A Prefeitura de Paulista decidiu adiar o cumprimento do decreto do governo do Estado que permite o acesso da população aos parques e praias já a partir deste sábado (20). No município, a reabertura destes espaços públicos ficou para a próxima segunda-feira (22), com banho de mar liberado e sem aglomerações, ao contrário do Recife, que o banho de mar está proibido. Até então, a cidade teve 2.401 casos confirmados e 181 óbitos.
>> Reabertura de praias em Porto de Galinhas e no Grande Recife traz alívio para o turismo
>> Saiba o que está permitido a partir deste sábado (20) nas praias, calçadões e parques do Recife
>> Recife libera Ciclofaixa de Turismo e Lazer a partir de domingo (21); veja as regras
>> Olinda libera áreas da orla para atividades físicas; veja quais
>> Saiba como Cabo, Jaboatão e Itamaracá vão proceder com relação à abertura de praias e parques
A medida visa organizar ações educativas e com distribuição de máscaras em pontos estratégicos, como também montar um monitoramento através do grupo de trabalho que já atua na fiscalização para inibir aglomerações.
>> Veja os números de casos e mortes por coronavírus na sua cidade em Pernambuco
Serão distribuídos máscaras e álcool em gel nos principais parques e praças da cidade através de uma ação, que também vai atuar de maneira educativa orientando que as pessoas mantenham uma distância segura para evitar a circulação do coronavírus. Ao longo dos 14 quilômetros de orla, uma equipe da Guarda Municipal vai atuar junto à Polícia Militar para que os banhistas não se aglomerem ou descumpram as normas sanitárias.
>> "Julho não seria o momento" para o retorno às aulas em Pernambuco, alerta especialista
O prefeito do Paulista, Júnior Matuto (PSB), esteve ao longo da semana construindo medidas para regulamentar a reabertura de diversos setores, como academias, templos religiosos, shopping, comércio de alimentos e bebidas, com o propósito de preparar a cidade para a retomada da economia.
>> Governo de Pernambuco diz que municípios devem decidir data de reabertura de praias e parques
Matuto ressaltou que o momento é delicado, "o retorno é necessário", e chama atenção para os cuidados, que devem ser redobrados. “Não é hora de relaxar. Pior que nunca ter, é ter e perder. Se a gente não tomar as devida medidas para garantir as normas sanitárias, vamos ter que regredir e voltar ao fechamento de tudo não essencial novamente. Aí teremos uma sociedade frustrada e o que é pior, o retorno da pandemia. Portanto, faço um apelo a todos, vamos continuar seguindo as recomendações e tomando todos os cuidados de antes”, frisou.
TUDO SOBRE A COVID-19
» Saiba tudo sobre o novo coronavírus
» Estou com sintomas de coronavírus. O que fazer?
» Especialistas alertam sobre sintomas menos comuns do coronavírus
» Veja o que se sabe sobre a cloroquina e a hidroxicloroquina no combate ao coronavírus
» Veja locais do Recife que atendem pessoas com sintomas leves do novo coronavírus
» Vacina brasileira para o coronavírus entra em fase de testes em animais
» OMS esclarece que assintomáticos transmitem coronavírus: 'Questão é saber quanto'