgânica.
Foi experiência semelhante à realização de uma festa do "Big Brother Brasil", que é repercutida a partir dos registros da TV Globo. Aqui, os próprios convidados criam os seus conteúdos e decidem quando e o que vão mostrar. É um mar de oportunidades para ganhar evidência.
MC Loma, por exemplo, chegou a fazer "open bar" de beijos, chamou Lívian Aragão, filha do Didi, de "Sasha", confundiu Téo Teló com o irmão, o cantor Michel Teló, e pediu um beijo de Kéfera Buchmann. Deolane Bezerra decidiu chegar em Rainha Matos, dona de uma das maiores páginas de fofoca, para tirar satisfações sobre críticas, como um reality filmado pela câmera frontal do seu celular.
Alguns outros momentos são realmente dignos de um documentário, como o reencontro de Solange Almeida e Xand Avião, que formavam a banda Aviões do Forró. Eles cantaram juntos pela primeira vez desde uma briga judicial, em 2017.
Dada a largada, outros influencers devem realizar (ou tentar) eventos do tipo. Esse tipo de "farofa" ainda deve gerar muito entretenimento.