Eleições 2022

Anderson Ferreira e Gilson Machado anunciam equipe de campanha; conheça os nomes

O grupo, composto por militares, empreendedores, advogados, professores, entre outros, será responsável "pela estruturação do programa de governo, cuja coordenação geral será de Anderson Ferreira e Gilson Machado"

Renata Monteiro
Cadastrado por
Renata Monteiro
Publicado em 06/04/2022 às 17:16
GUGA MATOS/ JC IMAGEM
BOLSONARISTAS Grupo, composto por militares, empreendedores, advogados, professores, entre outros, será responsável "pela estruturação do programa de governo" em Pernambuco - FOTO: GUGA MATOS/ JC IMAGEM
Leitura:

Anderson Ferreira (PL) e Gilson Machado Neto, pré-candidatos ao Governo de Pernambuco e ao Senado, respectivamente, apresentaram nesta quarta-feira (6) a equipe que vai coordenar a campanha da dupla na eleição deste ano. O grupo, composto por militares, empreendedores, advogados, professores, entre outros, será responsável "pela estruturação do programa de governo, cuja coordenação geral será de Anderson Ferreira e Gilson Machado". O anúncio foi feito durante a tarde, em coletiva de imprensa em um hotel no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.

Este é o primeiro ato conjunto de Anderson e Gilson depois que eles abriram mão da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes e do Ministério do Turismo, respectivamente. Na ocasião, eles também divulgaram os principais eixos do plano de governo que pretendem desenvolver, dividido em 6 temas prioritários: crescimento econômico, geração de empregos, combate à fome e à pobreza, saúde, educação e segurança.

"O objetivo é debater esses temas com as entidades sociais, empresariais, sociedade civil organizada, acadêmicos, consultorias e, principalmente, com a população. A partir desse debate, o trabalho será estruturado com base em um diagnóstico atual, detalhamento das prioridades e incorporação de novas demandas, resultando em propostas de soluções para o futuro", diz trecho do material divulgado pelos pré-candidatos na coletiva.

"Eu dou cada passo no tempo certo. Nosso primeiro passo era terminar o nosso ciclo à frente dos cargos em que nós estávamos, eu como prefeito de Jaboatão e o Gilson como ministro do Turismo. Nós encerramos esse ciclo e começamos um novo hoje, montando o grupo de trabalho que vai convocar, discutir e harmonizar o nosso plano de governo que será apresentado em julho. A segunda fase começa a partir de amanhã (7), com a caravana Simbora Pernambuco", detalhou Anderson à imprensa.

Veja, abaixo, todos os membros da equipe de pré-campanha de Anderson Ferreira e Gilson Machado:

- Leonardo de Oliveira: Coronel R1 médico do exército Brasileiro, ex-diretor do Hospital de Guarnição de Uruguaiana (RS). Possui pós-graduação MHB em Gestão em Saúde e especialização em medicina desportiva.

- Michelle Sultanum: Empreendedora, atua há mais de 20 anos com gestão de pessoas e dedica-se a ações de cuidados nas esferas pública e privada, visando o desenvolvimento do capital humano. Atuante com a gestão de uma instituição de longa permanência e referência em Jaboatão dos Guararapes, com a missão de proporcionar bem-estar e qualidade de vida para a população.

- Paulo Maciel: Advogado, é procurador de Olinda. Formado em direito pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), com pós-graduação latu sensu em processo civil pela Escola Superior da Magistratura de Pernambuco, latu sensu em processo civil pelo Instituto dos Magistrados de Pernambuco e stricto sensu - Mestrado em direito pela Unicap.

- Sidnei Aires: Auditor fiscal do Tesouro Estadual, foi vice-presidente do Porto de Suape e Secretário Executivo de projetos estruturadores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco. Foi Secretárol de Desenvolvimento Econômico, Gestão Urbana e Meio Ambiente de Jaboatão dos Guararapes. É formado em ciências contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com MBA em Gestão de Petróleo e Gás pela FGV e especialização em Gestão Portuária pelo Porto de Roterdã, na Holanda.

- Ary A. Diniz: Professor universitário, diretor do Colégio Boa Viagem e fundador da Faculdade Boa Viagem e da Faculdade de Saúde/Imip. É engenheiro pela UFPE e mestre pela FGV-SP.

