SAUDADES

Após um mês da morte de Marilia Mendonça, cantora ainda é vista como uma das maiores artistas brasileiras; entenda por quê

Trinta dias após da tragédia que comoveu e colocou um país inteiro em luto, a investigação da Polícia Civil ainda está em andamento; causa da morte da cantora foi anunciada como "politraumatismo contuso"

Cadastrado por

Lívia Maria

Publicado em 05/12/2021 às 6:00 | Atualizado em 05/12/2021 às 8:25
Segundo a equipe da cantora Marília Mendonça, a equipe jurídica já foi acionada para tomar as medidas necessárias para o caso das fotos da autópsia vazadas - REPRODUÇÃO INSTAGRAM

Há um mês fomos surpreendidos com a notícia da morte da cantora Marília Mendonça, que tinha apenas 26 anos, em um trágico acidente aéreo em Minas Gerais. A queda do avião, em 5 de novembro, também fez vítima outras quatro pessoas: seu tio e assessor, Abicieli Silveira Dias Filho, o produtor geral da artista, Henrique Ribeiro, o piloto da aeronave, Geraldo Martins de Medeiros Júnior, e o copiloto, Tarciso Pessoa Viana.

Trinta dias após da tragédia que comoveu e colocou um país inteiro em luto, a investigação da Polícia Civil ainda está em andamento e após a perícia do local do acidente, os próximos passos agora incluem ouvir as testemunhas que viram a aeronave momentos antes da queda. A aeronave foi retirada do local e levada para o Rio de Janeiro onde passará por perícia. 

Apesar das muitas dúvidas que ainda rondam sobre as causas do acidente, temos uma certeza: Marilia Mendonça deixou um vazio nos corações dos fãs e sua morte é uma perda irreparável para a música brasileira. Conhecida como a Rainha da Sofrência, Marilia deu voz às mulheres em um estilo musical marcado pelo ponto de vista do homem sobre temas como traição, bebedeira e corações partidos. Marilia surgiu no meio musical em um momento que pautas feministas ganhavam visibilidade e passaram a ser discutidas com mais afinco nas redes sociais; daí logo foi forjado o termo "feminejo" para dar conta dessas mulheres que, na esteira do sucesso de Marilia Mendonça, começaram a despontar no meio sertanejo.

O professor e pesquisador em cultura pop e música popular da Universidade Federal de Pernambuco, Thiago Soares, fala que mais do que sobre uma pauta feminista, Marilia colocava uma questão do “feminino no sertanejo” “Se a gente for pensar que o sertanejo é um gênero musical normativo, repleto de normatividades, uma mulher cantando sertanejo e com o sucesso que ela vai ter ganha uma certa singularidade e uma certa importância”, comenta.

Marília cantava sobre amores não correspondidos, relacionamentos fracassados, mas não de uma forma que colocava a mulher no lugar de “coitada”. A mulher de Marilia Mendonça sabia que tinha sido traída, mas levantava a cabeça e ia “tomar uma” com as amigas. O legado da artista exacerba o âmbito da música ao falar diretamente sobre as dores e vivências do cotidiano do povo; ela conversava com as pessoas em suas músicas e daí surge uma das chaves para entender o seu sucesso expressivo que parece desconhecer limites de gênero, idade ou classe social.

Durante as últimas semanas muito foi falado sobre a vida e carreira de Marilia Mendonça; artistas e amigos homenagearam a artista, nos preocupamos com a guarda de Léo Mendonça, seu único filho com o também cantor Murilo Huff, e nos emocionamos pensando no futuro brilhante da carreira que Marilia tinha pela frente. Por aqui no Social1 compilamos tudo que rolou nos últimos sete dias que sucederam o falecimento da cantora e compositora.

Guarda de Léo Mendonça

Uma das primeiras preocupações dos fãs foi com o filho de Marilia. No dia do acidente, Léo Mendonça, que completa dois anos em dezembro, estava sob os cuidados do pai, em Goiânia. Murilo Huff tinha publicado um story em seu Instagram brincando com o bebê apenas algumas horas antes. Em entrevista ao Fantástico, Huff comentou que antes de sair de viagem Marilia teria pedido para ele cuidar bem do filho. A guarda de Léo será compartilhada entre a mãe da cantora, Ruth Dias, e o próprio Murilo

"Temos a certeza que seria esta a vontade da minha filha. Deus em sua infinita sabedoria deu ao Léo um pai íntegro, por quem tenho profundo respeito.", disse Dona Ruth, que ainda pediu para que "não criem intrigas e desavenças onde não existe"

Muro Huff, que sempre teve uma relação sem rivalidades com a sogra e é muito apegado ao filho, também declarou que seria do gosto de Marilia que o filho vivesse tanto com o pai quanto com a avó. "Meu filho terá o amor de todos, e nunca nem passou pelas nossas cabeças que fosse diferente. Marília pode ficar em paz, porque estaremos aqui para proteger nosso menino", conclui Murilo.

