Em um ano completamente atípico, onde o mundo passou boa parte do tempo em casa, conectado através da internet, acompanhando e vivendo diversos acontecimentos históricos, o Google foi a ferramenta utilizada para sanar dúvidas e matar a curiosidade. Com a pandemia do novo coronavírus, uma eleição estadunidense absolutamente conturbada e uma edição épica do Big Brother Brasil, com direito à participantes famosos e um paredão com 1,5 bilhão de votos, o internauta precisou pesquisar bastante para ficar por dentro dos acontecimentos no mundo.
Polêmicas, amadas, sensatas ou não, dez personalidades dominaram a web em 2020 e a reportagem do JC fez uma lista com todas elas, confira.
1 - Donald Trump
O 59º presidente dos Estados Unidos esteve no topo das pesquisas em 2020. Boa parte deste número de "googles" se deu por conta de sua forma de lidar com a pandemia do novo coronavírus. Trump, que acumulou declarações polêmicas em relação ao vírus, chegou a sugerir injeção de desinfetante em doentes.
- Trump sugere testar injeção de desinfetante no combate ao novo coronavírus
- Trump culpa China por coronavírus e diz que EUA estão investigando
- Aprovação de Trump cai com escalada de mortos por coronavírus nos EUA
- Após lançar cloroquina como solução, Trump deixa de promover o remédio
- Trump revela que está tomando cloroquina "todos os dias"
Sua gestão na pandemia não foi considerada adequada pelos próprios norte-americanos. Em pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos e pela agência Reuters, 59% dos moradores do país discordaram das ações da Casa Branca para enfrentar a doença. Os Estados Unidos são o país com o maior número de casos e mortes pela covid-19 em todo o mundo, com 18.284.729 e 323.002, respectivamente.
A violência policial, bastante denunciada durante o governo Trump, que gerou comoção e diversas manifestações em todo o mundo após o assassinato de George Floyd, um homem negro sufocado até a morte por policiais, também contribuiu no "boom" de buscas pelo político.
- Policial suspeito de asfixiar George Floyd é preso nos Estados Unidos
- Policial americano é denunciado por homicídio pela morte de George Floyd
- George Floyd, o 'bom gigante' que a polícia dos EUA matou
- Protestos aumentam nos EUA apesar da denúncia contra policial pela morte de George Floyd
- Trump se esconde em bunker na Casa Branca em meio a protestos pela morte de George Floyd, diz jornal
Embora a pandemia e os protestos de Black Lives Matter [Vidas negras importam] tenham sido um dos principais assuntos a colocar Trump em primeiro lugar no número de buscas, eles também foram um dos motivos de sua derrota nas eleições presidenciais dos EUA. O republicano amargou sua queda frente ao candidato democrata Joe Biden, que arrematou a presidência do país mais poderoso do mundo. Tornando-se o primeiro presidente americano no cargo a perder a reeleição desde George H. Bush, em 1992.
De acordo com o Google Trends, o período que Trump foi mais procurado na plataforma foi justamente no período das eleições, que aconteceu em 3 de novembro. Já que, apesar da derrota nas urnas, o republicano custou a aceitar o resultado.
2 - Luiz Henrique Mandetta
O primeiro Ministro da Saúde do governo Bolsonaro, Luiz Henrique Mandetta, ficou à frente do cargo por cerca de um ano e quatro meses, mas foi após a sua demissão, em 16 de abril deste ano, que tornou-se um dos nomes mais buscados no Google.
O nome do político e médico, que foi demitido pelo presidente Jair Bolsonaro após divergências quanto às medidas de isolamento social durante o período mais crítico da pandemia do novo coronavírus, recebeu uma explosão de pesquisas no período de 5 a 18 de abril, quando suas discordâncias com Bolsonaro foram ficando mais evidentes, culminando em sua demissão.
- Mandetta diz que pode ser candidato a presidente em 2022 e critica polarização
- Bolsonaro diz que Mandetta passou mais tempo 'com terror' do que trabalhando
- Bolsonaro volta a criticar Mandetta e diz que sua passagem pelo Ministério da Saúde foi uma 'desgraça'
- Bolsonaro desempenha papel fundamental para levar País à catástrofe, diz Mandetta
- "Um paciente chamado Brasil". Mandetta lança livro sobre bastidores da luta contra o coronavírus
O ex-ministro chegou a ser bastante elogiado pela imprensa, pela postura de defensor da saúde pública e do Sistema Único de Saúde (SUS) no enfrentamento à pandemia. Posição diferente da observada em 2016 quando Mandetta, então deputado, apoiou a PEC do Teto de Gastos, que congelava gastos públicos com saúde e educação por 20 anos, retirando R$ 22,5 bilhões, entre 2017 e 2020, da pasta.
