O poeta e humorista Jessiêr Quirino conta um "causo" de um coronel que resolveu se meter na política e, na primeira conversa com o chefe do partido, ouviu que para "juntar gente, primeiro tinha que juntar dinheiro". Mas como já tinha muito, poderia estar na direção da agremiação.
A historinha serve para a Prefeitura do Recife quando pensa em tornar o Turismo uma atividade central para a gestão João Campos, mas - ao menos até agora - não disse ao trade quanto de dinheiro, efetivamente, está disposta a gastar. Porque essa conversa de parceria sem dinheiro na frente não funciona.
O setor de Porto de Galinhas pode ser uma espécie de benchmarking do sucesso que vem obtendo desde que decidiu cuidar sozinho de seu destino. O destino Porto de Galinhas - com 15 mil leitos em 17 hotéis e 230 pousadas - programa 1 milhão de turistas, em 2022, depois de ter caído pela metade em 2020.
Custa caro e dá trabalho o ano todo. Quando o mercado reabriu, Porto voltou para (re)treinar quase 1 mil agentes de viagens, fazer roadshow em 12 cidades brasileiras e participar de nove eventos. E faz sucesso na internet. Tem 600 mil seguidores no Instagram e 300 mil no Facebook, alimentados em tempo real.
No fundo, Porto de Galinhas gasta R$ 5 milhões por ano num pacote de ações que vai de ações privadas dos associados, da sua Associação dos Hotéis e Conventions Bureau. Cortesias de hospedagens, passeios, passagens aéreas e apoios municipais, mensalidades em outras entidades, patrocínios e stands em feiras, além de alimentação e transportes aéreos e terrestres.
Segundo o presidente do Porto de Galinhas CVB, Eduardo Tiburtius, aproximadamente 800 mil pessoas vão ter se hospedado em Porto este ano. “Nós conseguimos chegar a uma marca expressiva de 600 mil seguidores no Instagram e trezentos e nove mil pessoas na nossa fanpage. Mas precisamos alcançar o mercado internacional. Principalmente o sul-americano, que estimamos o retorno para o segundo semestre de 2022”, afirma o gestor.
Eduardo Tiburtius diz que na temporada 2021, Porto de Galinhas teve um número expressivo de visitantes brasileiros que chegaram por via aérea, que é a principal entrada, e disse que a Azul a partir do aeroporto do Recife vai ter sua maior operação de toda a história para o destino Porto de Galinhas.
Nesta quarta-feira, em entrevista ao Blog de Jamildo, do Jornal do Commercio, o prefeito João Campos voltou a prometer que vai restaurar a orla de Boa Viagem, o principal cartão postal do Recife.
Ele disse que o processo de licitação está em fase final. São 60 quiosques na orla, que serão reconstruídos a partir de fevereiro do próximo ano. Tivemos ao longo do ano um processo jurídico que precisou ser organizado entre a Prefeitura e a associação dos quiosqueiros de Boa Viagem.
Ele disse que “esse problema acabou atrasando e saindo do prazo que a gente gostaria de ter realizado e a partir de fevereiro os quiosques serão refeitos, não recuperados, é um novo projeto."
Ainda segundo João Campos, esta será a primeira etapa. "Hoje estamos desenvolvendo um projeto com nossa equipe, de reestruturação e reconceituação de toda a orla de Boa Viagem". Segundo ele, será um projeto muito grande. Dentro da concepção tem uma faixa de areia para engorda. Existe licença ambiental para isso, diálogo intenso com departamentos de oceanografia para construção de uma solução definitiva.
“Eu garanto: é um projeto estruturador, o maior já visto na orla de Boa Viagem, que nos vai estruturar como a melhor orla do Brasil. É um projeto muito grande, a ser apresentado para a cidade assim que estiver pronto", disse o prefeito.
No começo do mês, a Prefeitura do Recife lançou o Programa Recife Virado, quando anunciou a implantação do Observatório do Turismo e a transformação do Recife em Destino Turístico Inteligente (DTI), do Ministério do Turismo.
Mas o programa não tem recursos para a promoção do destino Recife. A ação mais efetiva é concessão de incentivos ao setor, como a redução de 5% para 2% no ISS para serviços de hospedagem, atividades de lazer e eventos por 10 anos para negócios situados no sítio histórico dos Bairros do Recife, Santo Antônio e São José. Essa ação foi desenvolvida em parceria com o Recentro.