Herança

Dona de um catálogo com mais de 320 músicas registradas em seu nome, Marilia Mendonça tem uma herança estimada em R$500 mil reais, sem contar os ganhos com direitos autorais. Ainda não se sabe como serão divididos os bens da cantora ou se existe um testamento que facilitaria esse processo. O herdeiro presumido é Léo Mendonça, filho da cantora, que, caso herde todo o espólio, só poderá mexer no dinheiro após completar 18 anos.

Homenagens de amigos e artistas

Marilia era bem quista no meio musical e amiga de muitos artistas, tanto do sertanejo, quanto de outros gêneros musicais. Diversos artistas usaram as redes sociais para publicar palavras de conforto e homenagear a memória da amiga.

As irmãs Maiara e Maraísa eram melhores amigas de Marilia e juntas elas iriam começar o projeto “Patroas”. A dupla publicou nas redes sociais homenagens para Marilia e, em especial, a declaração de amor feita por Maraisa no Twitter emocionou os fãs. 

Outra homenagem que emocionou foi a do cantor Lucas Lucco que escreveu uma música em homenagem a Marília e as quatro outras vítimas do acidente aéreo. Lucco publicou um vídeo em seu Instagram com a música. 

 

Confira algumas homenagens de artistas e amigos para Marilia Mendonça.

O último show de Marilia Mendonça

A última apresentação de Marilia Mendonça ocorreu na segunda-feira (1º) na Arena Lucky Friends, em São Paulo e contou com 15 mil pessoas. No palco, Marília agitou o público com os sucessos da carreira, além das novas faixas dos projetos “Nosso Amor Enevelheceu”, "Todos os Cantos" e "Patroas", esse último gravado com a dupla Maiara e Maraísa.

Culto de homenagem

Marilia era evangélica e sua família realizou um culto de homenagem à artista na Assembleia de Deus, setor Campinas, em Goiânia. Apenas os familiares e amigos íntimos foram convidados para a cerimônia que ocorreu na última quinta-feira (11). Participaram da cerimônia o ex-namorado da cantora, Murilo Huff, sua mãe, Ruth Dias, e os também cantores sertanejos Maiara, Maraísa, Henrique e Juliano, que eram eram melhores amigos de Marilia e postavam declarações constantes para a famosa nas redes sociais.

Homenagem à Marilia Mendonça no Grammy Latino 2021

A 22º cerimônia do Grammy Latino aconteceu no dia 18 de novembro, em Las Vegas. Além de celebrar os melhores da música, a premiação fez questão de relembrar o legado de Marilia Mendonça. Anitta foi a responsável por discursar após um vídeo em homenagem a cantora.

''Há pouco nós perdemos uma grande artista do meu país. Marilia Mendonça desde muito jovem se tornou uma das cantoras e compositoras mais queridas do Brasil'', começou o discurso emocionada. Ela também falou sobre o álbum ''Patroas'', que foi indicado como Melhor Álbum de Música Sertaneja, e citou a dupla Maiara e Maraísa.

Anitta continuou o discurso comovida: ''Me dói o coração que ela não esteja aqui. Todos que te conheceram sabiam que você era uma grande alma generosa e amiga de todos. Vamos lembrar de você hoje, amanhã e sempre. Viva Marilia Mendonça''.

Manuel Abud, diretor do Grammy, também falou sobre a fatal morte de Marília, e dedicou a premiação à cantora durante a entrega dos troféus. ''Proponho não deixar a tristeza ofuscar a celebração de hoje, convido todos a usarem essa cerimônia para celebrar Marília Mendonça e seu legado'', disse ele.