Dentre os termos mais buscados relacionados ao nome do ex-ministro estão "Mandetta demitido", "Mandetta coronavírus" e "demite Mandetta".
3 - Joe Biden
O norte-americano Joseph Robinette "Joe" Biden Jr, apesar de constar em terceiro lugar no pódio dos mais buscados no Google em 2020, arrematou nada menos do que o título de candidato à Presidência mais votado da história dos EUA, além de claro, a Casa Branca. O democrata venceu com 306 delegados no Colégio Eleitoral, contra 232 de Donald Trump. Considerando o voto popular, Biden teve 81,3 milhões de votos (51,3%) após uma das campanhas eleitorais mais tumultuadas das últimas décadas.
- China parabeniza Joe Biden por sua vitória nos Estados Unidos
- Biden denuncia 'incrível irresponsabilidade' de Trump nas eleições
- Joe Biden completa 78 anos dois meses antes de sua chegada à Casa Branca
- Trump aprova início do processo de transição de poder para Biden
- Biden garante que governo não será terceiro mandato de Obama e prega união do país
Seu nome atingiu o pico de pesquisas justamente no período de 1 a 7 de novembro, quando acontecia a eleição norte-americana e a contagem dos votos. Dentre os termos mais pesquisados envolvendo Joe Biden estão "trump vs biden", "biden brasil" e "bolsonaro". O sobrenome do presidente Jair Bolsonaro atrelado às pesquisas de Biden pode ter a ver com a demora do governo brasileiro a se pronunciar e reconhecer a vitória do democrata, 38 dias após as eleições.
4 - Sergio Moro
O segundo ex-ministro brasileiro presente na lista dos 10 nomes mais buscados em 2020, é o jurista Sergio Moro, que se demitiu em 24 de abril de 2020, quando acusou o presidente Jair Bolsonaro de interferência na Polícia Federal.
Principal juiz da Operação Lava Jato, Moro abandonou sua carreira de 22 anos atuando como juiz federal para chefiar o Ministério da Justiça em janeiro de 2019, quando Bolsonaro foi empossado como presidente da República. Chegou a ser celebrado como herói e apontado como ícone do combate à corrupção pela direita brasileira. Após sua demissão, em abril de 2020, a avaliação negativa de Bolsonaro bateu recorde, chegando a 49%.
A explosão de pesquisas por Sergio Moro aconteceu no período de 19 a 24 de abril e os termos relacionados mais procurados foram "valeixo", "mandetta" e "pronunciamento Moro hoje". O primeiro termo, "Valeixo", é referente ao ex-diretor-geral da Polícia Federal (PF), Mauricio Valeixo, que foi exonerado por Bolsonaro horas antes do ex-ministro pedir demissão. Para ele, a troca no comando da PF pôde ser considerada como uma interferência política do presidente, já que Bolsonaro teria, em mais de uma ocasião, expressada que queria um diretor na instituição que fosse de sua confiança.
Agora, muitos avaliam que Moro pode ser um adversário de peso para enfrentar Bolsonaro nas eleições de 2022. Moro, porém, voltou a dar aulas e palestras e assumiu o cargo de sócio-diretor de uma consultoria americana, não explicitando, até o momento, desejo de concorrer à presidência da República.
5 - Kim Jong Un
Líder Supremo norte-coreano desde 2011, após o falecimento do pai, e Presidente do Partido dos Trabalhadores da Coreia desde 2012, Kim Jong Un tem 36 anos e governa sob uma ditadura onde as eleições não são livres e a mídia é controlada pelo regime. Até o acesso à Internet, por exemplo, é limitado pelo Estado.
Apesar da vida de Kim ser um verdadeiro mistério, o nome do líder foi bastante pesquisado no período de 19 de abril a 2 de maio, quando a mídia internacional especulava sobre sua morte. Isso porque, em 15 de abril de 2020, ele não participou das homenagens ao seu avô Kim Il-sung, fundador da Coreia do Norte. Por conta de sua ausência nas celebrações do que é considerado o principal feriado do país, as suspeitas de que ele poderia estar doente se espalharam ao redor do mundo.
- Trump afirma que notícias sobre saúde de Kim Jong-un são falsas
- TMZ volta atrás após dizer que Kim Jong-un morreu após complicações em cirurgia
- Líder norte-coreano Kim Jong Un está 'vivo e bem', afirma Coreia do Sul
- Em filme lançado nesta sexta, Borat faz piada com Bolsonaro e o compara a Kim Jong-Un
Em 21 de abril, por exemplo, a imprensa norte-americana chegou a divulgar que Kim Jong Un estava com a saúde gravemente debilitada após ter passado por uma cirurgia cardíaca. O que não foi confirmada por autoridades ou pela imprensa sul-coreana, que não fez qualquer menção ao estado de saúde de seu líder.