- Carlos Eduardo: Empresário, foi assessor especial de Governo e da Secretaria de Transporte, Energia e Comunicação de Pernambuco no governo Joaquim Francisco. Foi assessor para assuntos da américa do Sul dos Partners of the Americas em Washington D.C. Cursou administração de empresas na Unicap e fez especialização em formação de equipe pela Central Washington University.

- Joel Venâncio: Delegado especial da Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco, foi diretor do Comando de Operações Especiais, da Diretoria Integrada Metropolitana e da Academia da Polícia Civil, assessor especial da SDS, delegado do Grupo de Operações Especiais (GOE). É formado em direito pela Universidade dos Institutos Paraibanos (Unipe), com especialização em ciências criminais e mestrado em processo penal pela Unicap. É professor de direito penal, disciplinar processo penal e pós-graduação latu sensu em direito penal. É instrutor da Academia Integrada de Defesa Social.

- José Mário: Coronel da reserva da PMPE, comandou batalhões da capital, Zona da Mata Norte e Sertão. Foi comandante do Cioe/Bope. É instrutor junto à SDS nas áreas de armamento, munição e tiro. Formação superior completa, curso de formação e aperfeiçoamento de oficiais, curso superior de polícia.

‘O tempo de Lula já passou’, diz Anderson Ferreira, pré-candidato a governador de Pernambuco

Anderson e o pré-candidato ao Senado Gilson Machado Neto convocaram a imprensa nesta quarta para apresentar sua equipe de campanha e os principais eixos do seu programa de governo

‘O tempo de Lula já passou’, diz Anderson Ferreira, pré-candidato a governador de Pernambuco

Ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes e pré-candidato a governador de Pernambuco pelo PL, Anderson Ferreira afirmou, nesta quarta-feira (6), que “o maior entusiasta” da sua postulação ao Palácio do Campo das Princesas é o presidente Jair Bolsonaro (PL). Em coletiva de imprensa no fim da tarde, o liberal disse também que “o tempo de Lula já passou” e que vai demonstrar nas eleições de outubro que “Pernambuco é do presidente Bolsonaro”.

“O presidente é o maior entusiasta da nossa candidatura. Muitos dizem que Pernambuco é a terra de Lula, mas a gente vai demonstrar que Pernambuco é dos pernambucanos, é do presidente Bolsonaro, é das pessoas do bem. O tempo de Lula já passou, ele já deu a sua contribuição, agora é o momento das pessoas que possam, de fato, ajudar o Estado, ajudar não só em discursos, mas em posturas”, declarou o pré-candidato.

Anderson e o pré-candidato ao Senado Gilson Machado Neto convocaram a imprensa nesta quarta para apresentar sua equipe de campanha e os principais eixos do seu programa de governo. Na ocasião, eles criticaram duramente o governo Paulo Câmara (PSB) e o nome que os socialistas escolheram para a disputa, o do deputado Danilo Cabral. Além disso, afirmaram que a oposição pode estar unida em um possível segundo turno e fizeram afagos a aliados, como o Coronel Meira, ex-PTB.

O ex-prefeito de Jaboatão criticou, ainda, candidatos que usam artifícios da “velha política” para tentar se promover. “Nós temos vários prefeitos que nos apoiam, mas o sentimento que nós queremos ter é o da população. Nós não fazemos política como a velha política praticada no Estado de Pernambuco, cooptando lideranças, prefeitos, em troca de algo que possa lhes favorecer. Nós estamos no caminho do bem, procurando um time do bem, seja político, candidato, sociedade civil, todos participando de um projeto diferente para Pernambuco. O Estado precisa mudar e o nome dessa mudança vai ficar muito claro para as pessoas”, frisou.

Este foi o primeiro ato conjunto de Anderson e Gilson depois que eles abriram mão da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes e do Ministério do Turismo, respectivamente. Na ocasião, eles também divulgaram os principais eixos do plano de governo que pretendem desenvolver, dividido em 6 temas prioritários: crescimento econômico, geração de empregos, combate à fome e à pobreza, saúde, educação e segurança.