Pai de santo "previu" morte de Marilia Mendonça

Com a pandemia, muitas incertezas surgiram e, consequentemente, ansiedades sobre o que poderia acontecer no ano seguinte. Por isso, o JC realizou uma consulta com o Pai Augusto de Oxalá, que revelou o que os búzios previam para este ano de 2021. Ao observar a reportagem, algo impressionante foi dito pelo pai de santo: em 2021, aconteceria a perda de uma pessoa presente nas mídias sociais e televisão. Mas, não parou por aí, ele ainda contou que "será um artista muito famoso, provavelmente um astro sertanejo do sexo feminino".

A morte de Marilia Mendonça chocou muitos fãs, além de emocionar a todos que conheciam a cantora. A previsão do pai de santo não indicou que seria a cantora, mas pelas palavras alguns acabaram por associar à artista.

Marilia deixou músicas inéditas

De acordo com informações divulgadas, Marilia Mendonça deixou 98 músicas prontas para serem gravadas. As composições nunca foram cantadas nem por ela, nem por outras pessoas do ramo e todas foram feitas entre os anos 2012 e 2016. 

Todas as composições de Marilia Mendonça são registradas pela Workshow, empresa que cuidava da carreira de Marilia e agora está catalogando o material deixado por ela. Segundo o site G1, a estrela havia registrado 331 músicas. Desse número, 152 foram cantadas por outros artistas, enquanto a cantora lançou 58. 

Capa da Forbes com o projeto "Patroas"

Após o seu falecimento, Marilia Mendonça foi capa da revista Forbes ao lado das amigas e também cantoras sertanejas Maiara e Maraisa. As cantoras fizeram parte da primeira "capa sertaneja" da publicação.

A Fprbes havia informado, no dia da morte da cantora, que o acidente aéreo ocorreu minutos antes da revista ser enviada para a gráfica. Segundo a publicação, durante o ensaio fotográfico, a cantora comentou que estava vivendo um sonho: “Nunca imaginei sair na Forbes! Nunca imaginei participar de um ensaio de moda!”.

"Minutos antes de a revista ser enviada para a gráfica, uma notícia paralisou a redação. A cantora, que estamparia uma das três versões de capa ao lado de suas amigas-irmãs Maiara e Maraisa, tinha acabado de sofrer um acidente aéreo a caminho de um show em Minas Gerais. As primeiras notícias diziam que ela havia escapado ilesa. Mas não demorou para que a morte da artista fosse anunciada." Explicou eles, que decidiram manter a capa da sertaneja em homenagem ao seu trabalho e legado ao ritmo da sofrência.  

Causa da morte e do acidente

A Polícia Civil de Minas Gerais revelou, em entrevista coletiva, que Marilia Mendonça e as outras quatro vítimas do acidente aéreo morreram devido a um politraumatismo contuso, segundo foi apresentado nos laudos do médico-legista Thales Bittencourt de Barcelos. As causas do acidente ainda estão sob investigação do Centro de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e o inistério Público Federal (MPF), em Minas Gerais, acompanha as investigações sobre a queda.

De acordo com ofício enviado pelo MPF, o 3º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) deverá encaminhar o relatório final sobre o acidente e então deverá ser analisada a necessidade de adoção de medidas cabíveis. Vale lembrar que uma das prováveis causas do acidente apontam para a má sinalização aérea do local próximo ao aeroporto do município de Piedade de Caratinga.

Caso seja confirmado algum elemento que confirme os riscos à segurança do tráfego aéreo na área, o fato deve ser imediatamente comunicado ao Ministério Público. Só assim a Polícia Civil poderá concluir as investigações.

“Ninguém vai sofrer sozinho, todo mundo vai sofrer”

Marilia popularizou o termo "sofrência", usado para descrever um estilo musical dentro do sertanejo e pode ser associada à ideia de sofrimento e carência, aquele sentimento que só quem já teve um término de relacionamento doloroso sabe o que é. O legado da sofrência de Marilia é aquele que é divertido. “A sofrência coloca uma ironia no sofrimento, é muito potente porque ela [Marilia] tem muitas músicas engraçadas, com o sofrimento com a bebedeira que cria um imaginário muito particular”, comenta Thiago Soares.

Se estamos sofrendo com a perda de Marilia Mendonça que seja, pelo menos, com um copinho de cerveja na mão homenageando aquela que nos ensinou a abraçar as dores, afogar as lágrimas, mas seguir em frente sempre. 

Siga o Social1 no Instagram, Facebook, Twitter e TikTok.

Tags

Autor