Condutores de veículos motorizados são, em sua grande maioria, confiantes. No início da vida como motorista, nos primeiros anos como habilitados, o receio e o cuidado predominam. Mas com a experiência, é comum que a autoconfiança predomine. Mas é importante destacar que conduzir um veículo numa estrada é algo completamente diferente de dirigir em vias urbanas, que dispõem de equipamentos de controle de velocidade, avanço de semáforos e paradas sobre a faixa de pedestres, entre outros.
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Nas rodovias - federais (BRs) ou estaduais (PEs, no caso de Pernambuco) - é como se o motorista estivesse por conta própria. Sempre. Com exceção dos perímetros urbanos - áreas próximas às cidades cortadas pelas rodovias - algo, inclusive, que nem deveria existir mais, sendo usadas as variantes, os chamados contornos que a estrada faz do município -, as rodovias têm pouca fiscalização, seja ela eletrônica ou humana.
Ou seja, se o condutor quiser extrapolar as regras e limites, poderá fazê-lo por boa parte do percurso. Mas as consequências desses excessos são graves. Não é à toa que a fatalidade dos sinistros de trânsito (não é mais acidente) ocorridos nas estradas é muito maior do que nas vias urbanas.
Sendo assim, leia as dicas abaixo e veja se você é um bom condutor na estrada:
1) Sabendo que vai pegar a estrada, você costuma DESCANSAR BEM no dia anterior ou horas antes da viagem?
Nunca dirija cansado ou com sono.
2) Você OBEDECE, de fato, a SINALIZAÇÃO HORIZONTAL no momento de fazer as ultrapassagens?
Principalmente quando a rodovia não é duplicada? Não arrisque e só ultrapasse com segurança.
3) Você COSTUMA ligar o pisca-pisca com o carro em movimento, achando que é uma estratégia segura?
Evite porque pode confundir outros motoristas, ainda mais em velocidade.
4) Você REDUZ a velocidade ao se aproximar de áreas urbanas?
Reduza para evitar atropelamentos.
5) Você sabia que os PERÍMETROS URBANOS têm velocidade máxima de 60 km/h?
Fique atento. Mesmo que a velocidade máxima da rodovia seja de 100 km/h, nas áreas urbanas das cidades cortadas por ela é reduzida para 60 km/h.
6) Você freia quando vê ÁGUA ACUMULADA na rodovia? Nunca o faça porque provoca a aquaplanagem (quando o carro perde capacidade de frear e desliza).
7) Você CUIDA do veículo antes de pegar a estrada?
É fundamental checar pneus, faróis, freios, nível do óleo e da água do radiador.