"O objetivo é debater esses temas com as entidades sociais, empresariais, sociedade civil organizada, acadêmicos, consultorias e, principalmente, com a população. A partir desse debate, o trabalho será estruturado com base em um diagnóstico atual, detalhamento das prioridades e incorporação de novas demandas, resultando em propostas de soluções para o futuro", diz trecho do material divulgado pelos pré-candidatos na coletiva.

Fernando de Noronha: Anderson Ferreira e Gilson Machado dizem que Governo de Pernambuco mente ao dizer que União quer federalizar a ilha

Declaração dos pré-candidatos apoiados por Bolsonaro no Estado foi dada na tarde desta quarta-feira, durante coletiva de imprensa em um hotel no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife

Fernando de Noronha: Anderson Ferreira e Gilson Machado dizem que Governo de Pernambuco mente ao dizer que União quer federalizar a ilha

Atualizada às 20h58

Em meio ao imbróglio gerado após a tentativa de federalização de Fernando de Noronha, Anderson Ferreira, pré-candidato a governador de Pernambuco pelo PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, afirmou que a informação de que o militar da reserva estaria tentando tirar o arquipélago dos pernambucanos seria "fake news". A declaração do ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes foi dada na tarde desta quarta-feira (6), durante coletiva de imprensa em um hotel no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.

"Em nenhum momento foi dito que Fernando de Noronha não seria dos pernambucanos. Isso é um equívoco, uma fake news que se propaga por conta de uma estratégia do governo que está aí para encobrir a incompetência que tem", disparou Ferreira, ao ser questionado sobre o tema.

O pré-candidato a senador Gilson Machado Neto, que também participava da entrevista, completou: "Em nenhum momento a União pediu a titularidade da ilha, só pediu o cumprimento do contrato de gestão".

No dia 24 de março, a Advocacia Geral da União (AGU) pediu que seja reconhecido que "o domínio sobre o Arquipélago de Fernando de Noronha é de titularidade integral da União". De acordo com a AGU, o Estado vem descumprindo um contrato de cessão assinado em 2002, "embaraçando a atuação da Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União e de órgãos ambientais federais na gestão da área".

Logo em seguida, o Governo de Pernambuco anunciou que iria recorrer ao STF. Na última segunda-feira (4), o próprio governador Paulo Câmara (PSB) participou de uma reunião com o ministro Ricardo Lewandovski para se contrapor ao pedido de federalização. Lewandovski é o relator da ação impetrada pela AGU.

Anderson e Gilson, porém, dizem que o governo estadual está deturpando a solicitação da União. "Toda a população sabe o que está acontecendo em Noronha. O descaso desse governo, a incompetência desse governo. Esse problema não é de hoje, já vem se alastrando há um bom tempo e os órgãos competentes estão pedindo que Pernambuco cumpra o contrato. Mas eu tenho certeza que no nosso governo o que for necessário ser feito, será feito com muito diálogo e com certeza apresentando para a população que vive em Noronha e para o turismo de lá um projeto acessível para a população e que tenha a infraestrutura necessária para quem está na ilha", observou Anderson.

"Faltam 274 dias para Noronha voltar a ser dos noronheses e voltar a ser dos pernambucanos de verdade. É um absurdo um pernambucano, hoje, querer ir para Noronha, sair de Pernambuco para Pernambuco e ter que pagar mais de R$ 6 mil para passar 30 dias lá. O que está sendo feito com essa taxa? Governador, abra a transparência. Quantos funcionários têm na ilha? Isso é o que tem que ser mostrado", cravou Gilson Machado.

O QUE DIZ O GOVERNO DE PERNAMBUCO?

Em resposta às declarações dos pré-candidatos, o Governo de Pernambuco afirmou, por nota, que "recomenda aos candidatos a leitura das páginas 55 e 56 da ação impetrada pela Advocacia-Geral da União no STF".

O Executivo estadual completa o texto dizendo que, "como já foi amplamente divulgado pelo próprio Sistema JC de Comunicação, a tentativa de federalizar Fernando de Noronha está expressa no requisitório do documento: 'liminar declarando que o domínio sobre o arquipélago de Fernando de Noronha é de titularidade integral da União'", e que "a tática de acusar os adversários daquilo que praticam (fake news) já era esperada, sabendo que os referidos candidatos são da base de Jair Bolsonaro".

Comentários

Últimas notícias