Em 2 de maio, após vinte dias sem aparecer, Kim Jong-un fez compareceu à inauguração de uma fábrica de fertilizantes. Nenhuma explicação sobre os 20 dias afastado foi divulgada, e a vida do líder norte-coreano permanece um mistério.
6 - Manu Gavassi
Considerada por muitos como uma das protagonistas da 20ª edição do Big Brother Brasil, Manoela Latini Gavassi Francisco, popularmente chamada de Manu Gavassi, teve em 2020 um ano de ouro em sua vida profissional, e sua presença na lista das 10 personalidades mais buscadas no Google é prova disso.
A paulista de 27 anos, que iniciou sua carreira aos 16 como "consultora" da Revista Capricho, foi incentivada a mostrar seus dotes artísticos ainda nesta época, quando começou a publicar vídeos no YouTube cantando sucessos de cantores como Justin Bieber e Taylor Swift, além de músicas autorais. Seu primeiro single de sucesso foi lançado em 2010 e o segundo em 2011, "Garoto Errado" e "Planos Impossíveis", respectivamente, chegando a receber certificado de ouro pela Pro-Música Brasil por 40 mil cópias vendidas em ambos.
Ao passar dos anos, Manu lançou diversos outros singles, albuns e videoclipes, além disso, passou a atuar como atriz, dubladora e roteirista, lançando sua própria websérie intitulada "Garota Errada". Em dezembro de 2019, fundou a agência criativa Cute But Psycho Agency para investir em sua carreira como diretora criativa, e em janeiro de 2020 embarcou em uma experiência que lhe trouxe ótimos frutos profissionais, o reality show BBB20, ficando em 3° lugar com 21,09% dos votos. A participação da artista no programa, que começou bastante tranquila e "zen", teve uma explosão após sua passagem pelo temido "Quarto Branco", de onde saiu mais focada no jogo e acabou protagonizando um dos melhores barracos da temporada.
Vetezeira assumida, Manu Gavassi rendeu diversos memes com suas caras, bocas e sacadas inteligentes. E deu show de marketing nas redes sociais, já que, antes de entrar no programa, a artista gravou diversos vídeos que eram publicados simultaneamente à sua participação no reality. Em um dos episódios do programa, que foi marcado pelo confronto entre homens e mulheres, a sister chegou a trazer a palavra "sororidade" para o topo das buscas no Google, após utilizá-la como justificativa na votação do paredão, além disso, ao lado de Felipe Prior e Mariana González, colocou o BBB20 no Guinness Book como o programa de televisão que recebeu a maior quantidade de votos do público, no paredão que recebeu 1,5 bilhão de votos.
Seu pós BBB, mesmo durante a pandemia da covid-19, não poderia não ser um sucesso. Manu alcançou a 4° posição e se tornou a artista brasileira mais bem posicionada da Social 50 Chart da Billboard, um ranking mundial que analisa o engajamento dos artistas nas redes sociais. Lançou hits, emplacou todos em ótimas colocações, arrematou dezenas de prêmios, fechou contratos publicitários com marcas famosas internacionalmente e precisou recusar papel em novela global pois já tinha fechado contrato para atuar na série "Maldivas", produzida por nada menos que a Netflix. Que ano, hein!
7 - Andressa Suíta
A ex-peoa de A Fazenda em 2009, modelo, atriz e digital influencer, Andressa Suíta protagonizou um casamento de cinco anos com o cantor Gusttavo Lima, e esteve constantemente nos holofotes durante este período, mas foi após o anúncio de sua separação do sertanejo, com quem tem dois filhos, que o nome da goiana foi parar no topo das pesquisas, no início de outubro.
Por estarem constantemente expondo suas vidas através das redes sociais e aparentarem uma ótima relação, o término do casal pegou fãs de surpresa e quebrou a internet. Um vídeo publicado por Andressa em sua conta no Instagram, visivelmente abalada, contando detalhes sobre o pedido de separação, que partiu de Gusttavo, também chamou bastante atenção e foi muito comentado. Segundo a modelo, o sertanejo simplesmente acordou no meio de uma noite e revelou que desejava o fim do casamento.
Apesar de negar traição, o cantor é constantemente apontado por jornalistas e fãs com possíveis affairs. O ex-casal assinou os papéis do divórcio no início de dezembro, dois meses após o anúncio de que estariam se separando. Dentre os termos mais buscados referente ao nome de Andressa estão "separação", "Gusttavo Lima e Andressa Suíta voltaram" e "Gusttavo e Andressa voltaram".