A Prefeitura do Recife também anunciou uma ação com as grandes operadoras de turismo para poder viabilizar a venda de pacotes específicos da cidade, vendendo o destino Recife por 7 dias consecutivos, o estímulo também ao stopover com a Azul Linhas Aéreas para o destino Noronha.
Entretanto, a própria Azul iniciou a operação do voo Congonhas - Fernando de Noronha com saídas de São Paulo às 8h50 e de pouso em Fernando de Noronha às 12h20. A volta do arquipélago sai às 14h30, com pouso previsto em São Paulo para as 17h30.
A rota inédita excluiu o pouso no Recife a ser realizada devido à flexibilidade da frota de aeronaves Embraer E2, um dos únicos modelos capazes de realizar essa operação com voos diretos nesse trecho em função das condições do aeroporto de Fernando de Noronha.
A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo IBGE, confirmou a recuperação do turismo em Pernambuco, com o segundo lugar no ranking entre os Estados que mais cresceram no índice de volume atividades turísticas com ajuste sazonal do País. No mês de outubro, Pernambuco assumiu a vice-liderança da lista, com índice absoluto de 111,5, perdendo apenas para Goiás, com 114,5. A média nacional foi de 78,6.
No apurado de janeiro a outubro deste ano, entre os Estados do Nordeste, Pernambuco lidera, com índice de 94,2. A Bahia aparece na vice-liderança, com 83,1, e o Ceará, com 70,7, fechando os rankings dos três maiores destinos pesquisados pelo IBGE nos dez meses consolidados de 2021.
“Nos últimos meses, Pernambuco tem aparecido como um dos Estados com maior volume de atividades turísticas do País. Nesta fase de retomada, a expectativa é de que estejamos sempre nas primeiras colocações nas pesquisas. Temos aproveitado a boa fase para divulgar os nossos destinos para o trade nacional, com ações de promoção e interiorização a partir do projeto Bora Pernambucar, e seguiremos com bons projetos também em 2022, buscando fortalecer cada vez mais o nosso turismo”, salienta o presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista.
No Índice de Receita Nominal com ajuste sazonal, Pernambuco obteve crescimento de 6,1%, de setembro a outubro de 2021. Já em comparação com janeiro a outubro de 2020, o crescimento obtido é de 49,3%. O índice também aponta que o Estado ocupa a quarta posição no ranking nacional, com média de 133,1, ficando atrás de Goiás (142,8), Ceará (134,5) e Bahia (133,7).
Apesar da pandemia e da crise econômica do país, Porto de Galinhas, em Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco, a 50 quilômetros do Recife, recebeu mais de 800 mil turistas neste ano e manteve uma média de 70% de ocupação nos principais hotéis e pousadas, segundo dados do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau. E a expectativa é que em 2022 cerca de 1 milhão passem pelo destino turístico mais visitado do Estado.
De acordo com o levantamento feito pela entidade, os estados que mais mandaram turistas para Porto de Galinhas foram São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Paraná, Goiás, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Atualmente, o destino conta com mais de 15 mil leitos, distribuídos em 17 grandes hotéis e 230 pousadas, além de 120 restaurantes e diversas empresas do ramo de turismo que, juntas, geram mais de 15 mil empregos diretos e indiretos. Para 2022, a expectativa do setor é grande.
“A retomada do turismo em Porto de Galinhas está sendo melhor do que esperávamos. Ano que vem devemos atingir a marca de 1 milhão de turistas com a volta dos estrangeiros. A hotelaria de Porto de Galinhas vai fechar o ano com um saldo muito positivo. Na alta temporada, por exemplo, que começa agora em dezembro, teremos a maior oferta de voos da Azul Linhas Aéreas para o Aeroporto de Recife, o que reflete diretamente na ocupação em Porto de Galinhas”, frisa o Presidente do Porto de Galinhas Convention, Eduardo Tiburtius.
O programa Cores e Sabores de Ipojuca, exibido na TV Jornal, mostrou um roteiro diferenciado de Porto de Galinhas e região. As matérias enfocaram desde o roteiro clássico, com os passeios mais famosos de Porto de Galinhas, como o das jangadas para as piscinas naturais e o de buggy de ponta a ponta nas praias, mas também trouxeram roteiros pouco conhecidos, a exemplo da trilha de bike pela área rural e o do nascimento de tartarugas marinhas. Confira abaixo o programa na íntegra.