Chegou uma das épocas do ano mais importantes para o cristão, quando são relembrados momentos com a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, sua morte na cruz e sua ressureição. Algumas das igrejas evangélicas do Grande Recife farão grandes mudanças em suas programações, enquanto outras apenas incluirão o tema da Semana Santa em seus cultos.
As igrejas precisarão seguir os protocolos estaduais atualmente vigentes contra a covid-19, que ainda obriga, por exemplo, o uso de máscaras em ambientes fechados, além de recomendar o distanciamento social. Está liberada a ocupação da capacidade total de pessoas nos templos.
A Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco (IEADPE) promoverá cultos das 9h às 11h e das 19h às 21h no templo central, situado na Avenida Cruz Cabugá, em Santo Amaro, área central do Recife. Segundo a assessoria de imprensa, as cerimônias não serão diferentes das demais, mas lembrarão o sentido da Páscoa. No local, cabem 5 mil fiéis.
Outras instituições, como a Igreja do Amor, no bairro Nobre, em Paulista, e A Ponte, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, farão espetáculos teatrais com o tema da ressureição de Cristo.
A Igreja Episcopal Carismática da Trindade, localizada no bairro do Espinheiro, Zona Norte do Recife, fará cerimônia de lava-pés nesta quinta-feira (14) às 19h30.
A Igreja Anglicana Zona Norte, também no Espinheiro, fará a instituição da ceia nesta quinta-feira (14) às 20h, a cerimônia de sete palavras da cruz na sexta (15), às 18h, o culto de ressureição no domingo (17), às 6h, e celebrará os cultos dominicais como de costume, às 10h e 17h.
Igrejas católicas
Cada paróquia que integra a Arquidiocese de Olinda e Recife tem uma programação própria, que está sendo divulgada nas respectivas redes sociais. Os protocolos de segurança contra o vírus respeitarão os decretos governamentais vigentes, segundo a assessoria de comunicação da organização. Um exemplo é a exigência do uso de máscara, que continua a ser exigido em locais fechados em todo o Estado.
A igreja catedral, localizada no Alto da Sé, em Olinda, terá todas as celebrações presididas pelo arcebispo dom Fernando Saburido, exceto na tarde da quinta-feira. Nela, os assentos serão demarcados para assegurar distanciamento social e serão disponibilizados totens com álcool 70 na entrada.
Confira a programação completa
Quinta-Feira Santa (14/04):
- Missa do Crisma às 9 horas com Dom Fernando Saburido na Catedral da Sé de Olinda
- Rito do Lava-Pés às 16h com Dom Fernando Saburido na capela do Colégio Damas, na Avenida Rui Barbosa, bairro das Graças
Sexta-Feira da Paixão (15/04)
- Missa às 15h com Dom Fernando Saburido na Catedral da Sé de Olinda
Sábado de Aleluia (16/04):
- Missa às 19h com dom Fernando Saburido na Catedral da Sé de Olinda
Domingo (17/04):
- Missa às 9h com dom Fernando Saburido na Catedral da Sé de Olinda
- Após isso, arcebispo participa de um café partilhado no terraço da Catedral