8 - Rafa Kalimann
A segunda colocada do Big Brother Brasil 2020, Rafa Kalimann, assim como Manu Gavassi, com quem protagonizou uma das amizades mais adoradas da edição, também colheu frutos de sucesso após sua participação no reality global.
- Rafa Kalimann, vice-campeã do BBB20, vai doar prêmio de R$ 150 mil ao combate do coronavírus
- Rafa Kalimann lança canal no YouTube em parceria com empresa de Felipe Neto
- Rafa Kalimann faz desabafo sobre invasão de privacidade em casa
- Rafa Kalimann é criticada por postar dublagem do julgamento de Mariana Ferrer
Influenciadora digital, empresária, modelo, atriz, apresentadora, youtuber e missionária, a mineira entrou no programa sem ser muito notada, mas começou a roubar a cena ao decorrer dos episódios. Protagonizou a primeira discussão da edição, contra Bianca Andrade, com quem não tinha uma boa relação antes mesmo de entrar no programa.
Além das brigas com Bianca, Rafa engatou uma bela amizade com Manu Gavassi e encantou uma legião de fãs ao se posicionar, ao lado de outras mulheres do programa, contra o machismo apontado na edição.
Tornou-se uma das favoritas ao prêmio aos poucos, ganhou em média onze milhões de seguidores no Instagram e mais de um milhão no Twitter, sendo a participante que recebeu mais seguidores em suas redes sociais durante o reality. Ao fim do BBB, a influenciadora assinou contrato com a Rede Globo, e deve estreiar em breve na plataforma Globoplay.
Dentre os assuntos mais buscados envolvendo Kalimann estão, "Manu Gavassi", "Rafa do BBB" e "Rafa BBB 20".
9 - Babu Santana
O "paizão" do BBB20, Alexandre da Silva Santana, o "Babu", cresceu no Morro do Vidigal, no Rio de Janeiro e começou a trabalhar cedo como comerciante na praia. Em 1997 começou a atuar no Teatro Nós do Morro e a partir daí se apaixonou pela atuação. Com uma filmografia enorme, o ator, que deu vida à Tim Maia nas telas do cinema, não acumulou tantos ganhos financeiros e viu no convite para participar do Big Brother Brasil uma oportunidade de contar sua história. Dito e feito, Babu arrematou fãs por todo o Brasil e ganhou torcida de famosos como Neymar, Gabigol e Preta Gil.
Numa edição marcada pelo confronto entre homens e mulheres, Babu mostrou-se muitas vezes aberto a aprender e encantou o Brasil pela forma carinhosa que falava dos filhos. Apesar da doçura em determinados momentos, o "paizão" protagonizou diversos barracos no programa, não levava desaforo pra casa e também não perdia a oportunidade de expor seus ideais, proporcionando ao público momentos de reflexão sobre debates importantes e necessários na sociedade, como racismo e desigualdade social.
Querido do público e um forte concorrente, Babu possui o recorde de mais paredões enfrentados na história do programa, com 10 paredões. Foi o 17ª eliminado, chegando ao quarto lugar da competição. Apesar de não ter arrematado o grande prêmio de R$ 1,5 milhão, o ator assinou contrato com a Globo, e no próximo ano já estará nas telas da TV no folhetim das 19h, "Salve-se quem puder".
10 - Jorge Jesus
Jorge Fernando Pinheiro de Jesus, popularmente conhecido como Jorge Jesus, é técnico e ex-futebolista português. Atualmente está à frente do clube Benfica. Jorge, que já foi considerado por duas vezes um dos 10 melhores treinadores de clubes do mundo pela IFFHS. Em junho de 2019 foi contratado como treinador do Flamengo, e chegou a conquistar os títulos da Copa Libertadores da América e do Campeonato Brasileiro daquele ano. Com a conquista da Libertadores, tornou-se o segundo técnico europeu campeão da competição, e o primeiro português.
Apesar de sua excelente passagem pelo Flamengo, com a marca de cinco títulos e apenas quatro derrotas em pouco mais de um ano de trabalho, Jorge rescindiu seu contrato com o rubro-negro no dia 17 de julho, tornando-se um dos maiores treinadores da história do clube. Com um histórico tão grande de vitórias, não é surpresa que tenha ido parar entre os 10 nomes mais buscados no Google em 2020.
Dentre os termos relacionados nas pesquisas estão "Jorge Jesus coronavírus" e "Jorge Jesus corona". Isso porque na época em que ainda comandava o Flamengo, o técnico fez três exames para a covid-19, o primeiro deu positivo fraco, o segundo inconclusivo e o terceiro deu negativo, gerando uma série de dúvidas e assustando o torcedor flamenguista. Não é atoa que seja considerada a maior torcida do mundo.
Comentários