Quem gosta de dar aquela pedalada pelo Recife aproveitando as rotas permanentes e/ou móveis da cidade tem uma nova rota para percorrer. É a primeira etapa da Ciclovia da Orla de Jaboatão dos Guararapes, ao Sul da capital, que virou uma excelente opção para quem usa o equipamento já existente na Avenida Boa Viagem.
A extensão ainda é pequena, mas extremamente prazerosa de percorrer. São 2,5 quilômetros implantados no bairro de Piedade, entre a Igrejinha de Piedade e a Curva do Sesc (também conhecida como Curva do S) - limite com o bairro de Candeias.
O percurso é à beira mar, integrado ao calçadão da orla. Totalmente seguro, sem o risco do tráfego de veículos - por isso ideal até para as crianças.
A área é utilizada exclusivamente por pedestres e ciclistas, não sendo permitida a circulação de automóveis. O cuidado necessário é com os pedestres, que estão no mesmo espaço.
VEJA IMAGENS DA NOVA ROTA
O equipamento para ciclistas é rebaixado para se destacar da área de caminhada e de lazer do espaço. É contínuo por toda a orla e bidirecional, ou seja, com sentido duplo. A intenção é fazer uma rota interligada com o Recife, conectando Barra de Jangada, no extremo de Jaboatão, ao Pina, na Zona Sul da capital pernambucana.
Vingando em toda sua extensão, o projeto permitirá que o ciclista pedale por quase 20 quilômetros à beira-mar nas duas cidades.
- Morte de ciclista expõe urgência de uma ciclovia na Avenida Caxangá, no Recife
- Projetos de ciclovias na Avenida Caxangá e em outros quatro corredores do Recife serão feitos pelo governo de Pernambuco
- Ciclovia da Avenida Caxangá já tem recursos garantidos por emenda parlamentar. Agora, só depende da vontade da gestão pública
- Ciclovia em zigue-zague construída em Balneário Camboriú (Santa Catarina) gera polêmica
- Avenida Agamenon Magalhães, no Recife, ganhará ciclovia depois de três anos de promessas
- Ciclovia da Avenida Agamenon Magalhães passará pelo Viaduto Capitão Temudo, um dos trechos mais perigosos do Recife
A primeira etapa foi entregue pela Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes no fim de abril, mas teve pouca divulgação. Mas, mesmo assim, a nova orla de Piedade já está sendo utilizada pela população.
Essa etapa faz parte de um projeto maior, que contemplará outro trecho da ciclovia em Piedade, requalificação da orla de Candeias e implantação do equipamento em Barra de Jangada, ligando o bairro à ponte de entrada do Paiva. Serão oito quilômetros de rota ciclável, um investimento total de R$ 20 milhões.
INFRAESTRUTURA PRIMEIRA ETAPA
A primeira etapa que liga o Sesc à Igrejinha de Piedade conta com iluminação de LED, o que estimula a prática de exercício à noite com mais segurança. Também ganhou parte dos 400 coqueiros que serão plantados ao longo da orla.
Um ousado plano para a bicicleta no Recife
O novo calçadão conta, além da ciclovia, com estações de alongamento, academias do idoso e da saúde, pista de cooper, espaços adaptados para pessoas com deficiência e eco parques infantis.
Confira o especial multimídia ELES SÓ QUERIAM PEDALAR
“Criamos um espaço público que visa beneficiar as famílias do nosso município, pensando também na inclusão das pessoas com deficiência. A praia é o local mais democrático que temos e a população precisa de uma melhor infraestrutura para o lazer. Também tem o lado econômico porque, se temos uma orla atrativa, novos empreendimentos chegarão e o turismo ganha mais um importante incentivo”, afirma o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros.
CONEXÃO COM BOA VIAGEM
A nova rota cicloviária de Jaboatão dos Guararapes ainda não tem uma conexão perfeita com os 6,8 quilômetros da ciclovia da Avenida Boa Viagem. Mas isso não deve ser impedimento para a pedalada.
O trecho sem estrutura fica na Avenida Senador Sérgio Guerra, como a Avenida Beira-Mar de Piedade foi batizada depois da morte do ex-senador, em 2014, e é pequeno.
Há uma ciclofaixa mal cuidada em parte desse trecho, sendo possível utilizá-la.
A área compreende exatamente a segunda etapa do projeto, que segundo a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes será realizada entre a Igrejinha de Piedade e o limite com o Recife.
- Recife vai ganhar mais 4 km de infraestrutura para bicicletas na Zona Norte da cidade
- Infraestrutura para a bicicleta ainda a desejar na capital e no Grande Recife, oito anos depois de criação do Plano Diretor Cicloviário
- Ciclistas vão ganhar estações de suporte mecânico gratuito para bicicletas no Recife
- Bike PE ganha mais cem bicicletas e tenta reduzir reclamações de usuários
Pelos planos da gestão municipal, o projeto executivo da segunda etapa será encaminhado à Caixa Econômica Federal (financiadora da requalificação) no dia 30 de maio. E, um mês depois, dia 30 de junho, será lançada a licitação.
A previsão é de que as obras comecem em outubro deste ano. A segunda etapa também terá dois quilômetros e pelo menos um ano e meio de obras.
Somente depois de tudo isso é que a terceira e quarta etapas, da Curva do S até a Ponte do Paiva, serão iniciadas.